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Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines

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Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Empty Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines

Mensagem por Admin Dom Fev 16, 2014 6:57 pm

Administração do Porto de Sines
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines APSines_Logo
 
O Porto de Sines é o principal porto na fachada ibero-atlântica, tendo entrado em operação em 1978. As suas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante Porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.

O Porto de Sines e a sua Zona Industrial e Logística de retaguarda, com mais de 2.000 ha, são já uma plataforma logística de âmbito internacional com capacidade para receber os grandes actores dos sectores marítimo-portuário, industrial e logístico.

Uma estrutura como o Porto de Sines, cuja complexidade de gerir diferentes áreas da atividade portuária, desenvolve uma necessidade de utilização de ferramentas de apoio e de gestão poderosas, bem como, a integração com outros sistemas.

Nesse sentido, a Administração do Porto de Sines decidiu implementar um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com vista a uma mais eficaz e eficiente gestão e planeamento das operações portuárias.


Assim, o Sistema de Identificação e Informação Geográfica (SIIG) do Porto de Sines é um sistema de suporte à decisão baseado em informação geográfica e de negócio, cobrindo toda a sua infra-estrutura interna e externa. O SIIG visa a gestão e planeamento das operações portuárias em contexto SIG, suportando a produção e gestão normalizada de informação portuária, bem como a integração das regras e processos de negócio de forma transversal.


Objectivos:



  1. Aumento dos níveis de eficiência da gestão e supervisão portuária;
  2. Aumento dos níveis de segurança e operacionalidade do porto;
  3. Suportar as operações diárias (planeamento de operações portuárias, gestão do domínio e concessões, segurança, ambiente, cadastro e ordenamento portuário, entre outros) com informação georreferenciada;
  4. Integrar com os sistemas existentes e agir como uma plataforma integradora, facilitando a consulta e o acesso à informação de forma transversal;
  5. Aumentar a eficácia dos processos existentes;
  6. Aumentar a competitividade do Porto.



 Desafio: Sistema Internos a Integrar 



  • AIS – Sistema de Identificação Automática de Navios;
  • JUP – Janela Única Portuária (Plataforma de despacho electrónico de navios e cargas);
  • SSP – Sistema de Supervisão Portuária (Vigilância);
  • CSH – Centro de Sistemas e Helpdesk;
  • CUP – Cartão Único Portuário;
  • OSIRIS C3 – Sistema de Gestão de Emergência;
  • SAP ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial;
  • ALOHA – Aplicação de modelação de incidentes ambientais (EPA/NOAA);
  • DW – Data Warehouse;
  • METEO - Estação meteorológica e bóia ondógrafo.

 
Solução:

Implementado em 2011 pela EGStrategy com a colaboração da Indra na integração com a JUP, o sistema está suportado em tecnologia Esri e engloba uma camada de dados (ArcSDE sobre Oracle), uma camada lógica aplicacional (ArcGIS Desktop/Server e lógica de negócio) e uma camada de apresentação (Web – ArcGIS API for Flex).

Suportado por um ambiente Desktop que responde aos processos de actualização e validação de informação e análises adhoc, o SIIG é essencialmente Web, utilizando para o efeito um portal web, composto por sete módulos, que suportam as áreas funcionais como o Ordenamento e Cadastro, Concessões e Áreas Dominiais, Estatística, Planeamento e Operações Portuárias, Segurança e Ambiente.
 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Areas%20funcionais
Figura 1 – Áreas funcionais suportadas pelo SIIG.


A utilização dos produtos Esri no Porto de Sines tem duas vertentes - uma através da utilização desktop e outra através da solução web. A utilização desktop permite a criação de mapas, estudos e análises espaciais, apoiando diariamente as diferentes área funcionais do porto, sendo sem dúvida uma ferramenta poderosa e com grande potencial. A outra vertente é a utilização web, através de um portal web permitindo o acesso em qualquer parte do porto à informação organizada disponível, utilizando o perfil de cada utilizador e o módulo funcional adequado.

A escolha de uma solução estável e com o potencial do ArcGIS trouxe logo de início uma garantia de bom funcionamento e a possibilidade de integração com os diferentes sistemas de informação existentes no porto, traduzindo-se assim num benefício.

A utilização do software ArcGIS pela equipa SIG, tem permitido a preparação da informação a disponibilizar no Portal SIIG, a elaboração de mapas diversos, efectuar análises de evolução e desenvolvimento de expansão do porto, estudos de dragagem, estudo e modelação de exploração de recursos pétreos da pedreira do porto, estudos de percurso para novos investimentos e estudos de novas rotas marítimas.

Também noutra área como a gestão do sistema, a equipa tem-se desdobrado na assistência aos diferentes utilizadores, carregamento, validação e actualização de dados da GDB, organizando e estruturando mais informação no sentido da disponibilização da mesma.

Módulo da Solução SIIG:


       1.    Módulo Base


  • Disponível para todos os utilizadores;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Impressão normalizada;
  • Localização e identificação de embarcações e navios;
  • Localização de terminais, edifícios e vias na área de jurisdição do porto;
  • Consulta de plantas técnicas por piso dos edifícios;
  • Consulta de áreas codificadas de manutenção.

 
       2.    Módulo de Ordenamento e Cadastro


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Identificação de edifícios e gestão da manutenção;
  • Gestão de infra-estruturas;
  • Confrontação entre as áreas e os activos do porto, com impressão de relatórios normalizados;
  • Identificação da ligação às redes existentes numa dada localização, com impressão de relatórios normalizados;
  • Visualização e confirmação dos registos cadastrais;
  • Pesquisa por localização, identificação e visualização de projectos;

 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig2
 Figura 2 - Consulta de Informação associada aos edifícios. Visualização de plantas técnicas.


