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Mensagem por Admin Ter Mar 04, 2014 4:42 pm

Estudo de Projeto de Mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional - A ANÁLISE DE SINES COMO ATIVO  GEOESTRATÉGICO NACIONAL  Photo


RESUMO  - A competição atual em termos portuários não se resume apenas a uma competição entre os 
portos mas sim em termos de redes logísticas aos quais pertencem. 

Se o espaço geográfico da competição corresponde ao hinterland competitivo, a fase correspondente, a de regionalização portuária do hinterland, passa obrigatoriamente pela eficiência e fiabilidade dos fluxos de 
mercadorias transportados, o que obriga ao investimento nas ligações ferroviárias, o elemento 
terrestre, sem descurar o desenvolvimento do seu foreland, o elemento marítimo. 

Esta premissa orienta a análise de Sines ao longo deste trabalho, numa perspetiva sistémica assente 
na sua tripla valência como interface marítimo-terrestre, plataforma logística e zona de 
atração de atividade industrial que permita constituir-se em cluster regional. 

Apenas analisado nesta perspetiva holística se pode aspirar a descrever uma análise profunda, direcionada para 
o futuro, daquele que surge como um dos grandes ativos estratégicos para Portugal. 

O alargamento do Canal do Panamá é referido como uma grande oportunidade de crescimento 
para Sines, da economia regional e da economia nacional. 

Mas até que ponto isso será verdade e como é que Sines, derivado do seu posicionamento, se poderá tornar efetivamente num grande porto da fachada atlântica da Europa? 

Acima de tudo, e talvez mais importante, será preparar o caminho para fazer de Sines uma referência no mercado portuário mundial, um desafio que é também uma oportunidade e que o país não pode perder. 

O desempenho, medido em termos de eficiência e de eficácia, surge como fulcral para lograr tal objetivo, não 
apenas em termos microeconómicos, mas também porque o bom ou mau desempenho portuário influencia, em última instância, o bom ou mau desempenho de uma economia. 
 
Palavras-chave: Sines; cadeia marítima; desempenho portuário, cluster marítimo. 

AGRADECIMENTOS - Este empreendimento obrigou a percorrer um árduo caminho que, embora pontuado aqui e ali 
por algumas incertezas e dificuldades, logrou chegar a este ponto ou, tomando de empréstimo 
o tema objeto desta Tese, - chegar a bom porto. 

Desde início se prognosticara que seria um tema desafiador e exigente; desafiador pela multidisciplinaridade de tópicos a pesquisar, exigente pela quantidade de dados a analisar e a 
decompor. 

Na verdade, a dimensão do trabalho de sapa e a refinação de dados em bruto, necessários à elaboração deste Projeto de Mestrado, transcenderam todas as previsões. 
 
 Este trabalho proporcionou-me acima de tudo o prazer de escrever acerca de uma cidade acolhedora e laboriosa, que me permitiu obter profundos conhecimentos acerca da interação entre os elementos da cadeia marítima, da gestão e estratégia portuária, das plataformas multimodais e do grau de interdependência entre os diferentes elos da cadeia logística. 

Proporcionou-me ainda obter capacidades técnicas em modelos de avaliação e de tratamento de dados referentes ao mercado portuário, sem o qual o objeto desta Tese ficaria parcialmente por cumprir. 

Este foi também um trabalho que me ofereceu a possibilidade de conhecer algumas pessoas cujos conhecimentos e profissionalismo se demonstraram preciosos para atingir os objetivos propostos. 
 
Ao Professor Carlos Figueiredo, orientador desta dissertação, pelas sugestões, empenho e comentários efetuados durante a elaboração deste projeto, mas, acima de tudo, pela sua disponibilidade e palavras de incentivo ao longo de todo o percurso. 

Pela disponibilidade, sugestões e acompanhamento, tenho a agradecer aos professores do ISCTE - Business School, Prof. Félix Ribeiro e Prof. Doutor Nuno Crespo. 

Agradeço ainda ao Prof. Manuel Tão, da Universidade do Algarve, pela sua colaboração no que diz respeito aos 
dados fornecidos sobre redes e planeamento de transporte ferroviário. 
 
Uma saudação especial é dirigida a meu pai, Francisco José Moreira, antigo operário da indústria naval que, pela sobriedade, valores e dedicação profissional demonstrada ao longo da sua vida, me inspiraram. 

É a ele que dedico este trabalho.

Documentário de estudo: http://transportemaritimoglobal.files.wordpress.com/2014/01/paulojorgepiresmoreira_sines.pdf
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