Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 292 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 292 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
PSD propõe que comboios façam paragens no Alentejo
Página 1 de 1
PSD propõe que comboios façam paragens no Alentejo
Social-democratas entregaram projecto de resolução na Assembleia da República, apontando Évora, Vendas Novas e zona dos mármores como locais de paragem obrigatória
O PSD propôs ao Governo a paragem em três zonas do Alentejo de comboios da futura linha ferroviária de mercadorias entre Sines e Caia, para que as empresas da região possam aproveitar a infra-estrutura. Évora, Vendas Novas e zona dos mármores são os locais apontados pelo partido laranja.
A proposta está expressa num projecto de resolução da autoria de 15 deputados social-democratas, que deu entrada na quinta-feira na Assembleia da República, revelou a agência Lusa.
No documento, o PSD recomenda “a adopção de medidas que assegurem a paragem de comboios de mercadorias no Alentejo, nomeadamente em Évora, Vendas Novas e zona dos mármores, garantindo a todos os potenciais beneficiários, sobretudo às empresas, o uso pleno” da importante infra-estrutura.
Em declarações, o deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, um dos autores do documento, afirmou que o projecto da nova linha ferroviária “é muito importante para o país” e “também é para a região se o comboio parar na região”. “Não parar em Évora prejudica a região”, advertiu o também presidente da Distrital do PSD, considerando que a paragem do comboio de mercadorias no Alentejo “pode dinamizar a actividade económica regional”.
Vendas Novas também deve ter paragem
O parlamentar defendeu que o comboio deve parar também em Vendas Novas para dinamizar a sua plataforma logística e na chamada zona dos mármores (Estremoz, Borba e Vila Viçosa), para servir o sector dos mármores e outros produtos, como os vinhos e azeites. “Não são todos os comboios, o que nos interessa é que alguns dos mais de 50 comboios que vão passar por dia parem na região”, assinalou, observando que essa opção “não implica grandes investimentos” e que “basta criação de ramais de ligação”.
No projecto de resolução, o PSD realça que “cabe à empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) coordenar até 2021” o projecto da linha ferroviária entre Sines e Caia. O traçado proposto pela IP tem sido contestado pela Câmara e por movimentos de cidadãos, por passar numa zona urbana de Évora, tendo o Governo anunciado, em Abril, que “a Infra-estruturas de Portugal estudará as melhores opções antes de a solução final de traçado ser adoptada”.
“Há já algum tempo que andamos a discutir a passagem do comboio de mercadorias em Évora e as implicações que isso tem para a população”, mas a sua paragem no Alentejo “é uma matéria decisiva, que não tem sido abordada nem os documentos oficiais a determinam”, concluiu.
04 julho
Diário da Região
Setúbal na Rede
Tópicos semelhantes
» Alentejo: PSD quer comboios de mercadorias a pararem na região
» Não façam nada
» VERÃO - Da Comporta a Odeceixe: a Costa Alentejana em 20 paragens
» Não façam nada
» VERÃO - Da Comporta a Odeceixe: a Costa Alentejana em 20 paragens
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin