Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  2019  2014  2011  2018  cais  2023  2013  cmtv  tvi24  2010  2016  2015  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

APL estudou quatro locais para novo terminal de contentores

Ir para baixo

APL estudou quatro locais para novo terminal  de contentores Empty APL estudou quatro locais para novo terminal de contentores

Mensagem por Admin Qua Out 15, 2014 7:26 pm

Além da Trafaria e do Barreiro, APL também estudou as possibilidades do Mar da Palha e do Jamor, junto a Algés.


O estudo comparativo que a APL - Administração do Porto de Lisboa efectuou recentemente sobre as vantagens e inconvenientes para a localização do novo terminal de contentores do porto de Lisboa analisou quatro pontos alternativos no estuário do Tejo.

Além da Trafaria e do Barreiro, as localizações mais referidas - a primeira pela polémica que gerou, a segunda porque parecia reunir o consenso quase generalizado até há cerca de uma semana - a equipa liderada por Marina Ferreira, presidente da APL, avaliou também os benefícios e riscos levantados por duas outras localizações: Mar da Palha e Jamor, junto a Algés.

"Todas as opções estudadas pela APL têm vantagens e inconvenientes", disse Marina Ferreira ao Diário Económico.

A opção do terminal de contentores no meio do Mar da Palha, em frente ao Terreiro do Paço, com uma plataforma flutuante, é provavelmente o que coloca maiores desafios. "A opção do Mar da Palha, em termos de engenharia, era extremamente interessante, mas do ponto de vista ambiental não estamos seguros de que não vai provocar assoreamento", revela a presidente da APL. 

A mesma responsável acrescentou que "a hipótese do Jamor foi menos valorizada no estudo da APL porque implica vários impactos ambientais negativos".

"Implica a construção de um molhe para o Bugio. Tem maiores custos económicos no capítulo das ligações ferroviárias, quer à linha do Norte, quer à linha do Sul. E vai implantar-se numa zona densamente povoada", explica Marina Ferreira.

A hipótese do novo terminal de contentores se localizar no Jamor é a preferida pela CPL - Comunidade Portuária de Lisboa, que reúne o conjunto dos operadores portuários da capital. Conforme adiantou o Diário Económico no passado dia 6 de Outubro, o presidente da CPL enviou, a 1 de Outubro, uma carta à presidente da APL, relevando diversos obstáculos na opção pelo Barreiro, que até aí parecia reunir o consenso generalizado. 

Com estas críticas fortes da CPL, que prefere a possibilidade do Jamor, esta alternativa do Barreiro pode perder força. 

Algo que já tinha sucedido com a primeira opção do Governo para este projecto, que apontava à Trafaria. Segundo Marina Ferreira, esta alternativa "era a mais favorável em termos de acessibilidades marítimas", mas o certo é que a forte contestação, em particular da Câmara Municipal de Almada, terá levado o Governo a privilegiar a possibilidade do Barreiro.

"O estudo da APL não entra na análise dos outros terminais de contentores da margem Norte do rio Tejo porque isso seria confundir "Smarts" com "Mercedes"", defende Marina Ferreira. 


Uma coisa é certa: qualquer das opções será compatível com a manutenção em funcionamento até 2047 do actual terminal de contentores de Alcântara, gerido por uma empresa do grupo Mota-Engil, e terão de ser feitos estudos mais aprofundados até se tomar uma decisão definitiva sobre o assunto.

Nuno Miguel Silva
14/10/14 00:05 h
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos