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Empresários e autarcas apreensivos com modernização da linha da Beira Alta
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Empresários e autarcas apreensivos com modernização da linha da Beira Alta
Simon Dawson/Bloomberg
O presidente da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), Fernando Paiva de Castro, encara “com apreensão” a proposta da Comissão Europeia para o financiamento da Linha da Beira Alta.
Esta proposta vai ser votada amanhã pelo Comité de Coordenação MIE (Mecanismo Interligar a Europa).
De acordo com o anúncio feito pela Comissão Europeia, Portugal deverá receber 423 milhões de euros de financiamento para 17 projectos no âmbito do MIE.
Entre os projectos seleccionados, figura a ligação ferroviária Pampilhosa/Vilar Formoso (modernização da linha da Beira Alta), a financiar pelo Fundo de Coesão, mas sem incluir a nova ligação entre Aveiro e Mangualde.
O presidente da AIDA lembrou à Lusa que o actual Governo havia assumido o compromisso de defender a nova via junto da União Europeia, que ficaria a menor distância dos portos de Aveiro e Leixões.
Em meados deste ano, em Castelo Branco, o ministro Pedro Marques apresentou uma nova perspectiva para a concretização do projecto e prometeu empenhar-se junto de Bruxelas para que fosse aprovada.
“Foi com apreensão que li num comunicado da Comissão Europeia que a emblemática ligação ferroviária Aveiro/Vilar Formoso, integrada na Rede Transeuropeia de Transportes, apenas foi contemplada com uma verba de 550 milhões de euros, para projecto e obras, mas para o percurso da Beira Alta entre Vilar Formoso e a Pampilhosa e, como é sabido, Aveiro e a plataforma de Cacia que liga ao nosso porto de mar fica a mais de 40 quilómetros”, disse Fernando Paiva de Castro.
No mesmo sentido já se havia pronunciado o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, observando que, “quanto mais for usada a linha do Norte na ligação a Vilar Formoso menor será a competitividade” e que a opção pela Pampilhosa “aumenta em 60 quilómetros” a distância aos portos de Aveiro e Leixões.
Outro presidente de câmara, Almeida Henriques, de Viseu, considerou que as regiões Norte e Centro do país ficam “muito prejudicadas” com a opção que a Comissão Europeia terá tomado de financiar apenas a melhoria da linha da Beira Alta.
“Não pode haver uma aposta forte na ferrovia sem fazer a ligação entre Cacia/Viseu/Mangualde (…) na senda do investimento que está a ser feito em Espanha e em toda a Europa”, comentou o autarca e antigo secretário de Estado da Economia, em declarações proferidas em Junho à Lusa.
07/07/2016
20:02 h
Económico com Lusa
Económico
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