Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 57 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 57 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
O prefeito solicitou uma reunião com o novo ministro das Obras Públicas para abordar projectos pendentes
Página 1 de 1
O prefeito solicitou uma reunião com o novo ministro das Obras Públicas para abordar projectos pendentes
No início de outubro, com o presidente do conselho, deputado José Antonio Bermudez de Castro eo senador Gonzalo Robles, rasgou o então ministro agindo Rafael Catala empenhada em concurso as obras de eletrificação ferroviária para Portugal até 31 de Dezembro . Durante a reunião também discutiu a necessidade de concluir o trecho notável do A-62 em Fuentes de Oñoro eo alargamento da estrada a inclinação Helmántico por cinco anos
No início de outubro, o prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco; o presidente do conselho de Salamanca, Javier Iglesias; o salmantino deputado e secretário geral nacional PP do Grupo Popular, José Antonio Bermudez de Castro; e PP senador Gonzalo Robles, se reuniu com o ministro interino do Desenvolvimento, para abordar projetos de destaque para a província de Salamanca. Assim, eles rasgado compromisso de apoiar e deixá-lo na agenda do novo ministro. Uma vez que Inigo de la Serna tomou posse, o prefeito charro já solicitou uma reunião.
Um mês atrás, o governo se comprometeu a apresentar uma proposta electrificação da linha ferroviária para Fuentes de Oñoro antes do final deste ano. É a seção de inclinação de Salamanca uma vez que a ligação entre Medina del Campo e do capital charra está em andamento há um ano, permitindo uma ligação directa a Madrid em apenas meia hora. "Eles entenderam a sensibilidade que teve de infra-estrutura, especialmente com o trem, que estava na cidade e província de Salamanca", disse Mañueco charra representando o partido.
De fato havia uma conversa de aumentar o número de frequências porque a linha está oferecendo resultados positivos financeiramente. Assim, as autoridades solicitaram salmantinas aumentar a corrente de quatro, como Renfe e se comprometeram a chegar a dez viagens por dia. Além disso, a eliminação de passagens de nível, por exemplo Gomecello no futuro próximo, vai encurtar o tempo de viagem. "Estamos agora a trabalhar sobre ela, são bons para Salamanca funciona", acrescentou Mañueco, agradecendo o apoio do Governo à província charra.
O objectivo é que até 2020 o trem eletrificado pode chegar à fronteira Português, a fim de melhorar a alta velocidade com Lisboa, tanto de passageiros como de mercadorias. Por esta orçado 11 milhões de euros em 2016 e 57 milhões entre 2017 e 2019. Lançada comboio directo para Madrid, agora o próximo passo é chegar à fronteira com o país vizinho de ligação com lusas caminho e criar um grande corredor de alta velocidade tanto para carga e transporte de passageiros.
Enquanto isso, o novo governo socialista de Portugal aprovou o seu compromisso de modernizar a estrada de ferro entre Salamanca e Aveiro. Isto foi afirmado pelo primeiro-ministro Antonio Costa, durante um discurso em Gaia, perto do Porto, defendendo beneficiar de fundos europeus para melhorar a ligação ferroviária com a Espanha através da província charra e Galícia. Em 2014, o ex-Governo Português aprovou um investimento de 2.000 milhões de fundos comunitários para ligações ferroviárias Espanha: 1.000 milhões para a linha entre Sines e Caia (perto de Badajoz), 900 milhões de corredor entre Aveiro e Vilar Formoso (ao lado Salamanca) e 145 milhões de euros para o caminho que melhora o acesso à Galiza.
Outros assuntos discutidos na reunião
Durante a reunião entre as autoridades salmantinas e o ministro do Desenvolvimento, também eles expuseram a necessidade de concluir o trecho notável do A-62 em Fuentes de Oñoro eo alargamento da estrada Helmántico pendente para cinco anos. A este respeito, o prefeito solicitou a transferência para a cidade de seções de velhas estradas nacionais que já estão integrados no ambiente urbano, acelerando o trabalho a ser realizado.
Além disso, enquanto se aguarda o projeto de reforma a ligação entre a A-62 e A-66 ao lado do bairro de Buenos Aires da capital, onde a existência de uma rotunda provoca acidentes de trânsito constantes e retenções na circulação de veículos em determinados momentos . Em junho passado, o Ministério das Obras Públicas proposto a elaboração. De acordo com as avaliações feitas no estudo anterior do desempenho, estima-se que o orçamento das obras ascende a cerca de 31 milhões de euros.
Prioridade para projeto logístico Salamanca para receber ajuda europeia
Em setembro passado, o projeto de logística de Salamanca novamente deixado de fora da ajuda para prosseguir com a construção. A Comissão Europeia não tenha incluído no Mecanismo Interligar a Europa a iniciativa da cidade e do porto de Leixões para construir ao lado Mercasalamanca um porto seco com um terminal ferroviário.
Especificamente, o projeto apresentado ao pedido de fundos europeus tem um orçamento de quinze milhões de euros e inclui a chegada de trens de carga mais longo, até 750 metros, o que permite o transporte de contentores e de armazenamento em massa. Infra-estrutura associada com o Corredor Ferroviário Atlântico para converter Salamanca porto seco Leixões Português.
O Ministério do Desenvolvimento alertou que o convite foi subsídios mais focadas para outros tipos de projetos, mas não fechou a porta para a cidade de Salamanca para continuar tentando, porque eu não tinha nada a perder. No entanto, no final do ano, haverá uma nova chamada, onde Sim, haverá mais oportunidades para os recursos, como em sua época foi conseguido para a electrificação da linha ferroviária entre Medina del Campo e Fuentes de Oñoro por Salamanca, o que permitiu lançar um comboio rápido directo a Madrid.
E o governo quer Salamanca é considerada plataforma estratégica, dando prioridade de acesso aos fundos europeus. "No contexto da conexão entre Espanha e Portugal é um nó importante e tem um grande futuro, daí o nosso apoio para que ele possa desenvolver e obter financiamento para isso", disse ontem o ministro, Rafael Catala, após uma reunião com prefeito de Salamanca, Alfonso Fernández Mañueco; o presidente do Conselho, Javier Iglesias; o vice-nacional PP Jose Antonio Bermudez de Castro e o senador Gonzalo Robles PP.
Recorde-se que o Corredor Atlântico conecta doze países banhados pelo Atlântico e é executado mais de 2.000 quilómetros e sua área de influência é entre 30 e 40% do PIB na área do euro. Além disso, ele é obrigado mercadorias a partir do coração da Europa ao Norte de África e América do Sul passo. Na Península Ibérica, o Corredor Atlântico ligação com capilar Europa, entre outras infra-estruturas, os portos de Biscaia (Passagens, Bilbao, Santander, Gijon, Aviles e Burela) e portos na costa atlântica (Corunha, Ferrol, Villagarcia de Arosa Marin e Ria de Pontevedra, Vigo, Viana do Castelo, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Sines e Algeciras).
Raul Martin
05 de novembro de 2016
Salamanca 24 horas
Tópicos semelhantes
» Ministro das Obras Públicas não irá participar na reunião com as autoridades do porto de Sines na plataforma
» Portalegre: Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas diz que faltam politicas publicas que potenciem o desenvolvimento da região
» Ministro das Obras Públicas de Espanha, Inigo de la Serna: A estiva "guerra" ameaça a viabilidade dos portos de Algeciras e Valência
» Portalegre: Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas diz que faltam politicas publicas que potenciem o desenvolvimento da região
» Ministro das Obras Públicas de Espanha, Inigo de la Serna: A estiva "guerra" ameaça a viabilidade dos portos de Algeciras e Valência
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin