Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 385 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 385 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Histórias
Página 1 de 1
Histórias
A minha mãe trouxe-me um saco em que guardara aquilo a que chamou as minhas relíquias da adolescência. Havia caixas de fósforos, um boletim do Museu da Graciosa e uma Bíblia Sagrada. Havia crachás sem utilidade, medalhas do futebol e um caderninho de autógrafos com assinaturas de jogadores do Sporting, que eu fora ver em Lisboa.
O futebol estava em todo o lado. Numa pasta encontravam-se arquivadas dezenas de folhas escritas à máquina, nas quais eu fazia os relatos dos nossos jogos. Avaliava os desempenhos, compunha classificações, biografava os jogadores - o Rúben e o Ismael, o Zé Manel e eu próprio, que ia à baliza.
Mas foi o caderno do liceu que maior impressão me causou. As aulas estavam todas ao monte - de História, de Inglês, de Técnicas de Tradução. Numas eu tomava alguns apontamentos antes de me aborrecer, noutras nem isso.
Nesta fazia a apologia da Alemanha e na seguinte desenhava foices e martelos. Em boa parte delas, limitava-me a assentar palpites para a próxima jornada. Nas de Português, punha-me a tirar notas sobre a sátira social em Camilo e em breve estava a reescrever a história do próprio Camilo, sentado na cadeia, no instante em que decidia poupar Simão e Teresa.
Na capa estavam coladas várias fotos, entre as quais uma em que eu me sentava à máquina, escrevendo com dois dedos. Tudo o mais era o retrato da minha adolescência: arrogância, confusão ideológica e a concentração de uma barata. Nem sei como acabei o liceu.
Podemos aprender muita coisa com os cadernos da escola. A mais importante é que mudámos pouco. No essencial, eu continuo aquele rapaz de 15 anos a quem só interessava jogar à bola e escrever histórias. Sem jeito para o futebol, é um milagre que me tenham deixado viver de escrever histórias. Talvez nunca descubram que continuo a escrever com dois dedos.
por Joel Neto
Diário de Notícias
O futebol estava em todo o lado. Numa pasta encontravam-se arquivadas dezenas de folhas escritas à máquina, nas quais eu fazia os relatos dos nossos jogos. Avaliava os desempenhos, compunha classificações, biografava os jogadores - o Rúben e o Ismael, o Zé Manel e eu próprio, que ia à baliza.
Mas foi o caderno do liceu que maior impressão me causou. As aulas estavam todas ao monte - de História, de Inglês, de Técnicas de Tradução. Numas eu tomava alguns apontamentos antes de me aborrecer, noutras nem isso.
Nesta fazia a apologia da Alemanha e na seguinte desenhava foices e martelos. Em boa parte delas, limitava-me a assentar palpites para a próxima jornada. Nas de Português, punha-me a tirar notas sobre a sátira social em Camilo e em breve estava a reescrever a história do próprio Camilo, sentado na cadeia, no instante em que decidia poupar Simão e Teresa.
Na capa estavam coladas várias fotos, entre as quais uma em que eu me sentava à máquina, escrevendo com dois dedos. Tudo o mais era o retrato da minha adolescência: arrogância, confusão ideológica e a concentração de uma barata. Nem sei como acabei o liceu.
Podemos aprender muita coisa com os cadernos da escola. A mais importante é que mudámos pouco. No essencial, eu continuo aquele rapaz de 15 anos a quem só interessava jogar à bola e escrever histórias. Sem jeito para o futebol, é um milagre que me tenham deixado viver de escrever histórias. Talvez nunca descubram que continuo a escrever com dois dedos.
por Joel Neto
Diário de Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin