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Mensagem por Admin Ter Dez 16, 2014 8:05 pm

REFER anuncia elaboração de normas técnicas para o terceiro carril Bibitola_Barc_Franc

A REFER anunciou em comunicado o avanço do estudo e do projeto da via ferroviária de três carris, que diz respeito aos corredores multimodais que unem Portugal e Espanha e ajudam a ligar estes dois países ao resto da Europa, de acordo com as orientações da União para o desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes.

Admitindo que a ligação ferroviária atual é "antiquada e padece de várias limitações, nomeadamente obsolescência tecnológica e falta de capacidade de transporte", a RERER salienta que "é necessário, assim, reestruturar e reconfigurar a infraestrutura para a adaptar ao novo modelo de rede interoperável no espaço comum europeu".

"Com este objetivo, a ação global centrar-se-á na melhoria destas ligações mediante a construção de novas linhas interoperáveis, adaptadas às especificidades dos diferentes tipos de transporte, podendo optar-se por vias separadas, com bitola de 1435 mm e de 1668 mm, ou por uma via única, preparada para a utilização simultânea das duas bitolas. Assim, as soluções a ponderar no caso de Portugal incluem o recurso à solução tecnológica dos três carris. Consequentemente, é necessário fazer os estudos e o projeto de uma infraestrutura de via algaliada de três carris", acrescenta a REFER.

Assim, a REFER avançará para a elaboração de um conjunto de normas técnicas para a catenária, a compatibilidade eletromagnética, a sinalização e a via, normas que "estabelecerão os parâmetros e as regras que contribuirão para preparar o projeto pormenorizado das futuras obras de construção".

De salientar que o projeto tem um custo total de 800 mil euros mas será co-financiado, pela metade, pelos fundos europeus da RTE-T.

15/12/2014
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