Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 61 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 61 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Gestão: Pública ou Privada?
Página 1 de 1
Gestão: Pública ou Privada?
O tema não é novo e a discussão não vem de agora. Estuda-se nas escolas e existem manuais com que todos aqueles que estudaram Ciência Económica já se depararam. Há uns anos atrás, num programa de mestrado em Gestão Internacional que frequentei, não obstante tratar-se de um grupo muito heterogéneo, com alunos de várias nacionalidades e diferentes culturas, a questão surgiu naturalmente quando um dos meus colegas, italiano por sinal, disse que estava ali porque acreditava na óptica de gestão privada no sector público, onde desempenhava funções.
Esta semana, na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento para a TAP, um insatisfeito David Neeleman dizia que com 50% do capital privado a empresa não era considerada pública, e confessava que essa tinha sido condição necessária para se manter no negócio. Por outro lado, olhando à situação recente da banca portuguesa, depois dos casos BPN, BPP, BES e Banif, acredito que ninguém pode afirmar taxativamente que o privado gere melhor que o público, ou vice-versa.
A diferenciação entre gestão pública e gestão privada é normalmente feita, apenas e só, pela estrutura de capital, não se discutindo o essencial, a gestão em si. Julgo que na génese da confusão está, permitam-me chamar-lhe assim, um dos mitos da Economia: o dinheiro público. Digo mito porque efectivamente é coisa que não existe. Dizer-se que se gere a coisa pública com dinheiros públicos é esquecer-se do que os nossos amigos anglo-saxónicos tão bem apelidam de “tax payers money”, ou seja dinheiro dos contribuintes. É verdade que existem regras e legislação próprias para a administração pública, bem como funções de natureza económica reservadas em exclusivo aos poderes públicos, mas o dinheiro, esse, tem uma única origem, e a aplicação do mesmo determina de forma decisiva a vida de pessoas a organizações.
Mais do que pública ou privada, a gestão quer-se competente, rigorosa, eficiente e eficaz. Nesse sentido, mais importante do que a estrutura de capital, é a forma como se definem estratégias, planos de acção e orçamentos, entre outros. A gestão tem de ser responsável e, não menos importante, responsabilizada pelos resultados que obtém e apresenta. Na devida altura, e em sede própria, caberá à estrutura accionista avaliar essa gestão, seja o capital público ou privado.
Por estas razões, acredito que o meu colega rapidamente se apercebeu que ali estava, não para saber como se geriam empresas no sector privado, mas sim, para ganhar novas competências e ferramentas de gestão que lhe permitiram evoluir enquanto profissional, desempenhando ainda melhor as funções que lhe foram confiadas.
Sérgio Gonçalves
Diário de Notícias da Madeira
Terça, 9 de Fevereiro de 2016
Tópicos semelhantes
» Privatização da via pública pela CML, com segurança privada da EMEL
» Fedea RECLAMAÇÕES PORTOS redução e as autoridades portuárias e GESTÃO DE PÚBLICO-PRIVADA "como a Tânger Med, Sines e Gioia Tauro"
» Os vícios do Norte "Portugal e outros países do sul da Europa e não omitir a verdade nos longos anos a criou as dívidas pública e privada"
» Fedea RECLAMAÇÕES PORTOS redução e as autoridades portuárias e GESTÃO DE PÚBLICO-PRIVADA "como a Tânger Med, Sines e Gioia Tauro"
» Os vícios do Norte "Portugal e outros países do sul da Europa e não omitir a verdade nos longos anos a criou as dívidas pública e privada"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin