Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2011  2014  2017  cmtv  2023  tvi24  2012  2010  2013  2019  2016  2015  2018  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
“Cachaça Não É Água Não” EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
“Cachaça Não É Água Não” EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

“Cachaça Não É Água Não” Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
182 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 182 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

“Cachaça Não É Água Não”

Ir para baixo

“Cachaça Não É Água Não” Empty “Cachaça Não É Água Não”

Mensagem por Admin Sex Mar 06, 2015 11:07 am

“Cachaça Não É Água Não” Juliana-Martins-750x400

Sempre fui do tipo careta, daquelas que só experimentou um trago de bebida alcoólica depois de entrar na Faculdade. Durante vários anos, confesso que não entendia o fascínio de beber um líquido amargo e azedo. Isso ainda é válido para – perdoem-me os apreciadores – cerveja, por exemplo. Naturalmente, ao longo dos anos fui aprendendo a gostar de algumas coisas, mas continuo a ser picuinhas, não haja equívocos.

Sendo eu a pessoa acima descrita, dá para imaginar a minha reação quando ouvi, no início da semana, que “um jovem tinha morrido por beber demais numa festa universitária”. Humberto Moura Fonseca, de 23 anos, morreu depois de consumir entre 25 a 30 doses de álcool durante um evento da Unesp. Acrescente-se ao seu espanto, após ler esta última frase, mais um facto: as três dezenas de doses foram tomadas em apenas 30 minutos. É que o desafio era beber uma dose a cada 60 segundos. A pergunta é: Como consegue alguém beber 30 doses de vodca pura e não vomitar algures no meio?

“Melhor morrer de vodca do que de tédio” é uma das frases que, ironicamente ou não, constam do ainda ativo perfil de Facebook da vítima mortal. Será realmente melhor morrer de vodca do que de tédio? Eu diria que é melhor viver do que morrer, ponto.

Odeio soar a paternalismo porque sei que quando estamos na Faculdade cometemos inúmeros erros. Mas é preciso parar para refletir sobre o tema.

Este tipo de concurso alcoólico, chamemos-lhe assim, não é caso isolado, nem exclusivo do Brasil. O famoso Rally das Tascas em Portugal, onde os caloiros são convidados a ver quem bebe mais, quem é o mais “cool”, quem é o mais divertido ou o mais “choninhas”, ainda existe. Ao decidir escrever sobre este assunto, fiz uma pesquisa sobre este rally e confesso que me deparei com uma explicação do evento – na página de Facebook de uma famosa faculdade portuguesa – que a iniciativa era um “evento tradicional da vida académica da cidade de Lisboa no qual o objetivo é obter um resultado maior sobre as equipas adversárias no que diz respeito ao consumo e a tempos registados no fim da participação.” Dou por mim a achar que vou ser uma mãe extremamente chata, mas não é absurdo que isto exista oficialmente como atividade de integração na vida universitária?

Facto é que a juventude resume-se a tentar provar aos outros que afinal somos as pessoas que gostaríamos de ser ou, pior, que os outros gostariam que fossemos.

O caso do aluno brasileiro fez rolar bastante tinta, esta semana. Além da sua morte, outros três estudantes foram hospitalizados em estado grave. Entre eles, duas mulheres. Perante a tragédia, a sociedade brasileira levantou inúmeras questões, a principal “quem é o responsável pela situação?” A resposta é difícil de elaborar. A festa foi realizada fora das instalações da Universidade, portanto a instituição não tem nada a ver com a situação; os alunos não foram obrigados a beber, todos sabiam que estavam numa competição alcoólica e, por fim, eram todos maiores de idade.

O caso recordou-me, também, a tragédia dos universitários portugueses que perderam a vida num fim-de-semana académico muito mal contado. Quem tem culpa afinal? Quem deve ser responsabilizado?

A juventude encerra em si uma ilusão universal, a da eternidade. Quem nunca se sentiu invencível com 20 anos de idade? É contra a natureza humana, tendo a vida inteira pela frente, questionar o tempo. Mas acredito convictamente que alcançamos um ponto do qual precisamos recuar um pouco. Espero que um dia seja “cool” ser consciente e que para isso não tenhamos, necessariamente, que ser o “nerd” da turma.

Juliana Pereira Martins
Jornalista
Correspondente no Brasil

6 Março, 2015 00:20
OJE.pt
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo