Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 53 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 53 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
EuroLog 2014: Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
Página 1 de 1
EuroLog 2014: Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
Teve lugar, entre quarta e quinta-feira, o 17º Congresso de Logística/Eurolog 2014, evento promovido pela APLOG. O evento contou com dois dias intensos de trabalhos, com intervenções e paineis de elevado valor e conhecimento. Nos trabalhos, reconheceram-se as alterações provocadas pelo comércio online na cadeia de abastecimento e procuraram-se respostas.
"Os próximos anos vão trazer certamente muitos desafios para as Cadeias de Abastecimento e para a Logística. Desafios que só poderão ser ultrapassados com abordagens inovadoras em termos de processos, organização, tecnologias, e infraestruturas”, referiu Alcibíades Paulo Guedes, presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), referindo-se à revolução que está em curso sobretudo nas vendas online (omnichannel) a partir de múltiplos suportes interactivos, que crescem a ritmos elevados, numa competição cada vez mais intensa e onde as tecnologias móveis e a conectividade permanente diluem as fronteiras entre o físico e o online. “A pressão sobre as capacidades e infraestruturas dos retalhistas para garantirem o fulfillment tem vindo a aumentar”.
O senior vice-president of European Operations da FedEx, Michael Holt, orador no Eurolog2014, apontou exatamente para a transformação das formas de negócio a nível mundial impulsionadas pelos smartphones, tablets e outros interfaces tecnológicos: “o e-commerce atingiu 1.2 triliões de dólares em vendas em 2014”. O responsável da FedEx revelou também que a China será o maior mercado do e-commerce em 2016.
“Há aqui (e-commerce) uma oportunidade de aumentar volumes, crescer e revolucionar a forma de comercializar”, concluiu.
O Presidente da Direção da APLOG, Alcibíades Paulo Guedes, referiu que muitos retalhistas começam a adotar o omnichannel como resposta ao comportamento dos consumidores e à necessidade de reforçar a lealdade dos clientes à marca. “Constitui um desafio forte para os sistemas logísticos, a configuração da cadeia de abastecimento e os processos adotados por estas empresas nas últimas décadas”, acrescenta o responsável da APLOG.
Por último, também constituem desafios para as organizações, as cadeias de abastecimento mais integradas, transparentes e rápidas, que vão exigir ferramentas cada vez mais poderosas para organizar a informação, e recursos humanos que tenham simultaneamente elevadas competências analíticas e conhecimento do negócio e do setor. Fica também a questão de como conciliar maiores distâncias percorridas, entregas mais fragmentadas e maior rapidez de entrega, com níveis de eficiência adequados, economias de escala e impacto ambiental reduzido.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, presente na abertura do Congresso, apontou os desafios que o sector da Logística atravessa, referindo-se ao Plano Estratégico dos Transportes 2014-2020 que já está em marcha, reforçando a aposta na ferrovia e nos portos marítimos. O responsável do Governo louvou ainda os contributos dados pela APLOG como parte do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVAS). “Portugal tem de continuar a oferecer um caminho de credibilidade e retoma da sua competitividade”, avisou o Secretário de Estado.
31/10/2014
CARGO Edições,Lda © 2014
Tópicos semelhantes
» Eficiência em prol da fluidez da cadeia de abastecimento: TCL movimenta 3.648 TEU num só dia
» A evolução do comércio internacional online
» Abastecimento penalizado por "interpretação incorreta" dos estivadores de Lisboa "em Açores"
» A evolução do comércio internacional online
» Abastecimento penalizado por "interpretação incorreta" dos estivadores de Lisboa "em Açores"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin