Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 363 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 363 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Nas férias os horários descambam (e de que maneira)
Página 1 de 1
Nas férias os horários descambam (e de que maneira)
«Como é que deixámos as coisas chegarem a este ponto?», pergunta a minha mulher, legitimamente irritada. O relógio da cozinha marca cinco da manhã, mas isso é porque foi comprado na loja do chinês e ninguém o acertou (continua com o fuso horário de Pequim). Na verdade, são perto de dez da noite. Os nossos filhos - o Guilherme, de 22 meses, o Zé Maria, de três anos, e o Mateus, de cinco - já deviam estar na cama, mas ainda nem sequer saímos para jantar. «Se tivéssemos feito coisas fantásticas, passeado, ido à piscina», protesta a minha mulher. «Mas não, a única coisa que fizemos hoje foi ir à praia. Duas míseras horas!».
Tenho amigos que durante as férias não usam relógio. Na nossa família isso seria o desastre. Não gosto de andar a toque de caixa, mas também não quero perder a noção das horas
Como os miúdos almoçaram às duas, só se deitaram para a sesta quase às três da tarde e acordaram perto das cinco. Entretanto nós, os adultos, comemos a sandes da praxe, tomámos um café e esparramámo-nos ao sol a ler os nossos livros - a hora da sesta é praticamente a única altura do dia em que temos direito a algum descanso. Depois de os miúdos acordarem, demos-lhes o lanche e engonhámos mais um bocadinho, o que fez com que chegássemos à praia só às seis e meia (é preciso arrumar tudo, meter as crianças nas cadeirinhas do carro, encontrar um lugar para estacionar, tirá-las das cadeirinhas, ir até ao comboio da praia do Barril, que anda devagarinho, e depois caminhar mais um pouco até ao areal. E ainda montar o estaminé. Uf!).
Obviamente, chegando à praia às seis e meia, não podíamos sair cedo… O nosso filho mais velho, o Mateus, comprou uma prancha de bodyboard em Ayamonte e quer continuar na água até ficar a tremer de frio e com os lábios roxos. Como a maré está baixa, pomo-nos a apanhar conquilhas (há quem lhes chame cadelinhas), o que pode ser viciante. Resumindo: só nos vamos embora às oito e qualquer coisa.
Tenho amigos que durante as férias não usam relógio. Na nossa família isso seria a receita certa para o desastre. Não gosto de andar a toque de caixa, mas também não quero perder a noção das horas e ver os dias escaparem-se-me como água entre os dedos. Se não fosse o relógio, teríamos ficado mais um bocadinho na praia, com consequências facilmente previsíveis.
E assim chegamos nós às dez da noite. Felizmente somos conhecidos no restaurante e ainda nos servem o jantar, que engolimos a correr. Quando os miúdos vão para a cama, o relógio da cozinha marca sete da manhã. Mas isso é porque foi comprado na loja do chinês e está com o fuso horário de Pequim. Em Portugal bate a meia-noite - e, apesar de o dia ter começado cedo, fizemos pouco. Escandalosamente pouco. Mas não é para isso mesmo que servem as férias?
jose.c.saraiva@sol.pt
José Cabrita Saraiva | 29/07/2015 14:34
SOL