Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 417 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 417 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Água, fonte de vida!
Página 1 de 1
Água, fonte de vida!
A água desempenha um papel vital na nossa vida e na nossa saúde. A importância da água é já sobejamente conhecida e eventos recentes no nosso País e na nossa Região são bons exemplos disso. Temos o casal de desempregados, que vivendo ao lado da A1, cortada pelo fogo, foram prontamente oferecer água às centenas de pessoas que ali ficaram presas horas e horas. E não estamos a falar de 1L mas sim 1000L de água. Por outro lado, cá na Madeira, temos o testemunho emocionado do polícia madeirense que no exercício das suas funções, foi agraciado pelo cidadão que lhe deu tudo o que com ele tinha, uma simples garrafa de água.
Somos 50 a 60% constituídos por água, e é sem qualquer dúvida, um nutriente essencial, o qual precisamos diariamente e em grande quantidade. A água é o maior constituinte das nossas células, estando envolvida numa série de reacções do nosso organismo, desde o transporte de nutrientes entre células, remoção dos resíduos do nosso metabolismo, regulação da temperatura do nosso corpo, protecção dos órgãos nobres, como o cérebro e o coração, facilita a digestão e a absorção de nutrientes, e permite manter o equilíbrio dos rins, da pele, músculos e articulações.
Portanto, não existem dúvidas que, um bom estado de hidratação, é condição essencial para a nossa saúde. É engraçado verificar que as pessoas quando questionadas sobre a sua alimentação, muitas dirão, logo à partida, que o maior problema é não beberem água em quantidade suficiente, o que demonstra já uma percepção da importância da hidratação, e a consciência necessária para alterar hábitos. Muitos apoiam-se na sensação de sede para controlar a ingestão de água, mas embora a sede seja um mecanismo regulador do nosso estado de hidratação não é 100% fiável. Assim sendo, as nossas necessidade de água variam entre os 1,3L por dia, em crianças, e os 2,5L por dia em adultos. Claro, que estes valores são meramente indicativos, variando consoante a dieta, o clima, a actividade física, o género, a idade, e de condições de saúde de cada indivíduo. As mulheres grávidas e/ou a amamentar, os desportistas, os climas muito quentes, exigem ingestão maior de água, mas pessoas, por exemplo, com insuficiência renal crónica, já terão de fazer uma ingestão controlada.
Na nossa dieta alimentar, conseguimos receber cerca de 20 a 30% de água dos alimentos sólidos, e 70-80% provem dos líquidos ingeridos. Nos alimentos sólidos, os que nos vão fornecer maior quantidade de água são as frutas e os legumes, como a melancia, melão, morangos, laranja, pepino, alface, tomate, abóbora, no grupo dos cereais, a massa e o arroz. O peixe e os ovos, destacam-se no grupo da carne, peixe e ovos.
A água e as bebidas, são os fornecedores de excelência, podendo ir buscar a hidratação necessária ao nosso organismo aos sumos 100% de fruta, ao leite e aos batidos, às infusões de ervas e chás, ao café, e às bebidas isotónicas, no caso de desportistas.
Em relação às bebidas alcoólicas, embora tenham uma boa constituição em água, devido à presença do álcool, que tem um efeito diurético, e dependendo das quantidades ingeridas, pode contribuir para um estado de desidratação.
Conselhos práticos: Se está calor, com elevada humidade, beba mais água! Se vai estar exposto ao sol, beba mais água! Se praticou exercício físico ou transpirou muito, beba mais água! Se vai fazer viagem de carro ou avião, beba mais água! Se vai estudar ou trabalhar, beba mais água!
Água não se nega a ninguém, por isso não a negue a si próprio!
Joana Silva Afonso
Diário de Notícias da Madeira
Segunda, 22 de Agosto de 2016
Tópicos semelhantes
» Autarquias - o seu diário digital Câmara Municipal de Santiago do Cacém Quer água do Alqueva nas barragens de Fonte Serne e Campilhas
» Maçonaria. Uma escola de vida ou uma forma de subir na vida?
» Combustíveis: uma inesgotável fonte de polémica?
» Maçonaria. Uma escola de vida ou uma forma de subir na vida?
» Combustíveis: uma inesgotável fonte de polémica?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin