Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Palavras chave

tvi24  cais  cmtv  

Últimos assuntos
Galeria


Dezembro 2018
DomSegTerQuaQuiSexSab
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

RICARDO RIO ELEITO VICE-PRESIDENTE DO EIXO ALTLÂNTICO

Ir em baixo

RICARDO RIO ELEITO VICE-PRESIDENTE DO EIXO ALTLÂNTICO

Mensagem por Admin em Ter Fev 18, 2014 10:57 pm

BRAGA – A Assembleia Geral do Eixo Atlântico, realizada hoje na cidade portuguesa de Braga, elegeu como novo Presidente da entidade o alcalde de A Coruña, Carlos Negreira, que sucede ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa. A vice-presidência da entidade estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que sublinhou que este é o resultado natural de um esforço que Braga tem vindo a realizar para voltar a ter uma voz activa no seio desta organização transfronteiriça.

“Um projecto desta natureza, onde se procura defender o interesse colectivo, é feita com os pequenos contributos de cada um e Braga assumiu essa responsabilidade de contribuir e participar activamente. Esta escolha reflecte esta conduta e é também um voto de confiança naquilo que será o nosso contributo futuro para este projecto”, assinalou Ricardo Rio.


A Assembleia Geral renovou a sua Comissão Executiva, que contará com a representação das cidades de O Barco de Valdeorras, 
Monforte de Lemos, Lalín, Bragança e Barcelos, Matosinhos juntamente com Porto e Vigo, que na qualidade de fundadores da entidade, são membros permanentes.


José Maria Costa, presidente cessante, assume a Presidência da Assembleia Geral do Eixo Atlântico e o alcalde de Lugo, José López Orozco, a vice-presidência da mesma.

A Assembleia Geral do Eixo Atlântico aprovou, ainda, a promoção e revitalização do Caminho de Santiago Português, com o objectivo de o equiparar ao Caminho Francês no próximo Ano Santo que se celebra em 2021. Este é um elemento que Ricardo Rio considerou essencial para a afirmação de Braga do ponto de vista turístico.


Do mesmo modo, foram aprovados os orçamentos da entidade para 2014, que ascenderão a 2,64 milhões de euros, dos quais 20% correspondem às quotas dos municípios, sendo o restante valor captado através de projectos financiados pela Europa. Foi também aprovada a terceira fase do programa “euro-região 2020” cujo objectivo é impulsionar a competitividade das cidades face à emergência da crise, no âmbito da “Estratégia Europa 2020” auspiciada pela Comissão Europeia e cujos pilares básicos são o desenvolvimento inclusivo, o desenvolvimento inovador e o desenvolvimento sustentável.


Bom Jesus a Património da Humanidade


Todos os trinta e quatro municípios, portugueses e espanhóis, representados no Eixo Atlântico, aprovaram por unanimidade, neste encontro de líderes, o apoio formal da Associação Eixo Atlântico à candidatura do Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga, a Património da Humanidade.


Para Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga e vice-presidente do Eixo Atlântico, “a afirmação do apoio unânime do Eixo Atlântico a esta candidatura atesta bem da importância do Santuário do Bom Jesus, e de todo o Património edificado deste Património único que é hoje considerado por todos os especialistas como o mais importante e Sacro Monte da humanidade”, afirmou Ricardo Rio.
Ligação ferroviária


A Assembleia Geral do Eixo Atlântico considera irrenunciável a modernização da Linha do Minho e a sua adequação para passageiros e mercadorias, bem como a ligação ferroviária dos portos da euro-região com a Europa através da linha Aveiro-Salamanca-Euskadi, na qual confluem as ligações dos portos galegos em Moforte de Lemos. Neste sentido, o Eixo Atlântico zelará pelo cumprimento tanto dos acordos e do calendário de investimentos anunciados publicamente pelo governo de Portugal como o aprovado pelo plano Europeu de Transportes numa estratégia para a conectividade do transporte de mercadorias com a Europa, elaborada pelo Eixo Atlântico e assumida pela Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET.


O plano baseia a futura competitividade dos portos, numa ligação norte-sul entre Sines (a sul de Lisboa) e Ferrol, com três saídas com direçcão a França e o resto da Europa, duas delas no território da euro-região Galiza-Norte de Portugal.


Comboio Celta


O outro grande repto é a monitorização dos investimentos comprometidos para a melhoria da Linha do Minho, que deveriam permitir a circulação de comboios de última geração, devendo cumprir o trajecto Porto-Vigo em 90 minutos, em 2017.


Além disso, o Eixo Atlântico apoia o estabelecimento de paragens intermédias em Braga-Nine, Barcelos e Viana do Castelo, no trajecto entre Porto e Vigo, como fórmula de melhoria e dinamização da mobilidade na euro-região.


A Assembleia Geral do Eixo Atlântico foi encerrada pelo Ministro de Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que apresentou aos presidentes as linhas chave dos próximos fundos respeitantes ao seu ministério, bem como o Presidente da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, Emídio Gomes.


Finalmente, a Assembleia Geral aprovou a incorporação da cidade portuguesa de Paredes. Situada no Vale de Sousa, no distrito do Porto, tem uma área de 157 km2. O conjunto das suas 24 freguesias, albergam cerca de 80 mil habitantes.


avatar
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 31
Localização : Sines

Ver perfil do usuário http://olharsinesnofuturo.forumotion.com.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum