Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Estudo de Projeto de Mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional - A ANÁLISE DE SINES COMO ATIVO GEOESTRATÉGICO NACIONAL
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Estudo de Projeto de Mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional - A ANÁLISE DE SINES COMO ATIVO GEOESTRATÉGICO NACIONAL
RESUMO - A competição atual em termos portuários não se resume apenas a uma competição entre os
portos mas sim em termos de redes logísticas aos quais pertencem.
Se o espaço geográfico da competição corresponde ao hinterland competitivo, a fase correspondente, a de regionalização portuária do hinterland, passa obrigatoriamente pela eficiência e fiabilidade dos fluxos de
mercadorias transportados, o que obriga ao investimento nas ligações ferroviárias, o elemento
terrestre, sem descurar o desenvolvimento do seu foreland, o elemento marítimo.
Esta premissa orienta a análise de Sines ao longo deste trabalho, numa perspetiva sistémica assente
na sua tripla valência como interface marítimo-terrestre, plataforma logística e zona de
atração de atividade industrial que permita constituir-se em cluster regional.
Apenas analisado nesta perspetiva holística se pode aspirar a descrever uma análise profunda, direcionada para
o futuro, daquele que surge como um dos grandes ativos estratégicos para Portugal.
O alargamento do Canal do Panamá é referido como uma grande oportunidade de crescimento
para Sines, da economia regional e da economia nacional.
Mas até que ponto isso será verdade e como é que Sines, derivado do seu posicionamento, se poderá tornar efetivamente num grande porto da fachada atlântica da Europa?
Acima de tudo, e talvez mais importante, será preparar o caminho para fazer de Sines uma referência no mercado portuário mundial, um desafio que é também uma oportunidade e que o país não pode perder.
O desempenho, medido em termos de eficiência e de eficácia, surge como fulcral para lograr tal objetivo, não
apenas em termos microeconómicos, mas também porque o bom ou mau desempenho portuário influencia, em última instância, o bom ou mau desempenho de uma economia.
Palavras-chave: Sines; cadeia marítima; desempenho portuário, cluster marítimo.
AGRADECIMENTOS - Este empreendimento obrigou a percorrer um árduo caminho que, embora pontuado aqui e ali
por algumas incertezas e dificuldades, logrou chegar a este ponto ou, tomando de empréstimo
o tema objeto desta Tese, - chegar a bom porto.
Desde início se prognosticara que seria um tema desafiador e exigente; desafiador pela multidisciplinaridade de tópicos a pesquisar, exigente pela quantidade de dados a analisar e a
decompor.
Na verdade, a dimensão do trabalho de sapa e a refinação de dados em bruto, necessários à elaboração deste Projeto de Mestrado, transcenderam todas as previsões.
Este trabalho proporcionou-me acima de tudo o prazer de escrever acerca de uma cidade acolhedora e laboriosa, que me permitiu obter profundos conhecimentos acerca da interação entre os elementos da cadeia marítima, da gestão e estratégia portuária, das plataformas multimodais e do grau de interdependência entre os diferentes elos da cadeia logística.
Proporcionou-me ainda obter capacidades técnicas em modelos de avaliação e de tratamento de dados referentes ao mercado portuário, sem o qual o objeto desta Tese ficaria parcialmente por cumprir.
Este foi também um trabalho que me ofereceu a possibilidade de conhecer algumas pessoas cujos conhecimentos e profissionalismo se demonstraram preciosos para atingir os objetivos propostos.
Ao Professor Carlos Figueiredo, orientador desta dissertação, pelas sugestões, empenho e comentários efetuados durante a elaboração deste projeto, mas, acima de tudo, pela sua disponibilidade e palavras de incentivo ao longo de todo o percurso.
Pela disponibilidade, sugestões e acompanhamento, tenho a agradecer aos professores do ISCTE - Business School, Prof. Félix Ribeiro e Prof. Doutor Nuno Crespo.
Agradeço ainda ao Prof. Manuel Tão, da Universidade do Algarve, pela sua colaboração no que diz respeito aos
dados fornecidos sobre redes e planeamento de transporte ferroviário.
Uma saudação especial é dirigida a meu pai, Francisco José Moreira, antigo operário da indústria naval que, pela sobriedade, valores e dedicação profissional demonstrada ao longo da sua vida, me inspiraram.
É a ele que dedico este trabalho.
Documentário de estudo: http://transportemaritimoglobal.files.wordpress.com/2014/01/paulojorgepiresmoreira_sines.pdf
Tópicos semelhantes
» A Análise de Sines como Ativo Geoestratégico Nacional
» A ANÁLISE DE SINES COMO ATIVOGEOESTRATÉGICO NACIONAL
» O porto de Sines é o ponto geoestratégico para a economia da União Europeia
» A ANÁLISE DE SINES COMO ATIVOGEOESTRATÉGICO NACIONAL
» O porto de Sines é o ponto geoestratégico para a economia da União Europeia
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin