Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2010  2013  2019  cmtv  2017  cais  tvi24  2023  2012  2015  2016  2014  2011  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Quem avalia a avaliação? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Quem avalia a avaliação? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Quem avalia a avaliação? Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
429 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 429 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Quem avalia a avaliação?

Ir para baixo

Quem avalia a avaliação? Empty Quem avalia a avaliação?

Mensagem por Admin Sex Mar 27, 2015 12:26 pm

Quem avalia a avaliação? Sandra-maximiliano-2aba

Esta semana os professores contratados realizaram a componente específica da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC). A prova que Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, considera "estúpida" e que Nuno Crato, Ministro da Educação, considera "imprescindível".

A contestação está nas ruas e as armas de arremesso são basicamente as mesmas. Antes de mais, para a Fenprof, a prova tem os dias contados já que foi declarada como inconstitucional pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra, decisão que levou o Ministério da Educação a recorrer ao Tribunal Constitucional, do qual se aguarda resposta. Para além das questões legais, para os professores, a prova é "inútil", pois não garante colocação e nem determina quem é "bom ou mau professor", deixando de fora do ensino pessoas com capacidades pedagógicas.

Esta semana, no entanto, a Fenprof, disparou, legitimamente, um novo argumento: a má gestão dos recursos públicos dado que poucos professores foram dispersados por várias escolas. Mário Nogueira vem assim exigir saber os custos financeiros da prova.

Mas onde há custos, há (talvez) benefícios

Avaliar os custos financeiros de qualquer medida é certamente importante. Mas, avaliar custos sem avaliar benefícios é ignorar que uma moeda tem duas faces. E muito se tem discutido sobre a estupidez e genialidade da prova, mas muito pouco se tem inferido sobre as desvantagens e vantagens da mesma.

Parece óbvio e intuitivo que é bem melhor ter professores que não cometam erros gramaticais nem ortográficos e que saibam o mínimo sobre permutações (ao que parece a questão que mais professores falharam), mas no limite o que é mesmo relevante é saber qual o impacto desta prova no sistema educativo, na qualidade das escolas e sobretudo no desempenho e aprendizagem dos alunos. E sobre isso nada se sabe.

E que tal uma experiência de campo?

Existem vários métodos econométricos possíveis de usar para avaliar os efeitos da prova no desempenho dos alunos, mas uma boa alternativa, seria usar métodos experimentais, à semelhança do que é feito na investigação médica quando se pretende analisar, por exemplo, o efeito de um fármaco. Considera-se um conjunto de pacientes a participar na experiência e aleatoriamente são formados dois grupos, um ao qual é administrado o medicamento a testar, e um outro, o grupo de controlo, ao qual é administrado um placebo. Dado que os dois grupos são formados aleatoriamente, estes têm em média as mesmas características e diferem apenas no tratamento que recebem. Por comparação dos dois grupos aprendemos sobre o efeito do fármaco.

Como é que poderia então ser aplicado este método na avaliação da eficácia da PACC no sistema educativo? Idealmente, um grupo de professores que chumbou na prova seria integrado em escolas e turmas e o desempenho dos seus alunos seria comparado a outros que fossem lecionados por professores que obtiveram uma avaliação positiva na PACC. As turmas a comparar deveriam ser em média semelhantes no que diz respeito, por exemplo, à sua composição, aos anos letivos, às disciplinas e às características das escolas. As características dos docentes também deveriam ser semelhantes, exceto no que diz respeito aos resultados da PACC.


A contestação à experiência seria de esperar

Apesar de ideal, não tenho dúvidas (mas tenho pena) que entraves legais e talvez constitucionais impedissem esta experiência. Por um lado, não seria justo integrar professores que chumbaram deixando outros de fora. E, a verificar-se um efeito positivo no desempenho dos alunos resultante do aproveitamento na PACC, ficaria sempre a questão ética, de que os alunos lecionados por quem chumbou na prova teriam sido prejudicados em função da experiência.


O ótimo não tem de ser inimigo do bom.

Mas o ótimo não tem de ser inimigo do bom, e não ter ovos não significa que o bolo não possa ser feito. O método experimental poderia ser usado, ainda que restrito aos professores que tiveram um aproveitamento na PACC que lhes permitiu a colocação. Assim sendo, o desempenho das turmas às quais seriam, aleatoriamente, destinadas docentes com mais baixas qualificações na prova seria comparado ao desempenho das turmas lecionadas por docentes com melhores qualificações.

Saber do impacto das provas de avaliação dos professores talvez seja mais difícil que inferir sobre os custos financeiros das mesmas. Mas é necessário, seja por métodos experimentais ou mais convencionais, pois há que terminar uma guerra sustentada por hipóteses. E quem não deve não teme. Se uma avaliação da eficácia da PACC no sistema educativo não for feita, então mais vale ao Ministro assumir que esta prova funciona, nem mais nem menos, como um mero critério de seleção de potenciais professores, até porque mais vale escolher com base em erros ortográficos do que pela cor do cabelo.

0:30 Sexta feira, 27 de março de 2015
Expresso
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos