Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2013  2011  cais  2014  2010  2023  tvi24  2016  cmtv  2019  2015  2012  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Insubstituíveis e hipócritas EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Insubstituíveis e hipócritas EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Insubstituíveis e hipócritas Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
174 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 174 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Insubstituíveis e hipócritas

Ir para baixo

Insubstituíveis e hipócritas Empty Insubstituíveis e hipócritas

Mensagem por Admin Qua Nov 02, 2016 11:09 am

Se os cemitérios estão cheios de insubstituíveis... os funerais andam cada vez mais cheios de hipócritas. Talvez por isso, hoje, até as revistas sociais, habituadas e inventadas para celebrar alguns dos aspetos mais festivos da vida, têm desatado a aparecer nos funerais para depois publicarem reportagens patéticas com fotos e presenças que em alguns casos devem pôr o cadáver às voltas na sepultura.

Aprendi cedo que é em vida que devemos amar as pessoas de quem gostamos e celebrar as vidas das pessoas que nos merecem essa homenagem. Há já dezenas de anos que não vou a funeral nenhum por causa de quem morre, mas apenas por causa de quem sobreviveu. Para além de ter a certeza que ao falecido já lhe é totalmente indiferente a minha comparência, é movido apenas pelo conforto que possa dar a quem perdeu uma pessoa que amava que me arrasto para algumas exéquias.

Aceita-se que dadas as circunstâncias tenha sido com um morto, ou melhor, com um funeral de um ente querido, que eu tenha aprendido esta lição de vida. Há mais de 30 anos, poucos anos depois de 1974, estava eu em Lisboa a estudar (e ainda que emprestado, a viver) quando morreu o meu tio e padrinho, Fernando Serrão de seu nome, na altura professor catedrático de Química, saneado revolucionariamente da Faculdade de Ciências. Embora nunca tivesse perdido grande tempo a falar-me do tema, fiquei a saber que uma das pessoas que mais o tinham desiludido e magoado no processo era um colega que se tinha revelado comunista à pressa depois de Abril, tendo chegado até a diretor da Faculdade ou reitor, já nem recordo bem. Do que me recordo bem e nunca esquecerei é da sua cara de santinho e da "lata" com que apareceu no funeral do meu padrinho, como se a sua morte tivesse ressuscitado a velha amizade e apagado todas as patifarias que lhe tinha feito e foram direta ou indiretamente causa da sua morte. Quem, sendo santo, expulsou os vendilhões do templo, já com certeza me absolveu da fúria que me atacou à porta da igreja da Lapa nesse dia triste do funeral do meu tio. Enquanto esse hipócrita não se afastou do lugar onde se reuniam os familiares e amigos da família, que gostavam dele e de nós como nós gostávamos deles, não lhe dei descanso, nem lhe larguei os ouvidos, sempre a chamar-lhe hipócrita e a ordenar que se retirasse.

As únicas homenagens que só devem ser feitas depois da morte são aquelas que, dado o seu caráter perene, não podem correr o risco de ser desmerecidas pelo próprio em vida. Falo do batismo de ruas ou estádios e lembro-me sempre do Marco de Canaveses, onde um estádio, e julgo que uma rua, já foram batizados e rebatizados com o primeiro homenageado ainda vivo.

Como é sabido, a morte de alguém pouco dado a consensos torna-o logo máximo denominador comum e não conheço exercício mais vergonhoso do que ver alguém que sempre discordou ou atacou outrem em vida vir rabiscar um profundo elogio, misturado com lágrimas de crocodilo, no dia em que o antigo inimigo desaparece.

Apeteceu-me escrever este texto no contexto do dia de hoje, para muitos consagrado ao culto dos mortos. Cada um é como cada qual, mas sou um fervoroso militante do culto dos vivos e é também enquanto estou vivo que quero que os meus amigos me mimem e as minhas amigas me amem, dito isto de forma arrastada e figurada.

Mas também porque morreu ontem uma figura pública da cidade, um ex-vereador, que conheci há muitos anos, com quem sempre me dei bem, mas nunca fez parte do meu núcleo duro de amigos. Como o leitor imaginará, não irei ao seu funeral, mas tenho a certeza de que sobretudo da área da política não faltarão alguns figurões dos que menos o respeitaram em vida. Oxalá o Sampaio Pimentel tenha algum jovem sobrinho e afilhado atento e vigilante à porta da igreja.

EMPRESÁRIO

Manuel Serrão
Hoje às 00:02
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo