Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 80 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 80 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Grupo Auchan vende parte do shopping Alegro de Alfragide
Página 1 de 1
Grupo Auchan vende parte do shopping Alegro de Alfragide
Negócio deve ficar fechado em novembro e refere-se, no máximo, a 50%. Estratégia é para replicar nos outros Alegros do país
As vendas do Alegro de Alfragide estão a crescer 5% este ano
D.R.
A Auchan, dona dos hipermercados Jumbo, vai vender parte do centro comercial Alegro de Alfragide a um investidor estrangeiro, revelou ao Dinheiro Vivo, Mário Costa, diretor-geral da Immochan, a empresa que gere os ativos imobiliários do grupo. O objetivo é vender, no máximo, "até 50%". As negociações estão já "avançadas", pelo que o negócio deve ficar fechado "dentro de um mês".
A concretizar-se, este será a primeira vez em Portugal que a Immochan - que detém os Alegro a 100% - abre mão de parte do capital de um dos seus centros comerciais. Mas não será um caso único. A estratégia é para aplicar no outro Alegro em Castelo Branco, e possivelmente no Alegro de Setúbal, que abre a 12 de novembro, e até nos dois outros centros que estão a projetar em Portugal, explica Mário Costa, .
"Estamos à procura de parceiros, novos acionistas, para entrar no capital dos shoppings e vamos negociar centro a centro, sendo que no máximo abdicaremos de 50% do capital. Vender tudo nunca", diz o diretor-geral da empresa. O objetivo, diz, é encaixar dinheiro "para potenciar novos projetos", e de facto já há dois projetos em desenvolvimento cuja localização Mário Costa não quis ainda adiantar.
Grupo procura parceiros para os outros Alegros
A estratégia de negócio agora assumida não é nova no mercado nem no grupo. Segundo Mário Costa, a Immochan, que é dona de 360 shoppings na Europa, Rússia e China, já começou a fazer negócios destes. Em 2013 vendeu ativos em França e este ano em Itália.
Por cá, os contactos já começaram, não só com investidores estrangeiros mas também com empresa portuguesas, como o The Edge Group, de Pais do Amaral. "É uma das empresas com quem temos falado porque seria um bom casamento para ambos, por isso estamos a namorar", brinca.
A empresa de Pais do Amaral tem vários negócios e um deles é investir em ativos imobiliários para daí tirar rendimentos, o que seria o caso uma vez que os Alegro - que são a transformação em shoppings das pequenas galerias comerciais dos Jumbo - estão a crescer em vendas e tráfego.
Em Portugal têm dois em operação e mais um a caminho, sendo que Alfragide foi o primeiro e o que sempre teve melhores números. A zona onde está localizado, perto de grandes lojas com o Ikea ou a Decatlhon, ajudou a ganhar esse estatuto, mas nem isso o deixou imune à crise, apenas mais bem preparado.
É por isso que, diz Mário Costa, neste momento o centro está "em recuperação total" e "a crescer 5% nas vendas dos lojistas e 4% no tráfego". Além disso, "não tem lojas vazias e até tem uma lista de espera" de marcas a lutarem para entrar.
Por Ana Baptista
11/10/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Tópicos semelhantes
» Auchan aliena 50% da galeria comercial do Alegro Setúbal a fundo do Alasca
» Grupo Auchan visita Porto de Sines e ZILS
» Como um político vende o destino Portugal na CNN
» Grupo Auchan visita Porto de Sines e ZILS
» Como um político vende o destino Portugal na CNN
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin