Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2019  tvi24  2010  2018  2011  2012  2014  2023  cais  2017  2013  2016  2015  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
51 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 51 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3

Ir para baixo

Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 Empty Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3

Mensagem por Admin Qui Jul 03, 2014 7:06 pm

Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 Image13893950902829


Aliança entre grandes armadores ameaça portos portugueses


Maersk, MSC e a CMA CGM uniram esforços, através da aliança "P3 Network".

Aumento de preços ou abandono de portos portugueses. São estas as consequências mais temidas pelas empresas de portos e logística em Portugal como resultado da aliança "P3 Network" entre os armadores Maersk, MSC e CMA CGM. E o porto de Sines poderá ser o mais beneficiado, em relação a Lisboa ou Leixões e Europeu. Mas também pode perder.

"Os carregadores e associações do mundo estão relutantes em encarar isso como uma aliança puramente operacional, porque a partir do momento em que três empresas multinacionais se sentam à mesa a tendência é também para discutir preços e relação com os clientes. O facto de usarem os mesmos navios vai levá-los nesse sentido", alertou ao Negócios Fernando Grilo administrador da Logistema, empresa especializada na gestão de sistemas logísticos.

A questão tem sido debatida a nível associativo. Alcibíades Paulo Guedes, presidente da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) explica que "não sendo conhecidos detalhes deste acordo, pela informação obtida de alguns exportadores relevantes do mercado nacional, existem mais riscos do que oportunidades".

O mesmo responsável garante que "o tráfego P3 vai utilizar apenas um porto em Portugal e o mais provável é que seja Sines (está no radar do P3), que poderá ser beneficiado pelas rotas, com escala em Sines. O porto que poderá ser mais penalizado é o de Lisboa, porque muitos dos tráfegos actualmente efectuados pela Maersk e CMA por este porto poderão vir a ser deslocalizadas para Sines. Leixões poderá também sofrer algum impacto negativo".

Fonte ligada à Tertir, do universo Mota-Engil (que detém várias concessões portuárias) reforçou que o porto de Sines pode ganhar com a aliança, mas também corre riscos. "O maior impacto será nos portos de ‘transhipment’", isto porque as três armadoras podem decidir concentrar a operação num só terminal e abandonar outros. E recordou que o porto de Sines tem como principal cliente a MSC, um dos elementos desta parceria, que se decidir trocar de porto, muda toda a operação.

Já a APLOG salienta que "esta aliança de empresas armadoras vai determinar os fluxos comerciais e os ‘hubs’ utilizados, de acordo com: a capacidade instalada e a tipologia dos navios, a localização dos portos (operações 100% controladas) e o interesse dos clientes destas empresas. O nível de concorrência vai baixar e os destinos/origens que ficarem na fora destas grandes rotas/periferia poderão ver agravados os custos de transporte", salientou Alcibíades Paulo Guedes.

Fernando Grilo diz que as empresas irão perder margem de manobra. "Neste momento negoceiam com cada um dos operadores. No futuro têm que contar com esta aliança operacional. Praticamente estão a negociar com um apenas".

Estas preocupações mantêm-se para já no futuro. "Não notamos o aumento dos preços porque esta aliança só vai ter efeitos práticos depois da União Europeia e das autoridades dos EUA autorizarem". E isso deverá ser em meados de 2014. Entretanto a União Europeia lançou uma investigação sobre uma alegada concertação de preços em 14 empresas, incluindo a Maersk e a MSC. Este processo é separado da análise da P3, que já se iniciou em Bruxelas.


Notícia elaborada pela jornalista Alexandra Noronha e publicada na edição de dia 3 de Dezembro de 2013 do Jornal de Negócios - http://www.negocios.pt/


Última visita: 23-06-2014

Portos no nível Nacional/Europeu - Aliança P3 Logo
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos