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A. TETARD: "NÃO ACEITA QUE A STEVEDORING ESPANHOL SER ENFRAQUECIDA OU SUSTENTADA REPRESSÃO"
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A. TETARD: "NÃO ACEITA QUE A STEVEDORING ESPANHOL SER ENFRAQUECIDA OU SUSTENTADA REPRESSÃO"
Anthony Tetard é a definição de uma porta. Filiados à Federação Nationale des Ports et Docas, pertencente à poderosa CGT sindicato francês; É também o coordenador do Conselho Europeu Stevedoring Área Internacional (IDC, na sigla em Inglês). Recentemente, ele estava na sede deste último e teve a oportunidade de falar com ele de uma forma descontraída.
"Os trabalhadores portuários estão orgulhosos de seus empregos, eles são verdadeiros profissionais que sempre adaptadas à evolução do seu sector e também estão conscientes do importante papel que desempenham na economia global." Seria um lema para o seu discurso eloquente, que também analisa a situação dos trabalhadores portuários na Europa e particularmente em Espanha, onde a Justiça e Polícia Transportes Estação de possuir a intenção de introduzir medidas.
Na verdade, o Comissário Violeta Bulc, em resposta a um deputado espanhol, assinalou recentemente no âmbito do Parlamento Europeu que, embora o atual governo não tem feito nada (sem comentários), com a estiva situação, apesar de a coima aplicada -, as empresas podem começar a contratar estivadores estrangeiros (ou estranhos dentro da área do porto) para o seu funcionamento, em conformidade com o acórdão do Tribunal do Luxemburgo.
Neste sentido ", em resposta a nossos colegas espanhóis [a partir da perspectiva da IDC], temos a obrigação de apoiá-los. Vamos falar com eles sobre o que eles precisam, em função das capacidades de cada sindicato é parte do IDC. Mas uma coisa é certa: nós nunca vamos aceitar que seus empregos estão enfraquecidos, nem sofrer qualquer tipo de repressão social para ambos os estivadores existentes e para as gerações futuras ", diz ele com força.
Para Tetard ", estivadores na Europa, descobrimos que o principal problema para o rosto são as diferentes tentativas por parte da Comissão Europeia para liberalizar totalmente o setor, não abordam a realidade de diferentes países. Cada porta é diferente, realizar atividades diferentes e são organizados em conformidade. " Assim, "a formação de trabalhadores portuários também é ajustado de acordo com essas premissas, portanto, é totalmente inconcebível pensar possível o desenvolvimento de um modelo único para a manutenção de mercadorias."
O problema do excesso de capacidade de navios
Outra questão que diz respeito aos trabalhadores portuários europeus, de acordo com o coordenador da Zona ", é a estratégia adotada por grandes proprietários: eles criaram excesso de capacidade e foram obrigados a estabelecer alianças para limitar a escala de navios nos portos europeus colocando uma enorme pressão sobre os operadores portuários quando para reduzir custos e ser mais competitivo ". Na verdade, de acordo Tetard, "estão tentando cortar custos através da redução de pessoal ou questionar as realizações dos estivadores" e "o pior é buscar proteção em um liberal Europeia política de ultra imposta aos Estados Unidos como foi o caso em Grécia e Portugal ".
A questão é: Será que os Dockers é respeitado na Europa? Para o sindicalista "o respeito pelos estivadores, seja por empresas ou governos, é alcançado através da observação da força que representam." Quando as empresas ver fraqueza "imediatamente que aproveitar a oportunidade para desregulamentar o trabalho portuário. E os governos permitirem, abandonando os trabalhadores que estão piores condições em seus postos de trabalho, como é o caso em Sines, Portugal ou terminal Cosco em Piraeus ".
Nesta área, "a única maneira de ter sucesso é para mostrar a nossa unidade e solidariedade, e não apenas dentro da região europeia, mas também muito além. Em 7 de julho foi um sucesso. Na verdade, foi uma mensagem aos armadores e operadoras de todo o mundo para fazê-los entender que não temos nenhuma intenção de parar de ser como somos e fazemos o que fazemos. "
Como líder da seção de porta da CGT, Anthony Tetard também analisa o contexto no seu país: "Na França, a situação atual é muito complicado, porque a lei" Trabalho "imposto pelo governo do modelo de controle forçado . da Europa para quebrar os franceses estivadores modelo sociais continuam a ser uma das maiores forças e acções em matéria trabalhista da oposição são, obviamente, dirigida por um governo que busca repressão sindical, tentando nos amordaçar, mas é errado para aqueles que nos fazem sei ", ele adverte.
Importância da formação e segurança
Quanto ao treinamento e segurança, é "as duas questões mais importantes para nós, porque a nossa profissão envolve riscos e muitos dos nossos colegas perderam suas vidas no trabalho. Antwerp estivador morreu recentemente esmagado por uma máquina de tratamento ". Por essa razão, acreditamos na formação adaptadas às especificidades de cada porto; e os meios a aplicar para proteger os trabalhadores portos são prioridades para nós. "
Além disso, "nós também estão presentes no comité europeu de diálogo social com os representantes dos armadores para assegurar condições de trabalho excepcionais a bordo de navios, como temos observado que muitos acidentes ocorrem dentro". Por outro lado, "Trabalhamos também sobre a protecção contra a exposição a substâncias ou fumigações tóxicas".
Assembleia Geral IDC em Miami
A assembleia geral da IDC a ser realizada em Miami (Estados Unidos) de 26 a 29 de setembro é um momento importante estivadores, "será um dos o maior número de participantes desde o início da IDC, em 2000, especialmente porque temos experimentado um crescimento de quase 50% nos últimos dois anos ". De Florida "vamos fazer um balanço da situação em diferentes áreas do mundo e queremos definir a nossa estratégia para os próximos anos para fortalecer ainda mais nossos laços e oposição aos ataques que sofremos; mas também para fazer novos progressos na melhoria das condições de trabalho nos portos, especialmente na África e na América do Sul, onde há uma enorme tarefa de fazer "América.
Nessa reunião, o problema da automatização de terminais de contentores também vai discutir: "Vamos dedicar um dia específico para este problema com a ideia de definir uma estratégia que aborda uma ideologia dogmática de empresas que procuram automatizar as instalações para se livrar de estivador em detrimento da qualidade do serviço e de desempenho das portas ".
Como uma organização em defesa dos trabalhadores, "apoiamos a introdução de novas tecnologias que suportam o desenvolvimento do nosso trabalho, mas se opõem a pôr em risco milhares de empregos." Neste sentido, "acreditamos que esta batalha é importante capital para o futuro do nosso negócio e que não é a solução certa para atender o desenvolvimento do transporte marítimo ".
DANIEL MOLERO 2016/09/12
BLOG: "WIND OF TRAMONTANA"
Naucher Global
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