Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2013  2023  2015  2017  2019  2011  2010  cais  2012  2018  cmtv  2016  tvi24  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Mercados emergentes: um olhar atento EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Mercados emergentes: um olhar atento EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Mercados emergentes: um olhar atento Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Mercados emergentes: um olhar atento

Ir para baixo

Mercados emergentes: um olhar atento Empty Mercados emergentes: um olhar atento

Mensagem por Admin Seg Jan 05, 2015 6:29 pm

Mercados emergentes: um olhar atento Img_126x126$2014_04_21_09_48_05_220871

Dentro das quatro principais regiões de mercados emergentes - América Latina, Europa de Leste, Médio Oriente e Ásia - a América Latina é a única região que negoceia a um valor mais elevado em relação ao seu histórico do rácio preço/lucro.


No início deste ano, as acções dos mercados emergentes foram-se aproximando rapidamente ao status de pária. Após vários anos de fraco desempenho, a maioria dos investidores, tanto de retalho como institucionais, estavam pouco ou nada expostos a este mercado. A moeda fraca em comparação com as moedas dos países desenvolvidos foi um dos factores. Para além disso, o preço das acções dos mercados emergentes era muito sensível a mudanças na política da Reserva Federal dos EUA, e em relação às expectativas em relação ao sistema bancário e à economia da China. Estes factores, em conjunto, desencorajaram muitos investidores.

Desde o final de Março, mês que assinalou o valor mais baixo para muitas acções dos mercados emergentes, registou-se uma melhoria significativa. Até ao final de Agosto, os acções dos mercados emergentes superaram as dos mercados desenvolvidos. Pela primeira vez em muitos meses, os investidores regressaram às acções dos países emergentes, com os fluxos de caixa a tornarem-se positivos em Agosto (ou seja, mais dinheiro foi investido em acções emergentes do que foi levantado nesse mês).

Contudo, os últimos meses têm sido desafiantes para os mercados emergentes. No entanto, continuamos a acreditar que estes mercados emergentes representam uma oportunidade a longo prazo, e que os investidores devem voltar a olhar para os seus investimentos nestes mercados.

É obviamente importante ter em mente que, pelo menos, historicamente, os mercados emergentes têm sido mais arriscados que os seus homólogos dos mercados desenvolvidos, e carregam um maior potencial de perda de capital. Há sempre a possibilidade destes mercados terem dificuldade em seguir em frente. Porém, como diz o velho ditado, o desempenho passado nem sempre é um guia para o desempenho futuro.

É por isso que é importante notar que os mercados emergentes não todos são iguais. A selecção dos países continua a ser vital. Sugerimos fazer uma abordagem selectiva em relação aos mercados emergentes e, possivelmente, evitar os mercados que têm maiores riscos económicos ou políticos, como a Rússia, a favor de outros países.

Dentro dos mercados emergentes, há diferenças significativas na forma como as acções parecem ser caras ou baratas em relação à sua história ou a outros mercados emergentes. Há também uma disparidade no que respeita a força macroeconómica e a estabilidade política. Tal ajuda a explicar porque é que temos observado um declínio nas correlações dos mercados emergentes - ou seja, o porquê de todas as acções de países de mercados emergentes subirem, ou caírem, ao mesmo tempo. Como a maioria das classes de activos, a correlação intra-país nos mercados emergentes atingiu um pico em 2008 de quase 80%. Desde então, as correlações têm vindo a cair e estão perto de 60%, o menor nível desde 2005. O que isto significa é que os investidores não podem mais adoptar uma abordagem universal para os mercados emergentes. A melhor maneira de investir nos mercados emergentes poderá ser, portanto, a de considerar um único país ou de recorrer a fundos regionais.
 
Para além disso, embora a classe de activos continue a ser barata em comparação com os mercados desenvolvidos, há uma diversidade significativa quando se trata de avaliações regionais.
Dentro das quatro principais regiões de mercados emergentes - América Latina, Europa de Leste, Médio Oriente e Ásia - a América Latina é a única região que negoceia a um valor mais elevado em relação ao seu histórico do rácio preço/lucro. Porquê? Porque houve uma subida acentuada das acções brasileiras sem um aumento correspondente no lucro). Em contraste com a América Latina, a Europa Oriental e o Médio Oriente negoceiam com um desconto significativo em comparação com a sua história, mas o preço baixo é em grande parte devido a um desconto persistente e nas acções russas.
Enquanto isso, as avaliações de acções Asiáticas estão em grande parte em linha com a sua média histórica, aprovisionando algum espaço para crescimento, se os fundamentos continuarem a melhorar. Estas não tiveram o mesmo crescimento que outras regiões devido ao facto de que a China continua a ser um mercado barato.
 
Um dos desafios dos investimentos hoje em dia é encontrar uma classe de activos que não seja cara nem tóxica. Quase seis anos de políticas extraordinárias por parte dos bancos centrais do mundo deixaram praticamente todas as classes de activos em posições incomuns, muitos parecendo demasiado caros, outros com justo valor, ou outros bem acima do valor justo. De um modo geral, as acções de mercados emergentes são uma excepção. A classe de activos negoceia abaixo do seu valor histórico, e se não é barato por si só, quando comparado com outras classes de activos, em termos relativos, é. Dentro dos mercados emergentes, a Ásia oferece uma boa combinação de avaliações razoáveis, melhorando os fundamentos e os catalisadores potencialmente positivos, como as eleições e reformas.


Posto isto, os riscos permanecem, mais particularmente no que respeita a extensão e intensidade da dívida e bolha imobiliária da China. No entanto, por agora, acreditamos que os riscos são principalmente contabilizados no preço dos bancos chineses, embora propriedades e empresas de construção chinesas possam estar ainda vulneráveis. Consideramos que os mercados emergentes asiáticos, não estando isentos de riscos ou desvantagens, oferecem algo excepcionalmente raro no mercado de hoje em dia: o potencial de uma classe de activos subvalorizada. 

05 Janeiro 2015, 12:45 por Russ Koesterich
Negócios
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos