Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 461 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 461 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O verdadeiro relações públicas
Página 1 de 1
O verdadeiro relações públicas
As pessoas confundem-se. Confundem-se muito, aliás. Hoje em dia existem tantos cursos em Portugal que alguns deles só servem para formar profissionais de outras profissões. Profissões, então, nem se fala e cargos também. As pessoas gostam de rótulos e de nomes pomposos. Donos de start-ups já se designam CEOs, antigas secretárias são 'assistentes de direcção' e trabalho freelancer passou a ser considerado 'consultoria'. O que interessa é que quem nos vê nos veja mais, nos veja com uma capa construída a preceito.
A noite não foge à regra. Aqui, onde os sonhos se confundem com a realidade, todos tentamos passar uma imagem superior àquela que nos corresponde de facto. Ilusão de propósitos bem definidos: contornar verdades usando a ferramenta do mistério, da transcendência, não de conteúdos mas de materialismos que achamos num determinado momento serem razão suficiente para adulterarmos as evidências. Não vai longe a postura do engano.
Acaba sempre por sucumbir.
É o caso dos promotores que se auto-intitulam 'relações públicas' e, como se diz, “uma mentira mil vezes repetida passa a verdade”. Mau para o negócio, péssimo para quem defende uma cultura de proximidade, de serviço apurado e de premiação de quem paga, do cliente que responde afirmativamente ao investimento do dono.
Essa profissão específica encontra-se em vias de extinção precisamente porque se confundiram (propositadamente) conceitos e atropelaram-se razões identificadas. É também por isso que por vezes não obtemos resposta quando nos perguntamos o que se passa afinal com a noite, que já não tem o encanto de antigamente.
O promotor é a pessoa que promove (neste caso um determinado evento), comunica para as massas, passa a mensagem, distribui a palavra para que esta seja do conhecimento público, para que mais tenham informação sobre o que se vai passar nesse determinado acontecimento. O relações públicas é quem gere os relacionamentos dentro do próprio evento, recebe as pessoas, identifica um espaço com a sua personalidade, o seu carácter, e convence o público a frequentá-lo pela imagem que reflecte no espelho.
Cada vez mais faltam estes últimos apenas porque os primeiros quiseram o tal nome mais pomposo, a distinção suprema de quem nos avalia pelas aparências. Todos nós gostamos de ser bem recebidos em qualquer espaço. Faz falta quem atente aos pormenores, quem prime pela diferença, a política do sorriso, do reconhecimento pelo nome, da palavra de boas-vindas, o convite personalizado, a mensagem de agradecimento. Fazem falta os verdadeiros relações públicas.
José Paulo do Carmo | 04/02/2015 16:37:02
SOL
Tópicos semelhantes
» ATENTADOS DE PARIS - Nós todos somos os relações públicas dos terroristas
» O pão verdadeiro
» O verdadeiro reaccionário
» O pão verdadeiro
» O verdadeiro reaccionário
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin