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Bruxelas considera urgente a ligação ferroviária entre Évora e Mérida

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Bruxelas considera urgente a ligação ferroviária entre Évora e Mérida Empty Bruxelas considera urgente a ligação ferroviária entre Évora e Mérida

Mensagem por Admin Sáb Fev 11, 2017 12:04 pm

Bruxelas considera urgente a ligação ferroviária entre Évora e Mérida Extremadura%20(1)-kS4B-U212049529270s6F-575x323@Hoy
 Linha ferroviária que liga Badajoz Elvas, na fronteira do Caia / C- MORENO

Um relatório sobre o desenvolvimento do Corredor Atlântico também destaca deficiências de electrificação e de trem de comprimento

A ligação ferroviária entre Évora e Mérida é essencial para a União Europeia , bem como melhorias na eletrificação de linha, largura de via e duração de comboios de mercadorias. Isso se reflete em um relatório sobre o Corredor Atlântico , que faz parte da linha Madrid-Extremadura.

O Corredor Atlântico é um dos nove principais linhas de comunicação coletadas no Trans - Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T por sua sigla em Inglês). Conecta o sudoeste da Península Ibérica e na Europa Central, ligando os portos de Algeciras, Sines, Lisboa (através de Extremadura), Leixões-Porto (Castilla y León) e Bilbao com Bordeaux e Paris, daí a noroeste para Le Havre, na Inglês Channel, e de leste a Estrasburgo e Mannheim, na Alemanha.


Os principais objectivos deste corredor são de melhorar a intermodalidade (dando mais destaque para o trem do outro lado da estrada), portas de conectividade e interoperabilidade ferroviária, para o que precisa para a Espanha e Portugal sair da bitola ibérica (faixa de 1.668 milímetros ) e adotar a largura internacional (1.435 milímetros).

A Comissão Europeia atribuiu um coordenador para cada um dos nove corredores. No caso do Atlântico, ele é professor responsável, economista e político italiano Carlo Secchi. Em 2015, ele preparou um relatório sobre as linhas de trabalho e no final de 2016 publicou uma análise da situação atual.

Neste último documento que fornece uma visão geral do corredor e os principais desafios para alcançar estes objectivos, que a Comissão Europeia a atingir até 2030. Entre os problemas a serem resolvidos incluem a ligação ferroviária entre Évora e Mérida, um aspecto já recolhidas em 2015, mas agora considerado fundamental. Ele salienta que é a ligação directa entre Lisboa, Setúbal e Sines com Madrid , portanto, uma questão importante para corredor de comunicações. Como lembrou, já estão alocando fundos para o desenvolvimento de projetos na seção Português e para o desenvolvimento dos trabalhos no lado espanhol com o objectivo de lançar uma linha comum de passageiros e de mercadorias a circular em pistas de bitola ibérica . Mas considera-se provável que em 2030 haja uma conexão com ampla internacional.

O relatório também menciona a segunda conexão entre Espanha e Portugal, que liga Valladolid e Salamanca através de Fuentes de Oñoro com Aveiro, a cerca de 75 quilómetros a sul do Porto. É, por conseguinte, uma alternativa para a comunicação entre Lisboa e Madrid.

Secchi está já está operacional, mas considera que é necessário melhorar a infra-estrutura. Em qualquer caso, esta figura rota com uma importância secundária. Como foi dito, a ligação entre Lisboa e Évora é levantada quase completa, mas a conjunção entre_Lisboa e Porto com uma rede de largura internacional 2030 ainda não está contemplado.


Electrificação e medidor

O relatório prevê que a ligação entre Évora e Mérida através Caia estar operacional em 2021. Mas não é o único problema que é mencionado para o uso da rede de Extremadura. Ele também destaca a necessidade de electrificação das linhas ferroviárias com uma tensão que é compatível, mas indica que já trabalham nessa linha, assim como Espanha e Portugal.

Quanto ao tipo de pista, menciona o uso de travessas polivalentes, tais como aqueles que estão sendo instalados para o trem de alta performance em Extremadura, projetado para trens bitola ibérica, mas adaptável a uma medida internacional.

Ele também salienta as restrições à circulação dos comboios de mercadorias muito longos (740 metros) e cita a secção de Badajoz Aljucen, onde eles não podem exceder 420 metros. Mas considera que as novas linhas estão a trabalhar nesse sentido, bem como na implementação do Sistema Europeu gestão do tráfego ferroviário (ERTMS em Inglês). Todas essas melhorias vão permitir que os comboios a circular sem interrupção para a Europa.

JUAN SORIANO
10 de fevereiro de 2017
23:40
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Bruxelas considera urgente a ligação ferroviária entre Évora e Mérida Empty Boas palavras para a plataforma logística em Badajoz

Mensagem por Admin Sáb Fev 11, 2017 12:05 pm

Melhorias no tráfego de mercadorias irá conduzir os terminais logísticos que ligam ferroviário e rodoviário. O relatório sobre o desenvolvimento do Corredor Atlântico como exemplo Vitoria, chave para a conexão com a Europa. Também considerada significativa a existência de até doze performances: seis em Espanha, dois em Portugal e quatro em França. Destes, mencionar projeto Callsiba (Atlantic Logística do Corredor Lisboa-Setúbal-Sines-Badajoz), que envolve a união de portos portugueses com uma plataforma logística junto à fronteira de conceder vantagens na gestão do tráfego, os procedimentos administrativos, a carga produtos e otimização de rotas.

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