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Porto de Lisboa: Expansão terá que ser com investimento privado
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Porto de Lisboa: Expansão terá que ser com investimento privado
Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) garante que o investimento na expansão da infraestrutura portuária da capital terá que ser sempre totalmente privado, através de um concurso público internacional, em que não se descarta a possibilidade de ficar deserto.
Segundo Marina Ferreira, a expansão do Porto de Lisboa "está totalmente dependente de investimento privado", pelo que já existe uma pequena lista de empresas com interesse no projeto. "Parece que são empresas grandes, credíveis, de grandes operadores mundiais, que pela insistência com que se manifestam, aparentemente terão algum interesse", disse.
A candidatura a concurso público internacional para investimento no porto de Lisboa “depende da dimensão da empresa”, sendo que “há empresas que tem dimensão e capacidade para este tipo de investimento, a regra é haver consórcios de empresas”.
"Quando fecharmos o concurso, é perfeitamente possível ficar deserto. Se ficar deserto, é porque o projeto no mercado não passou o teste do algodão, teremos que encontrar outras soluções, desistir é que nunca", argumentou a presidente da APL.
Em declarações à Lusa após a conferência "Perspectivas para o desenvolvimento portuário na região de Lisboa a Sines", organizada pela seção de transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa, a responsável da APL reforçou que a expansão do Porto "é um projecto de desenvolvimento integrado para as áreas portuárias no estuário do Tejo e para a promoção da intermodalidade na ligação das redes transeuropeias" de transportes.
O Porto de Lisboa prevê “a existência de um novo terminal ou o crescimento significativo dos existentes”, podendo assim aumentar a capacidade de movimentação de carga contentorizada e corresponder ao crescimento da frota mundial de porta-contentores e às novas tipologias de navios.
O projecto vai ser desenvolvido nas zonas do Barreiro, Seixal e no acesso fluvial a Alhandra, influenciando assim o contexto macroeconómico da região de Lisboa, com o reforço das ligações rodoviárias e ferroviárias, do transporte fluvial de passageiros e contentores, e a construção de um novo terminal de contentores, previsto para o Barreiro.
Para além do investimento privado, a expansão do Porto de Lisboa poderá ainda contar com o acesso aos fundos comunitários, que “para este projecto não são do tipo tradicional, não são subsídios, tratando-se de um investimento em portos, em áreas logísticas, em intermodalidade, será a perspectiva de alguma bonificação de juros por forma a diminuir o risco do investimento em Portugal”, justificou Marina Ferreira.
03.02.2015
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