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Passos desafia Mitsubishi a procurar novos mercados e a referiu ainda a importância da posição geográfica, sendo que o Porto de Sines poderá ser porta de entrada para a Europa

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Mensagem por Admin Sex Fev 14, 2014 10:43 pm

Passos desafia Mitsubishi a procurar novos mercados e a referiu ainda a importância da posição geográfica, sendo que o Porto de Sines poderá ser porta de entrada para a Europa W620

África ou América Latina estão entre os destinos que, segundo o primeiro ministro, podem ser aproveitados pela fábrica portuguesa.


O primeiro-ministro desafiou hoje a administração da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) no Tramagal a expandir-se para novos mercados.


"Desafio a Mitsubishi a ir para outros mercados, tais como África ou América Latina, e agradeço o valor acrescentado que traz para Portugal", referiu Pedro Passos Coelho numa intervenção no âmbito das comemorações dos 50.º aniversário da fábrica.


O primeiro ministro referiu ainda a importância da posição geográfica do país para as transacções internacionais: "Temos muitas possibilidades de ampliar o comércio através das rotas comerciais marítimas, sendo que o Porto de Sines poderá ser porta de entrada para a Europa como porto de águas profundas". 


Passos Coelho relembrou ainda que é preciso manter um ritmo adequado das exportações portuguesas, mas que é necessário mais investimento internacional: "Faço um convite a todos aqueles que acreditam em Portugal e na nossa recuperação. Precisamos de atrair investimentto externo e este 'cluster' automóvel, tal como outros, ajudam-nos a abrir ao mundo".


A MFTE vai investir 5,5 milhões de euros este ano, um valor que terá como destino preparar a empresa com novos equipamentos e ferramentas (três milhões de euros) e dar início ao projecto da Canter E-Cell, um camião 100% eléctrico (2,5 milhões de euros).


A fábrica de camiões do Tramagal nasceu em 1964, com a "Lei da Montagem" criada pelo Estado Novo. A produção resultante da ‘joint-venture' entre a família Duarte Ferreira e o fabricante francês Berliet servia para produzir camiões militares para o exército português em África. Com o fim da guerra colonial, a fábrica vive seis anos de indefinição. Em 1980, o importador português da Mitsubishi estabelece um contrato com a empresa para produzir no Tramagal todos os modelos comercializados em Portugal. Nessa altura a fábrica mantinha uma produção anual de quatro mil unidades. Dez anos mais tarde a Mitsubishi Motors de Portugal, importador da marca. A situação altera-se em 1996, quando a japonesa Mitsubishi Motors Corporation investe 20 milhões de euros no Tramagal, concentrando a produção do modelo Canter em Portugal para fornecer todo o mercado europeu.


Sara Piteira Mota   12/02/14 
Fonte: Jornal de Económico
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