Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Portos experimentam ferramenta de gestão de processos
Página 1 de 1
Portos experimentam ferramenta de gestão de processos
As infra-estruturas de Leixões e de Viana do Castelo estão a usar a 3Port desenvolvida pelo INESC-TEC e comercializada pela Triede TT.
Os portos de Leixões e de Viana do Castelo estão a utilizar uma nova ferramenta de gestão de processos, tendo servido de ambiente para um projecto-piloto do INESC TEC e da Triede TTI, produtores da aplicação. Esta, denominada 3Port, “permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral”, refere um comunicado da instituição de investigação
Um dos aspectos destacados é poder-se ver em tempo real, a actividade do porto " http://livemap.apdl.pt/ ". O 3Port é constituído por oito módulos, sete dos quais são apenas para acesso das entidades associadas aos portos, para vários efeitos: hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património. O restante é destinado à utilização do público.
A aplicação desenvolvida durante dois anos servirá, de acordo com os proponentes, como ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos. Através desta, “é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto geo-referenciado”, explica um comunicado.
Algumas das vantagens do 3Port estão no suporte à tomada de decisão, nos ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável. “Outra das vantagens da solução é que é ela que se adapta aos processos do porto e não o contrário e tem uma característica de interoperabilidade, isto é, não replica a informação, mas acede ao sítio onde ela reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário”, explica Lino Oliveira, investigador do INESC TEC responsável pelo projecto.
A ferramenta baseia-se em tecnologias open source, sendo concebida para fazer “uma integração homogénea tanto de sistemas internos do porto como de informação pública”. De acordo com o investigador, estão a decorrer conversações com outros portos em Portugal para adopção da solução.
A 3Port foi apresentada em quatro estados brasileiros, em Luanda (Angola), em Valparaíso (Chile) e em Callao (Peru).
Também existem expectativas em termos de exportação para o Brasil, Angola e Peru. “Já apresentámos o 3Port em quatro estados brasileiros, em Luanda (Angola), em Valparaíso (Chile) e em Callao (Peru)”.
“O reconhecimento internacional tem sido muito elevado. No Brasil, por exemplo, foi-nos dito que não conheciam nenhuma solução minimamente semelhante à que mostrámos”, regozija-se Lino Oliveira. Mas os objectivos de exportação vão além destes quatro países, passando pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela América Latina, refere Mauro Ferreira, responsável do projecto por parte da Triede TTI.
A parte pública da aplicação, 3 Port Live Map, funciona em computadores e tablets, e em smartphones sem necessidade de se descarregar uma aplicação: o sistema é adaptável ao browser em qualquer dispositivo móvel, explica o INESC-TEC.
Em Julho, a autoridade portuária açoriana, Portos dos Açores, anunciou a disponibilidade de uma aplicação móvel capaz de dar informação sobre a actividade de portos da Região Autónoma, tendo uma vertente profissional e outra mais lúdica.
Trio de transferência de tecnologia
A parceria de transferência assentou num triângulo de entidades:
‒ o INESC TEC, como produtor de inovação;
‒ a Administração dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), como tomador da solução, e que identificou os requisitos;
‒ a Triede TTI, foi tomador da inovação e produtor da solução.
Administração Pública
23 de Setembro de 2015
computerworld.com.pt
Tópicos semelhantes
» Governo prepara nova mudança na gestão dos portos nacionais
» Engenheiros acusam Governo de ter estratégias pouco claras na gestão dos portos
» V.Caldeirinha e a gestão comum nos portos principais: "É preferível a coordenação regional institucionalizada"
» Engenheiros acusam Governo de ter estratégias pouco claras na gestão dos portos
» V.Caldeirinha e a gestão comum nos portos principais: "É preferível a coordenação regional institucionalizada"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin