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Mobilidade 3.0
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Mobilidade 3.0
A relação entre economia, tecnologia e sociedade é naturalmente histórica. Recue-se a 1996, quando Manuel Castells, sociólogo espanhol, apresenta o conceito “Sociedade em Rede” para descrever o efeito da Internet e subsequente desenvolvimento das novas tecnologias, assentes na possibilidade permanente de conetividade, nas dinâmicas sociais alheadas aos conceitos de espaço e tempo tradicionalmente conhecidos.
Vinte anos depois, estas tendências reforçaram-se, sustentam novos modelos de negócio e permeiam transversalmente uma economia global, em particular no que respeita à relação entre produto e consumidor, serviço e utilizador. Não obstante, a adequação da oferta à nova procura ainda constitui um desafio para entidades governamentais, organizações públicas e privadas.
O setor dos Transportes transparece de forma clara estas novas orientações, assumindo particular relevância na criação de vantagens competitivas. A convergência no setor dos transportes resulta em parte da possibilidade de conetividade permanente que despoletou a criação de novas soluções e por conseguinte sistemas de gestão complexos e com um grande volume de dados.
As infraestruturas, os meios de transporte e os sistemas de gestão já reúnem um volume ímpar de dados no universo das TIC, passíveis de serem recolhidos, tratados e transformados em informação relevante. A circulação de dados e de informação numa rede de comunicações eficaz e com custos controlados reveste-se de grande potencial para todos os intervenientes criando igualmente oportunidades para os fornecedores de comunicações.
Esta “hiperconetividade” que produz volumes de dados de crescimento exponencial – big data – constituí um desafio para todos os intervenientes, ao nível da implementação de infraestruturas apropriadas à extração e ao tratamento da informação, no investimento em hardware, software e em serviços de manutenção de redes inteligentes com capacidade de processamento de dados e no desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis para a gestão da circulação.
Não obstante, a verdadeira pertinência deste processo assenta na aplicação desta informação de forma útil, e aqui voltamos uma vez mais ao consumidor, ao facto do conceito subjacente a este sistema de informação implicar o conhecimento do cliente, dos seus comportamentos, vontades e hábitos e desse modo, identificar necessidades e oportunidades e endereça-las através da criação de novos serviços e produtos.
A atual tendência de concentração nas grandes cidades – estima-se que em 2050, 70% da população global se encontrará nas grandes cidades – lança um repto irrevogável à mobilidade e sustentabilidade urbanas, nomeadamente no que respeita à gestão e operacionalização dos transportes.
Pessoalmente, acredito que as TIC têm um papel central no desenvolvimento histórico das sociedades, que ao longo dos séculos nos têm permitido desenvolver soluções com vista à melhoria da vida em sociedade. As atuais possibilidades das TIC permitem-nos com frequência idealizar várias aplicações e inovações para o setor, no entanto há que ser cuidadoso e a recolha e a analise dos dados produzidos pelos complexos sistemas de gestão já existentes, deve ser uma prioridade dado que permite novas formas de pensamento e atuação para gestão e sustentabilidade do setor.
Bruno Casadinho
Diretor de Telecom e Media da Altran Portugal
7 Julho, 2015 17:53
OJE.pt
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