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Portos. Turcos do grupo Yildirim compram concessões portuárias da Tertir
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Portos. Turcos do grupo Yildirim compram concessões portuárias da Tertir
logistica Dachser porto de Waddinxveen
A Mota Engil e o Novo Banco venderam as posições na Tertir aos turcos da Yildirim.
A Mota Engil e o Novo Banco venderam as posições na Tertir aos turcos da Yildirim. O grupo turco passa a liderar a atividade hinterland dos portos em Portugal, depois de concretizada a compra das concessões portuárias do grupo Tertir e a empresa de logística Transitex, um negócio montado pelo Banco Finantia no valor 300 milhões de euros (equivalente a 553 milhões de euros numa base Enterprise Value (100%), indica a instituição financeira). Este é o maior investimento estrangeiro de sempre na atividade portuária em Portugal.
Os oito terminais de contentores da Tertir têm uma capacidade anual de movimentação de contentores de 2,7 milhões TEU, tendo os restantes dois terminais de carga fracionada e granéis uma capacidade anual de aproximadamente 4,5 milhões de toneladas.
Stock da Cunha, o CEO do NB afirmou há dias, aquando da apresentação de contas anuais da instituição, que o banco tinha alienada este atividade não estratégico. O assessor financeiro do Grupo Yildirim em Portugal nesta transação foi o Banco Finantia, tendo atuado numa base de exclusividade, nas vertentes de originação, estruturação, coordenação e execução da transação.
Gonçalo Botelho, vice-presidente da comissão executiva do Banco Finantia e principal responsável pela transação, referiu que “esta transação representa o maior investimento de sempre feito por uma empresa turca em Portugal e o maior investimento estrangeiro de sempre na atividade portuária em Portugal”. Acrescentou: “É intenção do grupo Yildirim no futuro reforçar igualmente o seu compromisso de investimento nos portos Portugueses de forma a aumentar a sua atividade, competitividade e fluxo de negócios”.
A concretização do acordo, inicialmente alcançado em setembro de 2015 entre o grupo Yildirim turco, a Mota-Engil e o Novo Banco só agora foi possível por ter sido necessário obter a aprovação da Autoridade da Concorrência e efetuar algumas operações de reorganização societária. Com esta transação, o Grupo Yildirim adicionou dez terminais portuários à sua carteira de negócios portuários (Yilport): sete localizados em Portugal, dois em Espanha e um no Perú.
A Yilport passa a deter uma capacidade total anual de movimentação de contentores de 10 milhões de TEU, e uma capacidade anual de movimentação de granéis sólidos de 22 milhões de toneladas, mantendo a sua atual capacidade de carga líquida e Ro-Ro (devendo passar a constar na lista dos vinte maiores operadores de terminais de contentores a nível mundial).
“Esta transação representa o maior investimento de sempre feito por uma empresa turca em Portugal, pretendendo a Yilport no futuro reforçar igualmente o seu compromisso de investimento nos portos portugueses de forma a aumentar a sua atividade, competitividade e fluxo de negócios”, indica fonte oficial. Portugal, como país mais ocidental da Europa, tem um enorme potencial para poder vir a beneficiar do aumento previsto das trocas comerciais através do canal do Panamá, valorizando a Yilport igualmente as importantes relações geopolíticas que o país tem com África e América Latina.
Publicado em: 01/03/2016 - 13:44:01
OJE
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