Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 391 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 391 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O 'assassino de porta-aviões'
Página 1 de 1
O 'assassino de porta-aviões'
Segundo o Financial Times, a marinha norte-americana prepara-se para, nas próximas semanas, “violar” o limite das águas territoriais (12 milhas marítimas, cerca de 22 quilómetros) de umas ilhas artificiais que a China está a construir no mar do sul da China, afirmando assim que essas ilhas artificiais não são legítimo território chinês.
Os Estados Unidos são a maior potência naval do mundo, com um total de 10 porta-aviões, cinco nas águas do Atlântico e cinco no Pacífico (a seguir vem a Itália, com dois porta-aviões; mesmo a França, que tinha dois, um no Atlântico e outro no Mediterrâneo, hoje só tem um).
Mas a China, que tem conflitos sobre o limite das suas águas territoriais com diversos países, já não fabrica só t-shirts. Os seus avanços tecnológicos já lhe permitiram colocar um homem no espaço, feito só igualado pela União Soviética / Rússia e pelos Estados Unidos. A China, potência continental, quer expandir o seu poder no Pacífico, e para isso está, entre outras coisas, a desenvolver um míssil que foi alcunhalado no Pentágono como “o assassino de porta-aviões”.
Não quer isto dizer que a China vá ultrapassar os Estados Unidos económica e militarmente. Economicamente, o seu ritmo de crescimento anual do PIB está a abrandar, de uns ainda estonteantes 7% ao ano, e ninguém sabe onde vai parar de cair. Geograficamente, só tem costa no Pacífico, contrariamente aos Estados Unidos, que também têm no Atlântico, podendo por isso expandir o seu poder por todo o mundo. E, por fim, há um obstáculo decisivo à sua prosperidade: não são uma democracia, onde os direitos individuais estejam garantidos, como é explicado no livro “Porque falham as nações”, de Daron Acemoglu e James A. Robinson.
Eduardo Ferreira | 08/10/2015 14:00
SOL
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin