Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2023  2019  2010  cmtv  2011  tvi24  2017  2014  2015  2018  2012  2016  cais  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
69 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 69 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro?

Ir para baixo

A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? Empty A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro?

Mensagem por Admin Qui Nov 06, 2014 11:54 am

A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? 10494621_10152205487546024_2513787029055739191_n_1011332922


O que sinto é que o Barreiro – como dizia ontem num comentário um amigo – “Estamos lixados. O Barreiro não tem uma alma no sector dos portos que nos defenda”.

E já agora, quando discutirem tudo isto não esqueçam a ponte para o Seixal e a ponte para o Montijo ( já que a ponte Barreiro Chelas e o TGV vão ficar pata as calendas).

Não percebo nada do assunto. Nem sei se é bom ou mau para o futuro do Barreiro. O que sei, isso sim e sinto é que o Barreiro precisa de investimento, precisa de atrair empresas, precisa de desenvolvimento.

Depois da história da «Cidade do Cinema» com investimentos de milhões e milhares de postos de trabalho.
Depois da ponte Barreiro-Chelas que colocava o Barreiro dentro de Lisboa.

Depois do projecto Arco Ribeirinho Sul, com a projecção de uma «mega cidade».

Lá andamos, ano após ano, a «pensar» e a «viver» em torno de sonhos que nascem e morrem no território da antiga CUF.

Olhamos para aquele território como quem olha para uma mina de ouro que um dia vai de novo colocar o Barreiro como cidade que produz. Só que aquele território não é de nenhum privado, é do Estado e como é do Estado, vai resistindo como «pérola» até, talvez, um dia a decisão seja a sua plena privatização.

Entretanto, agora temos em debate a eventual localização do terminal de contentores no âmbito da estratégia de alargamento do Porto de Lisboa.

Um projecto acarinhado desde a primeira hora quer pela Administração da Baía do Tejo, que vai ao encontro de opções perspectivadas pelo Governo.

Igualmente recebido de braços abertos pela Câmara Municipal do Barreiro, porque considera ser este um equipamento âncora e importante para atracção de empresas e gerador de emprego.

A localização do novo terminal de contentores do Porto de Lisboa, pelo que me tenho apercebido, conta com o total empenho de Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro e conta, igualmente, com a total disponibilidade do Secretário de Estado, Sérgio Monteiro, que considera, de alguma forma ser a melhor solução para o país e para a região.

Depois, tenho registado que ao nível dos agentes do sector portuário de Lisboa e Setúbal existe oposição à solução apontada no Barreiro.

O que sinto é que o Barreiro – como dizia ontem num comentário um amigo – “Estamos lixados. O Barreiro não tem uma alma no sector dos portos que nos defenda”.

E fico perplexo com os argumentos utilizados por alguns – especialistas – quando acham que a solução Barreiro não deve avançar.

Por exemplo, Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, na sua tomada de posição para contestar a opção Barreiro falou essencialmente dos «perigos» do passivo ambiental, recorrendo a estudos que, no mínimo pela passagem dos anos, estão desactualizados, perante uma realidade que se transformou, mas, contraditoriamente, a esta posição o Secretário de Estado veio dizer-nos que a localização do porto no Barreiro vai trazer um ganho para gerações a “redução da pegada ambiental”.

Em que ficamos? Ganhamos ou perdemos? Pelo explicado acredito que ganhamos - o Barreiro, a região e o país, e as futuras gerações.

Depois, outro argumento, utilizado por Pedro Figueira, refere-se a «situações de risco» no Tejo, perdas de vidas humanas em caso de acidente, porque haverá cruzamento de rotas. Interrogo-me sobre os milhares de barcos de cruzeiros e cargas que já hoje entram no Tejo, mas, agora, é que surge este perigo. Porquê? E no Sado isto não é igual? 

Depois Carlos Matos Ramos, mistura no debate Sines, Roterdão e outros portos de outra dimensão e estratégia, concordando que o Porto de Lisboa estagnou nos últimos anos e que o Porto de Setúbal não se tem afirmado, ao mesmo tempo que valoriza os resultados de Leixões.

Deixa a interrogação: Que terminal no estuário do Tejo? Apontando o crescimento do Porto como tendo que ser “na margem norte”. Então, e nesta solução já não há rotas de barcos em perigo?

E, obviamente, defende, caso tenha que ser “na margem sul”, então – “o porto já lá está é Setúbal”. É assim, porque é assim, tem que ser Setúbal, o tal que, na sua opinião, "não se tem afirmado".

Em suma, tenho dúvidas que o governo até ao final do seu mandato decida sobre a localização. Até poderá decidir. 

Mas, uma coisa é certa, esta matéria merece um debate aberto, amplo, acima de opções e estratégias partidárias, de jogos de poder, acima de interesses de grupos portuários.

O que deve ser discutido é se de facto o país tem que apostar no crescimento da sua capacidade portuária. Saber qual o lugar de Lisboa ( cidade de duas margens) nessa estratégia.

Saber se o Barreiro pode ganhar na sua centralidade regional com a localização do Terminal de Contentores, com tudo o que pode advir dessa opção. 

O que sinto, de facto, é que o Barreiro não tem lobbie e vai continuar a ficar à espera que decidam por ele aqueles que só pensam Lisboa – Terreiro do Paço – e olham para esta margem com estigmas.

Não sei se o Porto de Contentores é coisa boa ou coisa má, o que sei e sinto é que se ele é bom para Setúbal, ou para Leixões, porque carga de água será mau para o Barreiro?

Expliquem-me com um desenho para eu perceber melhor.

É que os argumentos que colocam como coisa má no Barreiro, não vejo porque não podem ser aplicados no estuário do Sado.

E já agora, Lisboa só ganha se ganhar o Barreiro como terra onde tem continuidade.

E já agora, quando discutirem tudo isto não esqueçam a ponte para o Seixal e a ponte para o Montijo ( já que a ponte Barreiro Chelas e o TGV vão ficar pata as calendas).

E, cá por mim, como vou viver mais um, dois ou três governos deixem-me sentir a alegria de ver o Barreiro voltar a crescer e colocar de lado «cidades do cinema»…porque há filmes que já cansam, quando se trata de decidir Barreiro, há sempre quem queira decidir Lisboa.

António Sousa Pereira
05.11.2014 - 19:45
A(nota)mento do Dia Porto de Contentores se é bom para Setúbal porque carga de água será mau para o Barreiro? Cabecalho
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos