Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 392 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 392 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Madeira: O centro turístico da Macaronésia
Página 1 de 1
Madeira: O centro turístico da Macaronésia
A Macaronésia é composta por quatro arquipélagos, Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. E o que distingue a Madeira dos outros arquipélagos?
A nossa oferta turística é vasta e rica mas, a floresta Laurissilva – classificada pela UNESCO como Património Natural Mundial com mais de 20 milhões de anos, é nossa jóia da coroa. Com uma enorme diversidade biológica, diversas espécies exclusivas da Madeira e uma inspiração para todos nós. Pela cor, pela vida, por tudo o que representa.
É neste cartaz de visita que devemos apostar forte fora de portas vendendo o destino Madeira como único no panorama da natureza.
Todos nós, cada vez estamos mais sensibilizados para a proteção da natureza e a Madeira não fica atrás. Pelo contrário, tem de estar à frente, tem de liderar.
E tem feito bastante nesse desiderato. Especialmente através do parque natural, ao qual faço um reconhecimento especial, que penso ser unânime, ao meu caro amigo Paulo Oliveira, Diretor do Parque Natural e toda a sua equipa pela persistência de há anos num ritmo de trabalho frenético pela conservação e preservação do parque e das suas espécies .
É também merecedor de nota a Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, que muito têm feito para a reflorestação da nossa ilha. Em março de 2012, tive o privilégio de participar num grupo de 74 voluntários na plantação de árvores no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, após os incêndios em que jamais esquecerei um cartaz enorme à entrada que dizia “Renascer das cinzas”.
Sim, não estava a assistir a um filme mas a participar no mesmo e pude constatar como ficaram parta das nossas serras completamente queimadas/ardidas . Foi aí que se destacou Raimundo Quintal e toda a sua equipa, um defensor acérrimo da natureza, o qual admiro pela forma frontal e responsável de pensar a natureza. Perdoem-me as outras associações e os seus voluntários que também contribuem para preservação da natureza.
São estas instituições públicas e não-governamentais, quase sempre pouco mediáticas, que têm um contributo enorme e imprescindível para manter a nossa terra no topo do turismo Mundial. Bem hajam.
Não foi por acaso que o Sr. Presidente do Governo regional da Madeira, a 31 de agosto 2015, aquando da homenagem à Floresta Laurissilva de uma marca líder mundial, anunciou publicamente (e bem) a candidatura das nossas levadas a Património Mundial Natural pela UNESCO, processo que se encontra em progressão.
Sendo a Madeira uma região em que podemos usufruir de turismo cultural, desporto, gastronomia e lazer, não podemos nunca deixar de envolver sempre o nosso património natural de valor inigualável. Só com essa complementaridade poderemos aspirar ao nosso destino: centro turístico da Macaronésia.
Duarte Agrela, Gestor comercial
Diário de Notícias da Madeira
Sábado, 28 de Novembro de 2015