      3.    Módulo de Concessões e Áreas Dominiais


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Identificação de Áreas Dominiais, incluindo relatórios normalizados e consulta de plantas de contrato;
  • Identificação de Áreas Disponíveis, incluindo acesso/consulta de documentação associada;
  • Identificação de edifícios e consulta de plantas técnicas dos edifícios;
  • Comparação entre concessões e activos do porto, com possibilidade de imprimir relatórios normalizados;
  • Identificação das ligações às redes existentes numa dada localização, com impressão de relatórios normalizados;
  • Visualização e consulta das infra-estruturas de rede disponíveis.

 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig3
Figura 3 - Identificação de uma área dominial e o respectivo relatório normalizado (também disponível para a totalidade das áreas dominiais)


      4.    Módulo de Segurança


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Mapeamento e consulta das áreas de segurança do porto (ISPS Code - International Ship and Port Facility Security Code);
  • Mapeamento e consulta em tempo real do número total de veículos e pessoas por área de segurança (integração com CUP – Cartão Único Portuário);
  • Visualização em tempo real das imagens das câmaras de vigilância (integração com SSP – Sistema de Supervisão Portuária);
  • Modelação de incidentes ambientais (integração com ALOHA - EPA/NOAA);
  • Análise de rotas, com possibilidade de contemplar barreiras físicas;
  • Acesso a dados meteorológicos em tempo real (integração com a estação meteorológica e bóia ondógrafo.

 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig4
Figura 4 - Visualização em tempo real das imagens das câmaras de vigilância (integração com SSP – Sistema de Supervisão Portuária)


      5.    Módulo de Ambiente


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Acesso a dados meteorológicos;
  • Gestão do Plano Monitorização Ambiental do Porto;
  • Mapeamento e Identificação dos pontos de monitorização (água, esgotos e areias);
  • Identificação de Resíduos Sólidos Urbanos, incluindo relatórios normalizados;
  • Modelação de acidentes (integração com o ALOHA - EPA/NOAA);
  • Análise de rotas, com possibilidade de contemplar barreiras físicas.

 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig5
Figura 5 - Monitorização ambiental – consulta da evolução temporal dos indicadores ambientais (consulta gráfica)


      6.    Módulo de Planeamento e Operações Portuárias


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Funcionalidades base de SIG;
  • Identificação de navios e cargas;
  • Visualização, consulta e análise de planeamento/operações portuárias;
  • Visualização em tempo real da localização dos navios a entrar no porto, dentro do porto ou a sair do porto (AIS);
  • Construção de cenários de operações portuárias;
  • Permite despoletar de acções com base em cenários previamente definidos;
  • Produção de vídeo do histórico do movimento portuário (30 dias);
  • Consulta do movimento de carga por Terminal;
  • Cálculo de rotas marítimas entre portos.


 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig6
 
Figura 6 - Alocação de cabeços – o operador pode ajustar a posição dos navios de forma a optimizar a utilização do espaço em cais


      7.    Módulo de Indicadores


  • Acesso condicionado a utilizadores autorizados;
  • Disponibilização de indicadores de negócio, nomeadamente movimentos de navios e cargas por localização, por terminal e por concessão, utilizando a integração com o Data Warehouse do Porto.

 
Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig7
 

Figura 7 - Consulta de indicadores de movimentação de navios, cargas movimentadas, contentores, bancas, entre outros (integração com o Data Warehouse)


Resumo: 
A concentração e organização de informação existente, que se encontrava dispersa e a possibilidade da sua disponibilidade imediata aos utilizadores do SIIG numa resposta mais eficaz e eficiente.
Opinião do Cliente:


«Sendo a actividade portuária uma área muito específica e abrangente, a equipa de projecto, após um período inicial de estudo e adaptação, conseguiu assimilar estas particularidades e o funcionamento do porto, permitindo assim falar a mesma linguagem no sentido de atingir o objetivo pretendido para o projecto.

A composição da equipa foi também um ponto muito importante, no meu ponto de vista. A estruturação da equipa por um grupo multidisciplinar, bem coordenado e muito motivado, permitiu que toda a equipa usufruísse de uma rápida adaptação ao meio portuário e ao projecto. O trabalho sendo muito vasto e diversificado implicou um empenho redobrado da equipa, que foi incansável no sentido de dar resposta ao pretendido pela APS, considerando-se que atingiu e superou o objetivo traçado inicialmente.

A opção por uma solução Esri foi, desde o início, a que mais garantias apresentava, tanto a nível de estabilidade, como evolução de software, tendo em vista o projecto pensado para o Porto de Sines, bem como o conhecimento e desenvolvimento de diversos projecto nesta área dos SIG. Esta opção tem-se afirmado como uma boa aposta.

Em termos de resposta foi cumprido o prazo previsto, tendo-se implementado o projecto em 11 meses e dentro do valor previsto, questão de grande importância porque este projecto foi co-financiado por fundos comunitários.

Para um projecto desta dimensão e tendo em conta as diferentes integrações previstas, o volume de material a tratar e a diversidade das áreas envolvidas, considero que a implementação deste projecto foi um sucesso e uma vitória para as equipas nele envolvidas».



 Caso de Estudo - Sistema de Identificação e Informação Geográfica do Porto de Sines Fig2

ESRI Portugal
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