Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 393 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 393 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O COMÉRCIO - UM PROBLEMA DE ... ARITMÉTICAS
Página 1 de 1
O COMÉRCIO - UM PROBLEMA DE ... ARITMÉTICAS
As operações com que todos devíamos saber lidar, de preferência sem equívocos comprometedores, representarão no Comércio diferentes posturas e perspetivas, não só sobre aquilo que o setor significa para a economia do país e das cidades, mas também para o que deveria representar para o seu futuro.
Mas até simples operações, ditas aritméticas, parecem ser objeto de tradução tão díspar que, por vezes, parecem consubstanciar fundamento para a ação ou inação, por parte dos principais grupos (ou meros conjuntos?) de atores:
I) COMERCIANTES/EMPRESÁRIOS - a SUBTRAÇÃO (-) de há muito; diminuem-se (-); menosprezam-se, vitimizam-se; vão demasiadas vezes a menos (-).
II) ESTRUTURAS ASSOCIATIVAS - a DIVISÃO ( entre pares; quocientes (/)comprometidos; dividir ( para reinar ou ... será para sobreviver? a imprescindível união do que parece, ainda, demasiado dividido (/).
III) ADMINISTRAÇÃO LOCAL/CÂMARA MUNICIPAL - a ADIÇÃO (+) de atribuições e competências em matéria de Comércio; soma (+) de receita(s), sejam os licenciamentos, as taxas ou os impostos municipais; querer fazer mais (+) e melhor nem sempre será crer mais (+) em melhorar!
IV) ADMINISTRAÇÃO CENTRAL/GOVERNO - a MULTIPLICAÇÃO (x) de burocracias; remodelam-se vezes (x) demais para tão parco(s) resultado(s) (=); mobiliza-se vezes (x) de menos para algo, por vezes (x), poder-se fazer; multiplicam-se (x) adiamentos!
O facto de serem quatro os grupos de atores e quatro as operações poderá ser visto como mera coincidência, mas (...) para que não fique, uma vez mais, tudo igual (=), algo haverá a ... operacionalizar, e que não seja por falta de ... operações, por muito que se possa entender o tema do Comércio como ... uma mera aritmética, em que o resultado (=), curiosamente, até poderia e deveria agradar a todas as partes!
Ainda assim, a esperança poderá residir na constatação de que, apesar de tudo, têm-se MULTIPLICADO ideias sobre Comércio, por haver ADIÇÃO de conhecimento sobre o tema, DIVIDINDO-SE opiniões pela sua DIFERENÇA e, felizmente, + criativas e + inovadoras, bem MAIS, e - amadoras e - inflexíveis, bem MENOS.
Apesar de tudo, o problema não será apenas uma questão de contas, pois todos queremos que a palavra ainda conte.
Cremos em tal ... aritmética!
João Barreta
22.01.2017 - 16:13
Montijo
Rostos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin