Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 448 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 448 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Rui Moreira. “Só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa…”
Página 1 de 1
Rui Moreira. “Só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa…”
RUI DUARTE SILVA
Declarações polémicas de Rui Moreira incendeiam relações com Vigo, cujo alcaide cortou relações até Moreira pedir desculpa
Numa entrevista publicada esta quinta-feira pela revista “Visão”, o presidente da Câmara do Porto critica a opção da TAP de efetuar a ligação Lisboa-Vigo, tecendo a esse propósito comentários sobre a cidade espanhola. “Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro da francesinha, mas percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados e pode mandá-los àquele aeroporto miserável que eles lá têm e trazer uns passageiros a dormir a Lisboa”, afirma, nomeadamente, Rui Moreira.
Sobre uma nova rota da TAP para a Galiza, que terá um pacote promocional chamado Bom Dia Lisboa, que inclui uma noite grátis de hotel, com pequeno almoço e transporte, Rui Moreira ironiza: “Só pergunto se a TAP também oferece companhia em Lisboa…”
“Se Vigo tiver oportunidade de tirar tráfego ao porto de Leixões, também fará isso. É normal”, acrescenta. Considerando normal ser atacado por causa das suas posições em relação á cidade galega, Rui Moreira acrescenta que “o drama da Galiza é que está à frente do Norte de Portugal em tudo, menos nos aeroportos”. “Têm três, e não se entendem entre eles”.
19.02.2016 às 10h05
Expresso
Vigo exige “desculpas” a Rui Moreira
Lucília Monteiro
Alcalde da cidade galega considera “intoleráveis” e “insultuosas” as palavras do congénere do Porto à VISÃO e garante que não participará em fóruns onde esteja o autarca da Invicta até que este se retrate.
A cidade de Vigo, a pouco mais de uma hora do Porto, está à beira de um ataque de nervos. Tudo por causa das passagens da entrevista de Rui Moreira à VISÃO sobre a abertura de uma rota aérea da TAP entre Lisboa e aquela cidade. “Estou indignado com as declarações do presidente da Câmara do Porto”, afirmou hoje Abel Caballero aos jornalistas galegos depois de conhecer as referências do autarca da Invicta à sua cidade.
Na entrevista publicada esta quinta-feira, Moreira classificou de “miserável” o Aeroporto de Vigo (Peinador), assumiu ter tentado dividir os galegos em defesa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, fazendo pontes com a Corunha em detrimento de Vigo. Irónico, ainda perguntou se o pacote Bom Dia Lisboa que a TAP vai criar para promover a ligação Lisboa-Vigo a partir de julho incluía “companhia” para os passageiros. Em resposta, o socialista Caballero considerou que Moreira “insultou” a cidade galega e os seus habitantes de uma forma “intolerável”, fazendo uso de expressões “impróprias de qualquer pessoa, mas muito mais impróprias de um autarca”, classificando-as de “detestáveis”.
Mas o alcalde galego não fica por aí. Garantindo não confundir os responsáveis políticos com os habitantes das duas cidades, dada a “amizade” e “os laços fraternais” que unem Porto e Vigo, desafiou: “Exijo ao presidente da Câmara do Porto que retifique essas declarações e peça desculpa a esta cidade. Que peça desculpa por um insulto gravíssimo como não ouvi de nenhum outro responsável político em toda a minha vida política. Nunca ouvi ninguém insultar outro território desta forma”, assegurou aos jornalistas, palavras que estão a ser difundidas, com indignação à mistura, pela generalidade da Imprensa galega. Até lá, garante Caballero, “não vamos sentar-nos em qualquer fórum em que esteja o autarca do Porto até que este se retrate e peça desculpas” e isso incluiu, desde já, as reuniões do Eixo Atlântico, prometeu.
"GRAVÍSSIMO E INTOLERÁVEL"
Caballero assume que não vai tolerar mais palavras do género. Até porque, alega, “uma coisa é defender a sua cidade e denunciar coisas que se façam contra a sua cidade. Outra é insultar. E este é um assunto gravíssimo e intolerável”, reafirmou. O presidente do município de Vigo exige ainda igualdade de oportunidades e uma concorrência saudável entre cidades dos dois lados da fronteira, mas não esquece que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro “funciona com ajudas que estou a denunciar. E quando há igualdade de condições vejam como o aeroporto de Vigo dispara”, desafiou. Contactado pela VISÃO, fonte oficial do gabinete de Rui Moreira disse que, “de momento, não haverá lugar a quaisquer declarações sobre o assunto”.
A polémica não é de hoje. Há poucas semanas, Caballero desafiou a União Europeia a tomar uma posição sobre as pressões de Rui Moreira para que a TAP voltasse atrás na abertura da linha Vigo-Lisboa, considerando-as de uma gravidade extrema” por alegadamente tentar condicionar o mercado. “Até pode chamar a PIDE”, reagiu então o presidente da Câmara do Porto.
MIGUEL CARVALHO
18.02.2016 às 17h13
Revista Visão
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin