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O prefeito solicitou uma reunião com o novo ministro das Obras Públicas para abordar projectos pendentes

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Mensagem por Admin Sáb Nov 05, 2016 11:11 am

O prefeito solicitou uma reunião com o novo ministro das Obras Públicas para abordar projectos pendentes 08_fomento


No início de outubro, com o presidente do conselho, deputado José Antonio Bermudez de Castro eo senador Gonzalo Robles, rasgou o então ministro agindo Rafael Catala empenhada em concurso as obras de eletrificação ferroviária para Portugal até 31 de Dezembro . Durante a reunião também discutiu a necessidade de concluir o trecho notável do A-62 em Fuentes de Oñoro eo alargamento da estrada a inclinação Helmántico por cinco anos

No início de outubro, o prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco; o presidente do conselho de Salamanca, Javier Iglesias; o salmantino deputado e secretário geral nacional PP do Grupo Popular, José Antonio Bermudez de Castro; e PP senador Gonzalo Robles, se reuniu com o ministro interino do Desenvolvimento, para abordar projetos de destaque para a província de Salamanca. Assim, eles rasgado compromisso de apoiar e deixá-lo na agenda do novo ministro. Uma vez que Inigo de la Serna tomou posse, o prefeito charro já solicitou uma reunião.

Um mês atrás, o governo se comprometeu a apresentar uma proposta electrificação da linha ferroviária para Fuentes de Oñoro antes do final deste ano. É a seção de inclinação de Salamanca uma vez que a ligação entre Medina del Campo e do capital charra está em andamento há um ano, permitindo uma ligação directa a Madrid em apenas meia hora. "Eles entenderam a sensibilidade que teve de infra-estrutura, especialmente com o trem, que estava na cidade e província de Salamanca", disse Mañueco charra representando o partido.

De fato havia uma conversa de aumentar o número de frequências porque a linha está oferecendo resultados positivos financeiramente. Assim, as autoridades solicitaram salmantinas aumentar a corrente de quatro, como Renfe e se comprometeram a chegar a dez viagens por dia. Além disso, a eliminação de passagens de nível, por exemplo Gomecello no futuro próximo, vai encurtar o tempo de viagem. "Estamos agora a trabalhar sobre ela, são bons para Salamanca funciona", acrescentou Mañueco, agradecendo o apoio do Governo à província charra.

O objectivo é que até 2020 o trem eletrificado pode chegar à fronteira Português, a fim de melhorar a alta velocidade com Lisboa, tanto de passageiros como de mercadorias. Por esta orçado 11 milhões de euros em 2016 e 57 milhões entre 2017 e 2019. Lançada comboio directo para Madrid, agora o próximo passo é chegar à fronteira com o país vizinho de ligação com lusas caminho e criar um grande corredor de alta velocidade tanto para carga e transporte de passageiros. 

Enquanto isso, o novo governo socialista de Portugal aprovou o seu compromisso de modernizar a estrada de ferro entre Salamanca e Aveiro. Isto foi afirmado pelo primeiro-ministro Antonio Costa, durante um discurso em Gaia, perto do Porto, defendendo beneficiar de fundos europeus para melhorar a ligação ferroviária com a Espanha através da província charra e Galícia. Em 2014, o ex-Governo Português aprovou um investimento de 2.000 milhões de fundos comunitários para ligações ferroviárias Espanha: 1.000 milhões para a linha entre Sines e Caia (perto de Badajoz), 900 milhões de corredor entre Aveiro e Vilar Formoso (ao lado Salamanca) e 145 milhões de euros para o caminho que melhora o acesso à Galiza.


Outros assuntos discutidos na reunião

Durante a reunião entre as autoridades salmantinas e o ministro do Desenvolvimento, também eles expuseram a necessidade de concluir o trecho notável do A-62 em Fuentes de Oñoro eo alargamento da estrada Helmántico pendente para cinco anos. A este respeito, o prefeito solicitou a transferência para a cidade de seções de velhas estradas nacionais que já estão integrados no ambiente urbano, acelerando o trabalho a ser realizado.

Além disso, enquanto se aguarda o projeto de reforma a ligação entre a A-62 e A-66 ao lado do bairro de Buenos Aires da capital, onde a existência de uma rotunda provoca acidentes de trânsito constantes e retenções na circulação de veículos em determinados momentos . Em junho passado, o Ministério das Obras Públicas proposto a elaboração. De acordo com as avaliações feitas no estudo anterior do desempenho, estima-se que o orçamento das obras ascende a cerca de 31 milhões de euros.


Prioridade para projeto logístico Salamanca para receber ajuda europeia

Em setembro passado, o projeto de logística de Salamanca novamente deixado de fora da ajuda para prosseguir com a construção. A Comissão Europeia não tenha incluído no Mecanismo Interligar a Europa a iniciativa da cidade e do porto de Leixões para construir ao lado Mercasalamanca um porto seco com um terminal ferroviário.

Especificamente, o projeto apresentado ao pedido de fundos europeus tem um orçamento de quinze milhões de euros e inclui a chegada de trens de carga mais longo, até 750 metros, o que permite o transporte de contentores e de armazenamento em massa. Infra-estrutura associada com o Corredor Ferroviário Atlântico para converter Salamanca porto seco Leixões Português.

O Ministério do Desenvolvimento alertou que o convite foi subsídios mais focadas para outros tipos de projetos, mas não fechou a porta para a cidade de Salamanca para continuar tentando, porque eu não tinha nada a perder. No entanto, no final do ano, haverá uma nova chamada, onde Sim, haverá mais oportunidades para os recursos, como em sua época foi conseguido para a electrificação da linha ferroviária entre Medina del Campo e Fuentes de Oñoro por Salamanca, o que permitiu lançar um comboio rápido directo a Madrid.

E o governo quer Salamanca é considerada plataforma estratégica, dando prioridade de acesso aos fundos europeus. "No contexto da conexão entre Espanha e Portugal é um nó importante e tem um grande futuro, daí o nosso apoio para que ele possa desenvolver e obter financiamento para isso", disse ontem o ministro, Rafael Catala, após uma reunião com prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco; o presidente do Conselho, Javier Iglesias; o vice-nacional PP Jose Antonio Bermudez de Castro e o senador Gonzalo Robles PP.

Recorde-se que o Corredor Atlântico conecta doze países banhados pelo Atlântico e é executado mais de 2.000 quilómetros e sua área de influência é entre 30 e 40% do PIB na área do euro. Além disso, ele é obrigado mercadorias a partir do coração da Europa ao Norte de África e América do Sul passo. Na Península Ibérica, o Corredor Atlântico ligação com capilar Europa, entre outras infra-estruturas, os portos de Biscaia (Passagens, Bilbao, Santander, Gijon, Aviles e Burela) e portos na costa atlântica (Corunha, Ferrol, Villagarcia de Arosa Marin e Ria de Pontevedra, Vigo, Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Sines e Algeciras).

Raul Martin
05 de novembro de 2016
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