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Linha Aveiro-Vilar Formoso vai receber 376 milhões da União Europeia
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Linha Aveiro-Vilar Formoso vai receber 376 milhões da União Europeia
Paulo Figueiredo
O projecto deverá ter um custo estimado de cerca de 547,7 milhões de euros, de acordo com alista publica pela comissão europeia na passada sexta-feira.
A Comissão Europeia aprovou o financiamento de cerca de 376 milhões de euros para avançar as obras da nova ligação ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso no corredor Atlântico, em particular no segmento da linha da Beira Alta entre Pampilhosa da Serra e Vilar Formoso.
Este financiamento comunitário respeita ao projecto de execução deste empreendimento e às próprias obras.
Bruxelas considera que os custos totais com esta infra-estrutura deverão ascender a cerca de 547,7 milhões de euros, pelo que a taxa de financiamento comunitário no caso em questão se deverá fixar em 68,62%.
A nova linha ferroviária entre Aveiro e Vilar Formoso é o projecto nacional de maior dimensão da lista de 195 projectos de investimento em transportes aprovados pro Bruxelas e divulgado na passada sexta-feira pela Comissão europeia.
No total, a Comissão Europeia aprovou um financiamento de 6,7 mil milhões de euros, o que deverá representar um investimento global de cerca de 9,6 mil milhões de euros.
Em termos totais, foram aprovados cerca de uma dezena de projectos para Portugal no âmbito do Plano Juncker no sector dos transportes (MIE - Mecanismo Interligar a Europa).
O investimento total para os projectos nacionais no sector dos transportes implicam um investimento global de cerca de 580 milhões de euros, dos quais estão garantidos cerca de 396,5 milhões de euros de financiamento comunitário.
As taxas de financiamento comunitário para os cerca de 10 projectos de transportes para Portugal variam entre os 20%, 50%, 80% e 85%.
O projecto da linha ferroviária entre Sines, Lisboa e Madrid recebeu apenas a aprovação para financiamento de 1,1 milhões de euros por parte da comissão europeia, de um total de 2,2 milhões de custos estimados, apenas com estudos.
O mesmo projecto receberá ainda mais cerca de 2,5 milhões de euros, de total de custos estimado de 2,9 milhões de euros para mais estudos para o corredor internacional Sul (Sines/Setúbal/Lisboa/Caia).
O projecto de navegabilidade do rio Douro está também entre os eleitos, com um custos estimado de cerca de 12,8 milhões de euros entre estudos e obras no terreno.
Bruxelas prevê financiar este projecto com um montante conjunto de cerca de 10,8 milhões de euros.
00:05 h
Nuno Miguel Silva
nuno.silva@economico.pt
Económico
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