Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Hanjin Shipping à beira da falência e do desmantelamento
Página 1 de 1
Hanjin Shipping à beira da falência e do desmantelamento
A Hanjin Shipping, a sétima maior companhia mundial de transporte marítimo de contentores, pediu hoje a protecção judicial de credores, fracassadas que foram as negociações para a reestruturação financeira da empresa. A HMM poderá ficar com os seus principais activos. Ganha a 2M, perde a The Alliance.
A braços com um passivo de cerca de seis mil milhões de dólares, a precisar de 1,2 mil milhões nos próximos 18 meses só para pagar dívida e as despesas correntes, frustradas as negociações com os armadores para a redução dos preços dos fretamentos dos navios e fechada a torneira do crédito, à Hanjin Shipping não restou alternativa a “deitar a toalha ao chão”.
O futuro da companhia poderá passar agora pela venda dos seus principais activos - desde logo, os navios e o network internacional – à Hyundai Merchant Marine (HMM).
Uma fusão entre a Hanjin e a HMM foi várias vezes falada nos últimos meses mas as autoridades sul-coreanas optaram por desincentivar a solução preferindo que fosse o Grupo Hanjin a encontrar uma saída para a crise. Agora, e até porque estão em causa as exportações sul-coreanas, o governo de Seul e o Banco de Desenvolvimento Coreano (DBK), público, poderão favorecer a concentração de activos na HMM.
Com o eventual desaparecimento da Hanjin Shipping (naquela que será, seguramente, uma das maiores falências da história da indústria), a nova The Alliance perderá um dos seus membros mesmo antes de arrancar. A aliança, recorde-se, integrará a Hapag-Lloyd (com a UASC), a MOL, a NYK e a Yang Ming.
Na inversa, com o reforço da capacidade da HMM ficará a ganhar a 2M, que junta a Maersk Line e a MSC, e a que a companhia sul-coreana deverá aderir no próximo ano.
Actualmente, e de acordo com os dados da Alphaliner, a Hanjin é número sete mundial, com uma quota de 2,9% e cerca de 609 mil TEU de capacidade de transporte. A HMM é 14.ª do ranking, com 2,1% e 437 mil TEU.
31 Agosto, 2016 at 12:33
por T&N
Tópicos semelhantes
» Gigante Hanjin Shipping à beira da bancarrota
» À beira da Estrada da Beira
» Aeroporto de Beja vai ter unidade de desmantelamento de aeronaves
» À beira da Estrada da Beira
» Aeroporto de Beja vai ter unidade de desmantelamento de aeronaves
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin