Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2019  cmtv  2023  cais  2012  2014  2010  2013  2011  2015  2018  2016  2017  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa?

Ir para baixo

Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa? Empty Portela ia esgotar em 2017 e agora está como nova. E o porto de Lisboa?

Mensagem por Admin Dom Jul 13, 2014 10:45 pm

Governo diz que sim e já prepara concurso para novo terminal no final do ano. Especialistas dizem que basta melhor gestão, como na Portela.


Chapéus há muitos. Estudos também. E há já vários que dizem que o Porto de Lisboa vai estar esgotado dentro de 10 anos. Mas vários especialistas do setor que acreditam que não são necessários novos terminais, apenas pequenos investimentos e uma melhor gestão, tal como aconteceu com o aeroporto de Lisboa.

Também nesse caso foram feitos inúmeros estudos que apontavam para um esgotamento em 2017 e que seria preciso construir um novo aeroporto que iria custar três mil milhões de euros. Mas a Portela foi remodelada - com cerca de 380 milhões - e agora as estimativas apontam para que tenha capacidade além dessa data. Aliás, segundo o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, "a Portela é agora o novo aeroporto de Lisboa".

Mas para o Porto de Lisboa defende a necessidade de um novo terminal de contentores, a construir na Trafaria, e cujo concurso seria lançado no final deste ano. A localização gerou polémica porque, dizem alguns agentes do sector, iria obrigar a construir acessos, pagos pelos contribuintes, e ainda a fazer mais um transbordo da mercadorias que vai quase toda para norte da capital.

Terá sido por isso que, há três semanas, Sérgio Monteiro disse que primeiro quer "um consenso de que é preciso um novo terminal" e que só depois se pensará na localização e no concurso. Mas não será fácil.

Os prós... Na base da decisão do Governo está um estudo da AT Kearney, entregue na Assembleia da República, que diz que os atuais terminais de contentores - Alcântara e Santa Apolónia - estarão esgotados entre 2023 e 2026, ou seja, dentro de 10 a 13 anos, e que movimentarão entre 1,5 a 1,7 milhões de TEU (medida padrão de um contentor de seis metros).

Considerações que batem com os últimos dados do Porto de Lisboa que mostram que, só em Santa Apolónia, movimentaram-se 13700 contentores (440 por dia) em julho, mais 12,3% face ao período homólogo.

O aumento das exportações é um dos factores que explica este crescimento, mas segundo o diretor da Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Belmar da Costa, também se espera que passem "haver mais mercadorias transportadas por contentores, como por exemplo cereais". Diz ele que, como há falta de caixas, quando as encomendam, os operadores aproveitam que vêm vazios para colocar carga menos habitual porque é mais barato.

António Mota, presidente da Mota-Engil, que gere Alcântara, conta mesmo que Lisboa já perdeu oportunidades por falta de espaço porque, "quando uma infraestrutura não responde ao serviço, os operadores vão para outro lado". E acrescenta: "Quando o comprámos, em 2006 ou 2007, já pensávamos aumentar a capacidade".

...E os contras Jorge D"Almeida foi presidente do terminal de contentores de Sines - o maior do país - e hoje é responsável pela SA Consult e garante que "nem daqui a 10 anos o porto de Lisboa estará esgotado" e tem números que o provam. Diz ele que, em 2011 Alcântara movimentou 243 mil TEU e Santa Apolónia 220 mil e em 2012 foram, respetivamente, 224 mil e 176 mil TEU. Mas a capacidade instalada é de 350 mil TEU em Alcântara e 450 mil em Santa Apolónia.

É por isso que este e outros especialistas contactados pelo Dinheiro Vivo dizem que bastaria uma melhor gestão dos terminais existentes para a capacidade aumentar.

Um deles, que não quis ser citado, diz mesmo que "a falta de espaço para os contentores só existe porque há oito dias de estacionamento gratuito para importadores privados que acabam por usar a infraestrutura como armazém. Muitos portos dão 48 horas, outros dão quatro dias".


Mas outro consultor alerta que para haver essa rotatividade é preciso escoamento e acessibilidades e "é isso que Lisboa, nomeadamente Alcântara, mais precisa".

Por Ana Baptista 
16/08/2013 | 23:00
Documentário de © Dinheiro Vivo e não fui para publicação do jornal - 17/08/2013
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos