Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  cais  2017  2011  2019  2014  2015  2013  cmtv  2012  tvi24  2023  2018  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" Empty
setembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
130 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 130 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO"

Ir para baixo

Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" Empty Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO"

Mensagem por Admin Qua Out 21, 2015 11:57 am


A cidade de Trikala, na Grécia, é a primeira na Europa a receber um autocarro sem motorista no centro da cidade.

Especialistas de todo o mundo visitam Trikala. O gestor do projeto CityMobil2 explica que o objetivo não é substituir motoristas por computadores, mas criar novos meios de transporte público para complementar os já existentes.

«Temos acidentes, temos os engarrafamentos e poluição. Estes problemas podem ser resolvidos com os transportes públicos. Infelizmente os transportes públicos com motoristas não podem resolver tudo. O que faltava para resolver todos estes problemas são veículos automatizado,” considera o gerente do projeto do CityMobil2, Carlos Holguín.

Os autocarros, que são construídos pelo fabricante francês Robosoft, têm 5 metros de comprimento e 1,5 metros de largura e podem transportar até 10 pessoas (11 com uma pessoa em cadeira de rodas). Atingem uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora num percurso estipulado de quase 2,5 quilómetros.

Os veículos são equipados com um GPS e um sistema de mapeamento a laser para controle de localização e movimento. Tecnologias de laser e ultra som são utilizadas para detectar obstáculos à frente e à volta do autocarro.

Cada viatura é alimentada por doze baterias que precisam de cerca de duas horas para serem recarregadas.

“É alimentado por um motor elétrico e posiciona-se através de um GPS guiado por laser. Mapeámos a cidade e o autocarro segue um caminho planeado com precisão centimétrica. Se um obstáculo é encontrado no seu caminho, a viatura tem um sistema de segurança laser que o faz desacelerar ou parar, “ esclarece o chefe técnico, Vasilis Karavadas.

As autoridades locais lançaram uma campanha de sensibilização para informar potenciais passageiros e motoristas. Mesmo assim, há motoristas que são multados por uso indevido dos corredores de transportes, e alguns optam por ignorar o novo serviço.

Na sala de controlo, os técnicos gravam tudo. Se há um problema, chamam a polícia de trânsito ou enviam um motorista credenciado para tirar o autocarro.

O jornalista Staikos Apostopolos testemunhou que “o laser de segurança do autocarro deteta qualquer objeto ou pessoa. Se a distância for inferior a dois metros e meio, o ônibus pára. Assim, não existe risco de acidente.”

“É completamente silencioso. A campainha que avisa que o autocarro está a chegar, é o único som de que me lembro. Move-se com uma velocidade impressionante, eu pensei que era muito mais lento. Os meus filhos ficaram impressionados com a suavidade na estrada,” confidenciou Despoina Samara, após uma viagem que fez na companhia dos filhos.

Mas a chegada dos novos autocarros não foi isenta de contestação. Por exemplo, os condutores temiam perder lugares de estacionamento.

O presidente da Câmara de Trikala, Dimitris Papastergiou, percebe a contestação, mas defende a sua escolha:.“Os cidadãos não aceitaram imediatamente, e faz sentido. As pessoas sentiam-se desconfortáveis, e percebo. Provocámos alguma confusão, colocámos linhas de fibra ótica, escavámos as ruas. No entanto, aos poucos, eles mudaram de ideia porque veem que Trikala é notícia por uma boa causa.”

Em fevereiro, estes autocarros vão sair de Trikala e a faixa de transportes será transformada em ciclovia. A próxima experiência é na cidade espanhola de Leon. Milão, em Itália, La Rochelle, em França e Vantaa, na Finlândia também participam no projeto-piloto CityMobil2

Integrado no projeto CityMobil2, a iniciativa é cofinanciada pelo Sétimo Programa-Quadro da União Europeia para a investigação e desenvolvimento tecnológico.

Por Luís Guita
20/10 14:04 CET
Copyright © euronews 2015

Autocarro sem condutor circula em cidade grega "o futuro da CARRIS, da RODOVIÁRIA DE SUL DO TEJO e do TRANSPORTES URBANOS DO PORTO" 626x170_hi-tech
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos