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Maersk prevê sobretaxa de enxofre de 50-150 dólares/FEU
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: Europa :: Mar do Norte
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Maersk prevê sobretaxa de enxofre de 50-150 dólares/FEU
A Maersk Line cobrará, a partir do próximo ano, uma sobretaxa de combustível de 50 a 150 dólares (36,7 a 110,2 euros)/FEU nas rotas que atravessem as ECA (áreas de controlo de emissões) do Norte da Europa.
A justificação para aquela sobretaxa está no novo limite de 0,1% de teor de enxofre dos combustíveis, que se aplicará a partir de Janeiro de 2015, nomeadamente no Mar Báltico, no Mar do Norte e no Canal da Mancha (o limite actual, em vigor desde Julho de 2010, é de 1%).
O novo limite obrigará a transportadora a pagar mais cerca de 250 milhões de dólares (183,65 milhões de euros)/ano. Numa nota explicativa, a Maersk Line justifica os cálculos com a diferença de preço entre os combustíveis com 0,1% e 1% de enxofre: o primeiro custa actualmente mais 300 dólares (220 euros) por tonelada, ou cerca de 50% mais.
A Maersk Line prevê que cerca de 7% do combustível usado pela sua frota, ou 650 mil toneladas métricas, terá o teor de enxofre de 0,1% exigido nas ECA.
A transportadora avisa, além disso, que os custos suportados com os serviços feeders também aumentarão, à medida que as empresas façam reflectir na cadeia de preços o aumento dos custos com combustível.
A Maersk Line anunciará mais detalhes sobre a sobretaxa média quando tiver melhores estimativas do preço de combustível com baixo teor de enxofre em 2015. Os custos adicionais vão, naturalmente, variar conforme as oscilações de preço dos combustíveis de baixo teor de enxofre. E serão maiores nos casos dos contentores refrigerados, que exigem o uso de mais combustível para a geração de electricidade.
Um estudo recente indica que as companhias pagarão 62% a 70% a mais pelo combustível utilizado nas ECA, comparativamente ao actual.
14-07-2014
A justificação para aquela sobretaxa está no novo limite de 0,1% de teor de enxofre dos combustíveis, que se aplicará a partir de Janeiro de 2015, nomeadamente no Mar Báltico, no Mar do Norte e no Canal da Mancha (o limite actual, em vigor desde Julho de 2010, é de 1%).
O novo limite obrigará a transportadora a pagar mais cerca de 250 milhões de dólares (183,65 milhões de euros)/ano. Numa nota explicativa, a Maersk Line justifica os cálculos com a diferença de preço entre os combustíveis com 0,1% e 1% de enxofre: o primeiro custa actualmente mais 300 dólares (220 euros) por tonelada, ou cerca de 50% mais.
A Maersk Line prevê que cerca de 7% do combustível usado pela sua frota, ou 650 mil toneladas métricas, terá o teor de enxofre de 0,1% exigido nas ECA.
A transportadora avisa, além disso, que os custos suportados com os serviços feeders também aumentarão, à medida que as empresas façam reflectir na cadeia de preços o aumento dos custos com combustível.
A Maersk Line anunciará mais detalhes sobre a sobretaxa média quando tiver melhores estimativas do preço de combustível com baixo teor de enxofre em 2015. Os custos adicionais vão, naturalmente, variar conforme as oscilações de preço dos combustíveis de baixo teor de enxofre. E serão maiores nos casos dos contentores refrigerados, que exigem o uso de mais combustível para a geração de electricidade.
Um estudo recente indica que as companhias pagarão 62% a 70% a mais pelo combustível utilizado nas ECA, comparativamente ao actual.
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