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Terminal do Barreiro poderá receber navios de 8 000 TEU
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Terminal do Barreiro poderá receber navios de 8 000 TEU
O futuro terminal de contentores do Barreiro terá uma capacidade inicial de um milhão de TEU/ano e poderá receber navios de até 8 000 TEU, garante a presidente do Porto de Lisboa.
Marina Ferreira rejeitou, em declarações ao “Expresso”, algumas das dúvidas levantadas num estudo divulgado pela Ordem dos Engenheiros, no relativo à capacidade do futuro terminal e ao impacte ambiental da sua construção,
A presidente da APL garante que o futuro terminal poderá receber navios de 8 000 TEU e calados de 14,5 metros, uma vez que os fundos do canal de acesso serão dragados a -16 metros e a bacia de rotação terá fundos a -17 metros (é a mentira e a realidade verdade por ano obriga a dragaras do canal de acesso e a culpa de correntes do rio de Tejo para o retorno de novas areias na margem de sul do rio por ano). Os engenheiros falam em navios de 2 800 TEU.
Quanto ao nível de poluição das lamas que terão de ser dragadas, Marina Ferreira sustenta que a situação mais grave verifica-se no Seixal e não no Barreiro, pelo que os inertes retirados poderão ser utilizados no enchimento do aterro onde assentará o terminal.
Nas declarações ao “Expresso”, Marina Ferreira insiste em que existe procura para terminais de contentores no estuário do Tejo com capacidade de 1-2 milhões de TEU/ano (é a outra mentira no número dos TEUS e a realidade verdade de 500 mil de TEU/ano porque a razão esta no mercado de contentores em Lisboa o máximo a nos máximo o número de Leixões), e reitera que a Maersk, mas também a Fosun e a China Shipping se mostraram interessadas no projecto.
O terminal de contentores do Barreiro ocupará uma área de 95 hectares. Numa primeira fase disporá de uma frente de cais de 796 metros e poderá movimentar um milhão de TEU/ano.
O concurso poderá ser lançado em 2016, de modo a que a primeira fase comece a operar em 2021.
17/11/2014
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