Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2013  2017  2015  2018  2011  cmtv  tvi24  cais  2014  2023  2019  2010  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
64 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 64 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível»

Ir para baixo

Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» Empty Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível»

Mensagem por Admin Qui Jan 08, 2015 8:54 pm

Em conferência de Imprensa realizada hoje, 8 de janeiro, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, o Presidente do Instituto da Mobilidade (IMT) e dos Transportes, João Carvalho, e o responsável de Projetos da Unidade de Redes Transeuropeias - DG MOVE, da Comissão Europeia, José Laranjeira Anselmo, são unânimes em considerar “exequível” a localização do Terminal de Contentores do Porto de Lisboa, no Barreiro.

A convite do Município do Barreiro, João Carvalho e José Laranjeira, acompanhados pelo Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, e os vereadores Sofia Martins e Rui Lopo realizaram uma reunião de trabalho e visitaram a zona ferroviária e apreciaram o terreno onde está prevista a construção do Terminal.

Este encontro foi, para Carlos Humberto de Carvalho, “útil e muito interessante”. Esta foi uma oportunidade para “refletir sobre as questões do novo Terminal de Contentores no Barreiro, a acessibilidade e a sua inserção urbana”. 

Adiantou terem trocado impressões sobre os apoios comunitários destinados a esta infraestrutura e o interesse que a União Europeia tem, neste momento, nas redes transeuropeias. 

Foram ainda feitas referências aos Transportes Colectivos do Barreiro e à sua inserção na vida local e regional.

No sentido de refletir com outras entidades, o Presidente da CMB admite a eventualidade de uma visita a Bruxelas, no sentido de avaliar as possibilidades e necessidades tendo em conta as antigas zonas industriais da CUF/Quimigal e da CP. 

“Acessibilidades ótimas”
Na sua segunda visita ao Barreiro, João Carvalho confessa que, cada vez mais, “verifico que deve ser tomada a decisão de construir o Terminal aqui no Barreiro”. Em relação às acessibilidades existentes, “não há dúvida que são ótimas quer fluviais, quer rodoviárias, quer ferroviárias”.

Última Oportunidade para o Quadro de Apoio até 2020

José Laranjeira Anselmo afirmou que o Quadro de Apoio até 2020, no âmbito do Fundo de Coesão, constitui a última oportunidade para Portugal. O Terminal de Contentores no Barreiro é um grande projeto português que poderá ser aprovado neste âmbito.

Para José Laranjeira Anselmo, o Terminal de Contentores no Barreiro “é exequível. O Barreiro apresenta-se como um dos elementos de desenvolvimento do Porto de Lisboa”. Adiantou, ainda, que “se for o desejo do Governo Português e da CMB faremos o possível para apoiar o investimento”.

Contextualizou a Europa dos 28 estados membros, realçando ser necessária “uma cooperação rede transeuropeias de transportes, com um denominador comum, para que todos os estados membros saibam que redes de transportes há no país vizinho. Portugal terá de ter uma visão estratégica para servir 900 milhões de habitantes (com a inserção dos Estados Unidos e Canadá) com poder de compra muito superior ao da China”. 

Explicou que, pela primeira vez, as redes transeuropeias de transportes receberam o maior volume de apoio do Quadro Comunitário. “No caso concreto só os transportes têm 27 mil milhões de euros de fundos comunitários (fundos de investimento). Que tipo de atividade? Servir o comércio, a mobilidade servir as mercadorias e as pessoas e servir a Europa e os Estados Unidos, assegurando a ligação da Costa Ocidental da Europa à parte central”. No caso de Portugal, existem três portos - de Leixões, Lisboa e Sines -, cada um deles com suas valências e todos são necessários. “O de Lisboa terá de crescer de forma ordenada e respeitando a qualidade de vida das pessoas”. 

Com a ajuda de uma planta referente à zona portuária foi indicada a zona concreta do Terminal e a zona industrial Baía Tejo que continua a ter uma plataforma logística e tecnológica. 

A construção da Terceira Travessia do Tejo será compatível com a implantação do Terminal de Contentores. Segundo o Presidente da CMB, os estudos da Terceira Travessia do Tejo estão a ser reavaliados. Será alargado o IC 21 para seis faixas entre o nó do Galitos e o Hospital e a partir daí sairá uma via em direção ao território do Porto e uma parte desta será enterrada.

Quanto à ferrovia estão duas hipóteses em aberto. Uma é manter os canais existentes, melhorando a sua inserção urbana. A solução que a CMB prefere será a construção de uma via ferroviária em direção ao Terminal de Contentores, logo após a Estação do Lavradio, passando na zona das instalações dos TCB. 

Para o Presidente da CMB o Terminal de Contentores “pode dar um input para que o território da Siderurgia, da Margueira (Lisnave) possam ser requalificados, para tal a ligação Seixal – Barreiro (rodoviária) é indispensável”. 

Recorde-se que a CMB enviou o parecer à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a Proposta de Definição de Âmbito (PDA) do Estudo de Impacte Ambiental do Terminal de Contentores do Barreiro, após período de consulta pública.

Recorde-se que a CMB, APL – Administração do Porto de Lisboa, Baía do Tejo, EP – Estradas de Portugal e Rede Ferroviária Nacional – REFER assinaram, a 3 de dezembro, um Protocolo de Cooperação “tendo em vista o aprofundamento dos estudos da construção do Terminal de Contentores do Barreiro e da ALITA (Área Logística Industrial e Tecnológica Anexa)".

A primeira reunião deste grupo de trabalho está marcada para os próximos dias.
Foi, ainda, celebrado em dezembro um protocolo entre a CMB, a Ordem dos Arquitetos a APL e a Baía do Tejo. 

Fonte - CMB
08.01.2015 - 19:08

Convicto da importância do Terminal de Contentores ser localizado no Barreiro afirmou Presidente do Instituto da Mobilidade (IMT)


O Presidente do Instituto da Mobilidade (IMT) e dos Transportes, João Carvalho, hoje, após uma visita ao concelho do Barreiro e reunião com a Câmara Municipal do Barreiro, num encontro com os órgãos de comunicação social, sublinhou que os “custos das dragagens” do futuro Terminal do Porto de Contentores do Barreiro – “são mais baixos do que tem vindo a público”.

O Presidente do Instituto da Mobilidade salientou que estão em curso estudos e acrescentou que as dragagens – “têm que ser pagas pelo projecto”.
Referiu que será necessário fazer dragagens mas tal será –“uma coisa mínima” se a situação for comparada com outros portos ao nível europeu.
A propósito das várias opiniões que têm circulado sobre as prováveis dragagens no Porto a construir no Barreiro João Carvalho sublinhou – “não podemos pensar pequenino”.

O espaço é óptimo

O Presidente do Instituto da Mobilidade salientou que na medida em que vem conhecendo a realidade do concelho do Barreiro os seus “espaços no estuário do Tejo” e “as necessidades portuárias” de Lisboa – “mais fico convicto da importância do Terminal de Contentores ser localizado no Barreiro”, porque, afirmou – “o espaço é óptimo”.

08.01.2015 - 15:55

As duas notícias do neste jornal de ROSTO, alerta do interesse do jornal do deste semanal da margem sul de rio do Tejo, recebi os fundos municipais das Câmara Municipais da margem sul de rio do Tejo podia estar uma campainha política favor o novo terminal de contentores no Barreiro e com os fundos são as Câmaras Municipais de cor da política em vermelho (PCP).
Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa no Barreiro «é exequível» Cabecalho
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos