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Afirma Marina Ferreira Expansão do porto de Lisboa só com investimento privado
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Afirma Marina Ferreira Expansão do porto de Lisboa só com investimento privado
Marina Ferreira, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL) afirmou que o investimento para a expansão do porto será totalmente privado. Notícia avançada pela agência Lusa revela que esse investimento será captado através de um concurso público. Marina Ferreira, não descarta, contudo, a possibilidade deste concurso ficar “deserto”. "Quando fecharmos o concurso, é perfeitamente possível ficar deserto. Se ficar deserto, é porque o projeto no mercado não passou o teste do algodão, teremos que encontrar outras soluções, desistir é que nunca", afirma a responsável.
De qualquer forma, Marina Ferreira refere que existe uma pequena lista de empresas com interesse no projeto e salienta: “parece que são empresas grandes, credíveis, de grandes operadores mundiais, que pela insistência com que se manifestam, aparentemente terão algum interesse".
Em declarações à Lusa, a presidente da APL explica que a expansão da infraestrutura consiste num “projeto de desenvolvimento integrado para as áreas portuárias no estuário do Tejo e para a promoção da intermodalidade na ligação das redes transeuropeias" de transportes. Está, por isso, previsto a construção de “um novo terminal ou o crescimento significativo dos existentes”. O objetivo passa pelo aumento de capacidade de movimentação de carga contentorizada de forma a acompanhar as novas tipologias dos navios de carga e ao crescimento da frota mundial de porta-contentores.
Tal como tem vindo a ser noticiado pela Transportes em Revista, o Barreiro apresenta-se como cenário para a construção de um novo terminal de contentores de águas profundas. Prevendo-se também para o Seixal e para o acesso fluvial a Alhandra algum investimento.
Marina Ferreira considerou ainda que com o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, que se encontra em negociações para permitir o comércio livre entre a União Europeia e os Estados Unidos da América, o posicionamento de Portugal “vai ser muitíssimo valorizado”, uma vez que “90 por cento de comércio mundial é feito por portos”. Frisando por isso que, “era muito importante que os portos portugueses tivessem muito bem dotados para receber este comércio, porque é negócio, é crescimento, é desenvolvimento e é emprego”.
por: Miguel Ribeiro Pedras
02-02-2015
Transportes em Revista
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