Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 421 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 421 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Sistema inovador para contenção de derrames testado no porto de Sines
Página 1 de 1
Sistema inovador para contenção de derrames testado no porto de Sines
Vikoseal Boom em estudo pela administração portuária de Sines
Decorreu ontem, no porto de Sines, uma demonstração de um equipamento inovador para contenção de derrames em operações de abastecimento a navios, designado Vikoseal Boom, fabricado pela empresa britânica Vikoma.
Segundo apurámos, o equipamento custa entre 12 e 16 mil euros, está no mercado há cerca de um ano e até hoje a empresa, representada em Portugal pela J.Garraio & Ca., terá comercializado 12 unidades em todo o mundo, com destaque para a Europa e Sudeste Asiático.
Em Portugal, a Administração do Porto de Sines terá manifestado interesse em conhecer o produto, para eventual aquisição, mas ainda não existe uma decisão tomada nesse sentido. Actualmente, ainda não está comercializado no nosso país.
Poderá existir interesse também por parte das administrações portuárias de Leixões e Lisboa, bem como da Galp (enquanto vendedora de combustível), que esteve representada na visualização da demonstração.
O Vikoseal Boom é um sistema de insufláveis concebido para conter derrames de combustível durante o processo de abastecimento de navios. É produzido em neopreno (um tipo de borracha sintética originalmente utilizado em vestuário de mergulho) vulcanizado sob pressão para reforçar a sua resistência, pode ser fabricado com dimensões à medida do interesse do cliente e deve ser utilizado aos pares.
A utilização do sistema é simples. Transportado a bordo do navio abastecedor, é lançado à água vazio no intervalo que o separa do navio a abastecer. Uma unidade à ré e outra próximo da proa. Em seguida, ambas as unidades são insufladas até se ajustarem aos dois navios, o que é facilitado pela natureza flexível do material. Depois de insufladas e ajustadas aos navios, formam uma bacia de contenção, na qual será aprisionado o combustível eventualmente derramado na operação de abastecimento.
Segundo os fabricantes, o sistema tem diversas vantagens sobre os sistemas actualmente usados para a mesa finalidade. Uma é a contenção do derrame, evitando o seu alastramento, que tornaria mais difícil a sua absorção. Outra é tornar desnecessário o recurso ao sistema das barreiras envolventes, usado com frequência, mas que abrange uma área maior, permitindo um grau de alastramento maior do que a nova solução. Outra ainda é a segurança, pois dispensa o recurso ao factor humano ao nível do combustível instalado (o sistema é lançado à água a partir do navio e insuflado a partir de bordo e recolhido também a partir de bordo). Tem ainda vantagens relacionadas com a dinâmica da operação em mar agitado.
A diferença no preço está principalmente relacionada com o facto de o sistema poder ser comercializado com ou sem integração de um mecanismo de bombagem de ar, com o qual o Vikoseal Boom é insuflado.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» Porto de Sines catapultou sistema portuário para 1º trimestre recorde
» Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines
» Porto Genova pela primeira vez em Itália, com sistema de amarração segura "Sines (Portugal)"
» Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines
» Porto Genova pela primeira vez em Itália, com sistema de amarração segura "Sines (Portugal)"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin