Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 59 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 59 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
APL formaliza concessão do terminal de cruzeiros
Página 1 de 1
APL formaliza concessão do terminal de cruzeiros
O consórcio formado pela Global Liman Isletmeleri, pelo Grupo Sousa, pela Royal Caribbean e pela Creuers de Barcelona é a partir de hoje, oficialmente, o concessionário do terminal de cruzeiros de Lisboa.
O contrato hoje assinado com a APL confere a concessão por um prazo de 35 anos mas obriga, entre outras cláusulas, a um investimento de cerca de 22,7 milhões de euros na construção da nova gare, na zona de Santa Apolónia.
Com o novo terminal e o novo concessionário, o Porto de Lisboa aposta em ultrapassar os 750 mil passageiros de cruzeiros num horizonte de dez anos e duplicar esse número no final da concessão.
O novo concessionário, o único que se apresentou a concurso, integra players de peso na indústria dos cruzeiros. “A Creuers del Port de Barcelona gere terminais de cruzeiro em Espanha (Barcelona e Málaga) e Singapura, por onde passam mais de três milhões de passageiros/ano; a Global Liman Isletmeleri gere terminais de cruzeiro na Turquia, em Kusadasi, Bodrum e Antalya, por onde passam quase um milhão de passageiros/ano; e a Royal Caribbean Cruises gere terminais de cruzeiro em Itália (Civitavecchia e Nápoles), EUA (Port Everglades, Fort Lauderdale e Cape Liberty), México (Costa Maya e Langosta), Honduras (Roatan), Belize (Belize) e Turquia (Kusadasi), por onde passam cerca de doze milhões de passageiros/ano, gerindo ainda mais de 41 navios e cerca de 100.000 cabines ocupadas por mais de cinco milhões de passageiros/ano (através das companhias Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, etc.)”, sublinha a APL.
O Grupo Sousa é o único membro português do consórcio. E de longe o mais pequeno de todos, com uma operação de cerca de 300 000 passageiros/ano na ligação entre o Funchal e Porto Santo. Todavia, é o segundo maior accionista individual do consórcio, com uma posição de 30%, sendo certo que os outros três têm ligações entre si (os turcos e os norte-americanos participam na operadora catalã).
17-07-2014
O contrato hoje assinado com a APL confere a concessão por um prazo de 35 anos mas obriga, entre outras cláusulas, a um investimento de cerca de 22,7 milhões de euros na construção da nova gare, na zona de Santa Apolónia.
Com o novo terminal e o novo concessionário, o Porto de Lisboa aposta em ultrapassar os 750 mil passageiros de cruzeiros num horizonte de dez anos e duplicar esse número no final da concessão.
O novo concessionário, o único que se apresentou a concurso, integra players de peso na indústria dos cruzeiros. “A Creuers del Port de Barcelona gere terminais de cruzeiro em Espanha (Barcelona e Málaga) e Singapura, por onde passam mais de três milhões de passageiros/ano; a Global Liman Isletmeleri gere terminais de cruzeiro na Turquia, em Kusadasi, Bodrum e Antalya, por onde passam quase um milhão de passageiros/ano; e a Royal Caribbean Cruises gere terminais de cruzeiro em Itália (Civitavecchia e Nápoles), EUA (Port Everglades, Fort Lauderdale e Cape Liberty), México (Costa Maya e Langosta), Honduras (Roatan), Belize (Belize) e Turquia (Kusadasi), por onde passam cerca de doze milhões de passageiros/ano, gerindo ainda mais de 41 navios e cerca de 100.000 cabines ocupadas por mais de cinco milhões de passageiros/ano (através das companhias Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, etc.)”, sublinha a APL.
O Grupo Sousa é o único membro português do consórcio. E de longe o mais pequeno de todos, com uma operação de cerca de 300 000 passageiros/ano na ligação entre o Funchal e Porto Santo. Todavia, é o segundo maior accionista individual do consórcio, com uma posição de 30%, sendo certo que os outros três têm ligações entre si (os turcos e os norte-americanos participam na operadora catalã).
17-07-2014
Tópicos semelhantes
» Terminal de cruzeiros de Setúbal
» Concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa só tem um candidato
» Investimento de 23 milhões constrói terminal de cruzeiros de Sines
» Concessão do terminal de cruzeiros de Lisboa só tem um candidato
» Investimento de 23 milhões constrói terminal de cruzeiros de Sines
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin