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Importar/exportar por mar demora 14 dias em Portugal
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Importar/exportar por mar demora 14 dias em Portugal
Portugal sobe no Painel sobre Transportes divulgado pela Comissão Europeia. E até lidera entre os 28 na rede de estradas. Mas mantém uma fraca performance quando se trata do tempo médio para importar ou exportar mercadorias por mar.
A qualidade da rede de infra-estruturas de transportes melhorou mais em Portugal do que na média dos países da União Europeia, nos dois últimos anos, revela o Painel sobre Transportes elaborado pela Comissão Europeia com base em dados do Eurostat, da Agência Europeia do Ambiente e do Forum Económico Mundial, entre outras fontes.
Na avaliação da rede ferroviária, Portugal ocupa o 14.º lugar entre 26 estados-membros, mantendo a posição da primeira edição do Painel (relativa a 2012-2013). Nos aeroportos, subiu da 11.ª para a 7.ª posição entre 23 estados. Nas estradas, o País destronou mesmo Espanha e passou a liderar.
Mas nem sempre as melhorias nas infra-estruturas são suficientes para melhorar também os fluxos de mercadorias. É o que se verifica nos portos. Considerando a qualidade das infra-estruturas, Portugal subiu dois lugares no ranking, de 13.º para 11.º, estando claramente melhor que a média dos 23 estados-membros elegíveis para a análise. Todavia, olhando para o tempo médio para a a importação / exportação de mercadorias por mar, o País manteve o décimo lugar, com um tempo de 14 dias, pior do que a média comunitária de 11 dias e muito longe dos 5,5 dias da Dinamarca ou da Estónia.
Olhando para o nível de concretização da Rede Trans-europeia de Transportes, Portugal surge a liderar na rede rodoviária (100%, a par de Espanha,Eslovénia e Reino Unido). Na rede ferroviária convencional, ocupamos a quarta posição (com 95% de realização), atrás do Reino Unido e de França, empatados com Espanha e à frente da Alemanha…
Já no que toca às vias navegáveis interiores (entenda-se o Douro navegável) Portugal obtém o pior resultado entre os 19 estados considerados.
A título de curiosidade e não só, Espanha tem a melhor rede ferroviária da UE, a Holanda os melhores portos e aeroportos, e a Bélgica é o país mais adiantado no que respeita à implementação da rede de Alta Velocidade inscrita na RTE-T.
Em termos globais, ponderados todos os aspectos contemplados neste Painel sobre Transportes da UE, a Holanda é o país com melhores infra-estruturas de transportes, com 15 pontos, seguido da Suécia (10), Finlândia (9), Reino Unido ( e Dinamarca (7). Portugal ocupa o 17.º lugar, com zero pontos. A Roménia é última, com -12 pontos.
23 Novembro, 2015 at 09:54
por T&N
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