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França e Itália não cumprem metas do défice. Porquê?

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França e Itália não cumprem metas do défice. Porquê? Empty França e Itália não cumprem metas do défice. Porquê?

Mensagem por Admin Ter Out 07, 2014 11:01 am

França e Itália não cumprem metas do défice. Porquê? Paulo-barradas-b8af

Nas últimas décadas muito se tem falado de Igualdade. Igualdade de género, de raça, de credo, de oportunidades. Mas esta tentativa de higienização social e económica tem demonstrado ser mais um meio do que um fim. Somos todos iguais, mas alguns são mais iguais que outros. Especialmente na União Europeia.


França e Itália apresentaram as suas propostas de orçamento de estado para 2015 na semana passada. A 2ª maior economia do Euro não vai cumprir as regras do tratado orçamental europeu novamente, pois não as cumpre desde 2008 com défices superiores a 5%. França diz que só cumpre a meta dos 3% de défice público em 2017, em vez de 2015 como está obrigada. Mas propõe-se atingir uns esforçados 4,3% em 2015. De forma semelhante, a 3ª maior economia do Euro não vai cumprir as regras fixadas para o controlo das finanças públicas. Itália propõe-se atingir um défice público de 2,8% em 2015, em vez dos 1,8% previstos.

França e Itália pretendem mais flexibilidade e tempo para reduzir défices públicos. Mas não pretendemos todos?

Esta pretensão é justificada pela situação difícil em que França e Itália se encontram. Com taxas de desemprego acima dos 10%, estagnação económica, endividamento público em torno de 95% e 135% do PIB respectivamente, descobriram agora que não é fácil cumprir as metas dos défices públicos. Ainda por cima as medidas de austeridade são impopulares e a popularidade dos governos em França e Itália é muito reduzida. Surpreendentemente.

Por isso é preferível falar em crescimento económico e alívio de medidas de contenção orçamental para dar mais oxigénio à economia e gerir o descontentamento político e social interno. Quem diria?

Se França e Itália estão de acordo é porque deve ser verdade e por isso devem ter razão. Mas como se isso não bastasse para aprendermos esta importante lição, também o BCE já tinha no mês passado tido a brilhante ideia de propôr a flexibilização do cumprimento das regras do tratado orçamental, com a novidade de reduzir impostos para gerar um efeito multiplicador na actividade económica.

Até o FMI já veio a semana passada apoiar a flexibilização, defendendo mais investimento público em infra-estruturas europeias. Tal como o novo Presidente da Comissão Europeia, Juncker, também já tinha proposto na sua campanha eleitoral um plano de investimento público como forma de acelerar o crescimento.

Amanhã irá realizar-se a cimeira europeia sobre emprego em Milão, onde este tema será certamente abordado, apesar de não constar da agenda formal.

Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda têm muito que aprender com estes grandes países e instituições.

Países que disparam primeiro e perguntam depois. Porque quem pergunta o que não deve, ouve o que não quer.

Mas Portugal está em fase de aprendizagem. Com eleições legislativas em 2015, todos os políticos ficam mais inteligentes e "preocupados" com o seu povo, sendo por isso mais fácil identificar e participar nesta nova vaga de fundo europeia. Contra a Alemanha. Contra as finanças públicas.


Hollande e Renzi já ultrapassaram Merkel pela esquerda em busca de popularidade. Com o empurrão de Draghi, Lagarde e Juncker.  Coelho vai já descer impostos para mostrar que pode ir a jogo. Costa faria o mesmo.

PAULO BARRADAS | 7:00 Terça feira, 7 de outubro de 2014
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