Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 75 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 75 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Através dos alto-mar "Vasco da Gama"
Página 1 de 1
Através dos alto-mar "Vasco da Gama"
VASCO DA GAMA: Explorador de mares.
Foto: Arranjo especial
Quinhentos anos atrás, Vasco da Gama partiu de Portugal para a Índia. Ele queria descobrir a terra de especiarias e seda.
Há viagens e viagens. Mas este empreendido há 500 anos foi um marco na história do mundo. 10 meses de duração da viagem de Vasco da Gama a partir de Portugal para a Índia em 1498 lhe valeu a distinção de ser o primeiro europeu a chegar à Índia por mar.
Nove anos antes, Bartolomeu Dias tinha descoberto o extremo sul da África e dobrou o Cabo da Boa Esperança e provou que o Atlântico e Índico estavam ligados!
Vasco nasceu em Sines de 1460, em uma família nobre. Quando ele cresceu, ele entrou para a Marinha. D. João II mandou para o sul de Lisboa para apreender navios franceses quando ele era 32. Sete anos depois, o rei D. Manuel mandou-o em uma expedição para encontrar a terra de especiarias e seda.
Vasco partiu com quatro navios, seu navio-chefe foi chamado St.Gabriel; ele levou três intérpretes, dois falantes de árabe e outro falou muitas línguas em Bantu.
O explorador manuseou o nariz para Columbus navegando sul, enquanto o antigo tinha insistido em uma rota leste para a Índia. Eles lançou âncora em Mombaça (Quénia), onde um piloto Gujarati que conhecia a rota para Calicut foi levado a bordo.
Chegada
Vasco da Gama chegou em Kappadu, perto da atual Kozhikode em 20 de maio de 1498. O rei de Calicut não estava particularmente impressionado com os dons da chegada - quatro capas de tecido escarlate, seis chapéus, quatro ramos de corais, uma caixa com sete de bronze embarcações, uma caixa de açúcar, dois barris de petróleo e um barril de mel.
O explorador começou sua viagem de volta em agosto, mas a viagem, em especial o trecho do Oceano Índico, levou cinco vezes o número de dias, o prosseguimento da viagem por causa dos ventos de monção eram contra eles. É triste dizer, apenas 54 da tripulação original de 170 regressou a Portugal, a maioria pereceu, incluindo o irmão de Vasco Paolo.
O explorador Português voltou para casa para uma recepção de herói. O rei concedeu-lhe o título de Dom, o que significa Senhor. Ele foi feito Almirante do Mar da Arábia, Pérsia, Índia e todo o Oriente. Em 1501, casou-se com Catarina de Ataíde e teve seis filhos.
Não foi louros e glória todo o caminho. Durante sua segunda viagem à Índia, da Gama aterrorizou portos muçulmanos cima e para baixo da costa leste Africano e queimou um navio muçulmano. Ele forçou o governante de Calecute para assinar um acordo, e sua reputação caiu na Índia. Quando voltou para casa, ele foi feito assessor para assuntos indígenas ao governante Português para as próximas duas décadas.
Em 1524, Vasco da Gama foi feito vice-rei e enviado para a Índia pela terceira vez; para conter a corrupção das autoridades portuguesas na Índia. No mesmo ano, ele morreu devido à malária e foi enterrado na Índia. Anos mais tarde, os restos foram levados para Portugal, onde foi enterrado novamente.
Tesouros do mar
Em março deste ano, os investigadores disseram que milhares de artefatos e restos da embarcação foram recuperados a partir do navio Esmeralda, uma das armada de Vasco da Gama, encontrado na costa de Omã.
October 14, 2016
The Hindu
Tópicos semelhantes
» Portugal em Relatório: Vasco da Gama tem medo de água
» Quem foi (realmente) Vasco da Gama?
» Desrespeito de bem público na Avenida Vasco da Gama regenerada
» Quem foi (realmente) Vasco da Gama?
» Desrespeito de bem público na Avenida Vasco da Gama regenerada
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin