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Leixões: Governo prevê investimento de 430 milhões e crescimento de 44% na próxima década (Ilusão de 1.5 milhões TEUs por ano e Racional de 1 milhões ou 900 mil TEUs por ano)
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Leixões: Governo prevê investimento de 430 milhões e crescimento de 44% na próxima década (Ilusão de 1.5 milhões TEUs por ano e Racional de 1 milhões ou 900 mil TEUs por ano)
"Ilusão de 1.5 milhões TEUs por ano (invejoso da área portuária de Sines a sua passe a ser o primeiro porto português) e Racional de 1 milhões ou 900 mil TEUs por ano, não foi a avaliação dos impactos de expansão da cidade de Matosinhos na freguesia de Leixões esta acima da área portuária, a nova frota de navios para a grande dimensão em reduzir da frota de navios para a pequena/média dimensão na Europa e as previsões para a industrial de Nordeste de Portugal era a expansão negativa para consideramente de Vigo esta a liderar na região nordeste de península ibérica como a previsão de investimento nos terminais mais competitivo a contra de Leixões e de Lisboa/Sines. Será uma ilusão para a sociedade económica e comunidade da região nordeste de Portugal, as previsões politicas não são técnicas e técnicamente é o difícil a chegar os nestes números do plano de projeto governamental."
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, realizou esta sexta-feira a apresentação da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária no Porto de Leixões, onde enalteceu os investimentos de 430 milhões de euros previstos para a próxima década e o objectivo de crescimento de 44% no período.
O investimento de 430 milhões de euros que o Governo espera para o Porto de Leixões já tinha sido anunciado no passado dia 19 de Dezembro, em Sines, quando a Estratégia foi oficialmente apresentada - ao todo, Governo prevê investimentos de 2,5 mil milhões nos Portos nacionais na próxima década, maioritariamente investimento privado.
A fatia prevista para o Porto de Leixões é de 430 milhões de euros, onde se destacam quatro apostas essenciais: o novo terminal de contentores, com fundos de -14m; a reconversão do Terminal de Contentores Sul (TCS); o aumento da eficiência do Terminal de Granéis Sólidos e Alimentares; a Plataforma Multimodal Logística (Pólos 1 e 2).
O plano delineado pelo Governo prevê então que o Porto de Leixões consiga aumentos na ordem de 44% na tonelagem movimentada até 2026, para além de um crescimento ainda maior no segmento dos contentores (+73%).
20/02/2017
CARGO Edições,Lda © 2017
Conheça aqui os planos do Governo para o Porto de Leixões!
Como a CARGO noticiou, Ana Paula Vitorino esteve esta sexta-feira no Porto de Leixões onde anunciou os investimentos previstos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária. Ao todo são 430 milhões de euros que a Ministra do Mar espera ver aplicados em Leixões. Veja aqui os investimentos e as datas previstas!
A Estratégia do Governo para Leixões tem então quatro áreas de actuação essenciais para garantir o aumento da competitividade do Porto nortenho: a construção do novo terminal de contentores (fundos -14m ZH); a reconversão do Terminal de Contentores Sul (TCS); o aumento da eficiência do Terminal de Granéis Sólidos e Alimentares; a Plataforma Multimodal Logística (Pólos 1 e 2).
Novo Terminal de Contentores
A construção de um novo terminal de contentores em Leixões é vista como essencial pelo Governo, até porque o Porto de Leixões tem registado movimentos muito perto da sua capacidade máxima neste segmento.
Com o novo terminal de contentores, o Governo pretende "responder ao acréscimo de tráfego no segmento de contentores e à progressiva maior dimensão de navios à escala global (calado, boca e comprimento)'.
O investimento total prevsisto para este projecto é de 320 milhões de euros, devendo estar concluído em 2025. Ajudará, em conjunto com o investimento no Terminal de Contentores Sul, a aumentar a capacidade do Porto de Leixões no segmento dos contentores para 1,5 milhões de TEU/ano.
Reconversão do Terminal de Contentores Sul
Outro investimento previsto em Leixões no segmento dos contentores está previsto para o Terminal de Contentores Sul (TCS), concessionado à TCL. Com a reconversão do terminal, o Governo pretende 'responder ao acréscimo de tráfego no segmento de contentores, eliminando constrangimento de capacidade e aumentando a competitividade do Porto no seu segmento de mercado'.
Com este investimento, a capacidade do terminal aumentará 26% (130 mil TEU/ano). Num investimento de 43,4 milhões de euros, a obra terá início em 2018 e conclusão prevista para 2019.
