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BIMCO prevê mais um ano difícil para o transporte marítimo
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BIMCO prevê mais um ano difícil para o transporte marítimo
2017 vai ser mais um ano difícil para todos os segmentos do transporte marítimo, por causa do baixo crescimento da economia mundial e do aumento da frota. A BIMCO defende o envio de mais navios para desmantelamento e avisa que a recuperação vai levar tempo.
“O sector do transporte marítimo tem de prosseguir os cortes em curso dado que o FMI prevê o crescimento global do PIB mais baixo desde 2009. 2017 será mais um ano de dura concorrência, a qual agora incluirá os navios-tanque”, refere o relatório da BIMCO. O documento acrescenta que “o restabelecimento completo dos mercados do transporte marítimo irá precisar de vários anos de melhorias sólidas para aumentar as taxas de utilização”.
No que se refere aos granéis sólidos, a BIMCO avisa ser vital que navios com uma capacidade total de 30 milhões de toneladas de porte bruto sejam enviados para abate este ano, devido às entregas de novas embarcações pelos estaleiros asiáticos previstas para este ano e o próximo.
A BIMCO prevê um aumento da oferta disponível em 1,6% em 2017, após ter subido 2,2% no ano que passou. “O abrandamento nos desmantelamentos desde Junho de 2016 fez soar os alarmes”, acrescenta a nota.
Quanto aos navios petroleiros, a BIMCO prevê um crescimento líquido da frota de 3% neste novo ano, contra 6% em 2016. A subida da oferta neste segmento deverá ser em 2017 de 2,5%, contra 6,1% no ano que passou. “Prevemos que o desmantelamento de capacidade de navios-tanque atinja um máximo de cinco anos, mas não será suficiente para evitar que arranque um novo mercado deficitário do transporte marítimo”, refere a consultora.
Por fim, para o segmento dos contentores, a BIMCO prevê para este novo ano um crescimento líquido da frota de 3,1%, que compara com 1,1% em 2016. “Se o multiplicador voltar a ser de um e a previsão de 3,4% do FMI se concretizar, o mercado não melhorará nem piorará em 2017”, refere a nota.
2 Janeiro, 2017 at 15:10
por T&N
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