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Ministro das Obras Públicas de Espanha, Inigo de la Serna: A estiva "guerra" ameaça a viabilidade dos portos de Algeciras e Valência
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Ministro das Obras Públicas de Espanha, Inigo de la Serna: A estiva "guerra" ameaça a viabilidade dos portos de Algeciras e Valência
Ministro do Desenvolvimento, Inigo de la Serna.
PORTOS ESPANHÓIS BATER SEU RECORDE DE TRÁFEGO DE MERCADORIAS EM 2016 PARA MOVER MAIS DE 500 MILHÕES DE TONELADAS; UM MARCO QUE DIFICILMENTE PODE SER REPETIDA ESTE ANO SE O CONFLITO SE AGRAVA ESTIVA
Portos espanhóis bater seu recorde de tráfego de mercadorias em 2016 para mover mais de 500 milhões de toneladas. Um marco que dificilmente pode ser repetida este ano se o conflito se agrava estiva.
Embora o Decreto Real já viu a luz ainda estar à frente de muitas semanas de negociações
Até agora, as chamadas de greve e ao decréscimo de 30% na produtividade já levou a mais de uma dúzia de navios para desviar o seu curso e mudar Valência por outros destinos menos controversos e mais eficientes.
A aprovação do Real Decreto estiva liberalização levou estivadores para lançar um ataque nove dias em dias alternados que ameaça paralisar a rede de portos três semanas em março, que já está levando a transporte e empresas exportação de buscar alternativas em Portugal, Marrocos e França.
Neste ponto, a imobilidade das uniões de coordenador, que se recusam a perder o controle de contratação e acesso à profissão, juntamente com os altos custos e terminais de baixo de automação, ameaçam a viabilidade de portas Algeciras e Valência, além da atual guerra no estiva.
E, quando há um conflito em um porto ou não é competitivo o suficiente, o primeiro tráfego desaparece é o tráfego, que é dominante na infra-estrutura.
Por sua boa posição geográfica, o Porto de Algeciras (Cádiz) foi coroado como um importante pólo de mercadorias, ou seja, num porto, por exemplo, centraliza a recepção de navios com 18.000 contentores de 20 pés que dividido em navios menores, que têm outros portos como o seu destino final. Assim, 97% do tráfego de contentores é o maior tráfego de porta da Andaluzia (4,38 milhões de contentores).
A segunda porta recebe mais contentores em trânsito é o Valência, com 4,72 milhões por ano, 53,2% do seu tráfego total. As duas portas são responsáveis por 87,3% do tráfego de contentores em trânsito a partir de Espanha e, por extensão, são os mais estivadores empregados: 2.835 trabalhadores, 46% do total.
"Um verdadeiro risco"
"As companhias de navegação estão mudando de um dia para outro tráfego de seu trânsito. Se eles têm para se mover para a rentabilidade ou evitar conflitos não têm nada em levá-los para Portugal ou Tânger, que estão ganhando competitividade em relação a portos espanhóis", explicam sector fontes portas especializada serviços profissionais.
Neste ponto, ambos consultores e empresários de estiva não hesita em apontar para o porto de Tânger como a maior ameaça para Algeciras, que mal tem um teminal semi automatizado: o ex Hanjin (Terminais TTI), que tem as mãos passaram dois empresa sul-coreana depois de quebrar a companhia de navegação.
E, como indicado ambas as fontes, a grande companhia de navegação Maersk, proprietário da APM Terminals, foi premiado com a expansão do porto de Tânger (Tânger-Med) e vai lançar um terminal automatizado em 2019, o que significa aumento da concorrência Algeciras diretamente com se nada mudar.
"Maerks já deixou o porto de Málaga e não lhe custa nada para pegar seus guindastes e ir para outro porto ou desviar o tráfego de trânsito se você encontrar mais rentável. É um risco real."
Não surpreendentemente, o trabalho em Tânger é cinco vezes mais barato do que em Espanha (é entre 55 a 70% dos custos) e, embora em Algeciras estivadores são muito mais profissional e mais eficiente, o lançamento de um terminal automático tem um monte de peso e pode agravar uma tendência que já começou.
Em média, o trabalho em seu terminal portuário semi-automatizado é de 16,5, enquanto o terminal da empresa Maersk (APM Terminals) de trabalho acrescenta uma média de 21,6 porto.
A partir destes números o fato mostra que a companhia de navegação dinamarquesa, que já tem uma presença na África do Norte, derivou muito do seu tráfego (cerca de dois milhões de contentores em três anos) para o outro lado do Estreito, especificamente o porto Tanger-Med em Marrocos, onde a produtividade é custos mais altos e mais baixos.
Quanto a Portugal, também ele optou para a modernização de suas portas e já começou a liberalização do estiva vinculados pela Troika, como a Grécia.
"MSC, a segunda transporte marítimo mundial, o tráfego de mercadorias de Sines (Portugal) converte quando há tensão em Valência".
Por exemplo, em 2013, a MSC derivadas de 200.000 a 300.000 contentores de Valência a Sines, onde o trabalho é mais competitiva. Neste ponto, devemos lembrar que, embora na Austrália e Roterdão terminais que não precisam de estivadores para descarregar navios existentes, em Espanha existem apenas dois terminais semi-automatizado. A segunda é em Barcelona e é o melhor.
Convénios desleais
Embora o Decreto Real já viu a luz ainda pela frente várias semanas de negociações.
Em relação ao conflito com a estivadores, Maerks já oferecidos sub-rogado a todos os trabalhadores de Algeciras nas mesmas condições para evitar a greve afeta você.
Para a empresa, o centro de Algeciras é um custo portuário e de distribuição de mercadorias e com um barco parado um dia custa 20 milhões.
25 de fevereiro, 2017, 12:31
Periodista Digital
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