Plataforma Multimodal Logística (Pólos 1 e 2)
A Plataforma Logística de Leixões também deverá ser alvo de importantes investimentos, com o objectivo de, segundo o plano, 'aumentar a capacidade de armazenagem em segunda linha, a eficiência global e a promoção da intermodalidade, criando na Área Metropolitana do Porto uma plataforma de valor acrescentado com condições para a atracção e fixação de agentes de logística'.
A intervenção conta assim as obras de infraestruturação dos Pólos 1 e 2, infraestruturas informáticas e ligação à JUP/JUL, estudos e projectos do terminal ferroviário da plataforma logística, pela Infraestruturas de Portugal e avaliação ambiental.
O investimento total será aqui de 54,1 milhões de euros e as obras ficarão totalmente concluídas em 2022.
Aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares
Com o objectivo de 'aumentar a competitividade e eficiência da operação de descarga de granéis agro-alimentares', o Governo prevê também investimentos que possam aumentar a eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares do Porto de Leixões.
Num investimento total de 12 milhões de euros, as obras deverão começar em 2019 e estar concluídas em 2020. Para além do investimento no próprio terminal, melhorando as operações de carga e descarga, haverá também investimento no transporte entre o terminal e os silos, eliminando a poluição associada através de transportador de bandas coberto.
De referir que o Porto de Leixões beneficiará ainda de outros investimentos contemplados na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária que não se limitam a investimentos num Porto específico - os casos da JUL ou do VTS são disso exemplo.
20/02/2017
CARGO Edições,Lda © 2017
A Estratégia do Governo para Leixões tem então quatro áreas de actuação essenciais para garantir o aumento da competitividade do Porto nortenho: a construção do novo terminal de contentores (fundos -14m ZH); a reconversão do Terminal de Contentores Sul (TCS); o aumento da eficiência do Terminal de Granéis Sólidos e Alimentares; a Plataforma Multimodal Logística (Pólos 1 e 2).
Novo Terminal de Contentores
A construção de um novo terminal de contentores em Leixões é vista como essencial pelo Governo, até porque o Porto de Leixões tem registado movimentos muito perto da sua capacidade máxima neste segmento.
Com o novo terminal de contentores, o Governo pretende "responder ao acréscimo de tráfego no segmento de contentores e à progressiva maior dimensão de navios à escala global (calado, boca e comprimento)'.
O investimento total prevsisto para este projecto é de 320 milhões de euros, devendo estar concluído em 2025. Ajudará, em conjunto com o investimento no Terminal de Contentores Sul, a aumentar a capacidade do Porto de Leixões no segmento dos contentores para 1,5 milhões de TEU/ano.
Reconversão do Terminal de Contentores Sul
Outro investimento previsto em Leixões no segmento dos contentores está previsto para o Terminal de Contentores Sul (TCS), concessionado à TCL. Com a reconversão do terminal, o Governo pretende 'responder ao acréscimo de tráfego no segmento de contentores, eliminando constrangimento de capacidade e aumentando a competitividade do Porto no seu segmento de mercado'.
Com este investimento, a capacidade do terminal aumentará 26% (130 mil TEU/ano). Num investimento de 43,4 milhões de euros, a obra terá início em 2018 e conclusão prevista para 2019.
Plataforma Multimodal Logística (Pólos 1 e 2)
A Plataforma Logística de Leixões também deverá ser alvo de importantes investimentos, com o objectivo de, segundo o plano, 'aumentar a capacidade de armazenagem em segunda linha, a eficiência global e a promoção da intermodalidade, criando na Área Metropolitana do Porto uma plataforma de valor acrescentado com condições para a atracção e fixação de agentes de logística'.
A intervenção conta assim as obras de infraestruturação dos Pólos 1 e 2, infraestruturas informáticas e ligação à JUP/JUL, estudos e projectos do terminal ferroviário da plataforma logística, pela Infraestruturas de Portugal e avaliação ambiental.
O investimento total será aqui de 54,1 milhões de euros e as obras ficarão totalmente concluídas em 2022.
Aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares
Com o objectivo de 'aumentar a competitividade e eficiência da operação de descarga de granéis agro-alimentares', o Governo prevê também investimentos que possam aumentar a eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares do Porto de Leixões.
Num investimento total de 12 milhões de euros, as obras deverão começar em 2019 e estar concluídas em 2020. Para além do investimento no próprio terminal, melhorando as operações de carga e descarga, haverá também investimento no transporte entre o terminal e os silos, eliminando a poluição associada através de transportador de bandas coberto.
De referir que o Porto de Leixões beneficiará ainda de outros investimentos contemplados na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária que não se limitam a investimentos num Porto específico - os casos da JUL ou do VTS são disso exemplo.
20/02/2017
CARGO Edições,Lda © 2017
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