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Em Portugal, um Land Finamente Envelhecido como o Wine em artigo do Alentejo "NY Time"

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Mensagem por Admin Sáb Jan 17, 2015 3:23 pm

Em Portugal, um Land Finamente Envelhecido como o Wine em artigo do Alentejo "NY Time" 20150118-ALENTEJO-slide-1YXR-videoSixteenByNine1050
James Rajotte para o The New York Times 

A coisa surpreendente sobre o toque para baixo no Aeroporto de Lisboa é o quão rápido, em direção ao sul em um carro, você encontrar-se transportado para campo de profundidade. Cheguei em uma manhã de outubro leve, foi encontrado lá pelo meu velho amigo Martin Earl, e em poucos minutos estava atravessando a Ponte Vasco da Gama, mais longo da Europa, um caso de torres e cabos que se estende como um único parafuso de aço arremessado em mais de 10 milhas da foz do Rio Tejo. Imediatamente depois que saiu da rodovia e desacelerou para o sonho, mundo mais antiga do Alentejo (a palavra significa literalmente "além do Tejo" ou do Tejo).

Para os próximos cinco dias teremos viajar entre aldeias medievais caiadas de branco, colinas, fortalezas de montanha e uma constelação de vinhedos brilhantemente modernos. Um destino de férias longas para viajantes à procura de prazeres europeus a preços acessíveis tipicamente portuguesas, o Alentejo está finalmente levando sua proa no cenário internacional, e está rapidamente se tornando um dos destinos de vinho no topo do mundo.


Este fato teria consequências positivas e negativas, como eu viria a descobrir. Nesse meio tempo, eu estava lá para provar as paisagens e hospitalidade com meu amigo Martin, que também seria o meu guia. A título de fundo Devo explicar que Martin e eu fazia parte de um grupo de cinco rapazes que tinha todos conhecemos na faculdade, foi pelo sonho de literatura tiete e permaneceram adream desde então - mesmo quando de alguma forma, inexplicavelmente, tornando-se meia-idade ao longo do caminho. Mas diferente do resto de nós, Martin, um poeta, "tinha ido nativa", estabelecendo-se com uma garota local Português e passar para uma vida vivida inteiramente - e permanentemente - em outro idioma.

Eu não tinha sido a Portugal em anos, e estava ansioso para entender um pouco mais o que três décadas de exílio voluntário faz a uma pessoa. O desafio, mais especificamente, foi conciliar a calma, companheiro de cabelos grisalhos atualmente sentado ao meu lado em um Fiat movimentado com o ex-cometa de New York vida noturna e delfim do poeta John Ashbery, um jovem que possui a desenvoltura de uma vez abordagem uma mulher vaidosa, bonita em uma festa e pedir a ela, "Desculpe-me, você se importaria de me dar seu número de telefone se eu prometesse que escrever sobre este cigarro e fumá-lo?"

Até agora, a 40 minutos do aeroporto, estávamos passando por becos banhadas pelo sol de plátanos com, além deles, fileira após fileira irregular de sobreiros. "Eu às vezes chamam esta área Corktugal para mim mesmo", disse Martin com uma risada seca. A bela sobreiro lembra um pouco, uma oliveira leafier stouter, e é mão-colhidas de sua casca uma vez a cada 10 anos. As próprias florestas são tanto uma vaca de dinheiro gigante para a economia nacional - 60 por cento do comércio mundial de cortiça tem origem em Portugal - e um dos exemplos mais concentradas de biodiversidade na Terra.

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Enquanto isso, as aldeias caiadas de branco continuou chegando, um após o outro. Paramos para um café em uma particularmente sonolento, um sol-blasted chamado Montemor-o-Novo. Em meio aos prédios baixos quase deserto parecia haver um único café. Mas era um café? O sinal acima dela ler, Grupo de Pesca Desportiva à Linha de Montemor-o-Novo. Este foi um clube local de linha de mão pesca, Martin explicou, dedicado à velha forma, pura do desporto em que a linha é realizada nas mãos, caiu para o fundo e sacudiu na emulação de isco vivo. Estes clubes são geralmente apenas para membros, mas os moradores barrigudo alegres sentados fora imediatamente nos acenou in.

Um barista animado explicou que eles estavam prestes a comemorar algo extraordinário. O tradicional Cante Alentejano, um polifónico cantando única para a região, tinha acabado de ser designado pela UNESCO para ser listado como um Património Cultural Imaterial da Humanidade. Melhor ainda, um dos cantores foi à direita e prestes a ser festejado.

Vimos como um garçom apresentou o cantor - um homem de meia-idade distinguível dos outros clientes apenas por seu cabelo loiro tingido - com uma bandeja com um cubo branco, aproximadamente o tamanho de um pequeno tijolo. Quando eu perguntei o que era aquilo, um dos meninos velhos, para a alegria dos outros, resmungou para mim como um porco.

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Sobreiros são mão-colhidas de sua casca uma vez a cada 10 anos. Crédito James Rajotte para o The New York Times

"Banha", Martin disse simplesmente. Eu tinha vivido na Itália durante anos e em Roma muitas vezes tinha visto fitas do material coberto em placas e consumida como uma espécie de bacon sushi, mas este foi um bloco de gordura pura Porky, sem adornos, e eu assisti maravilhado como o cantor colocou uma guardanapo no colarinho e começou cortando pedaços e, em seguida, se bifurcar-los em sua boca com uma grande palmada dos lábios.

Bebemos do café deliciosamente amargo, e continuou no nosso caminho. A rota estava sudeste, na direcção da Espanha, e levou estradas secundárias há o melhor para saborear nosso entorno. Com as janelas abertas, o pequeno carro zumbia como um liquidificado. Árvores na estrada de eucalipto enviou um delicioso tang através do ar.

Martin e eu pego - a frase, é claro, significa algo completamente diferente na era da conectividade - enquanto os campos marrons lavrados subiu e caiu para fora das janelas e, ocasionalmente, um abrigo de bus de concreto brilhou por, afiado com a característica azul ou burnt- sienna guarnição que oferece um pouco encantadora de cor brilhante na paisagem. Muitas vezes ficamos presos atrás de engenhocas que lembravam montando máquinas de cortar relva equipados com carroçarias rudimentares. Estes, veículos de pulverização lentas são conhecidos como "mata-velhos" - a palavra significa "pessoa velha assassinos" - porque os seus pequenos motores de 50 centímetros cúbicos não exigem carteira de motorista para operar e porque muitas vezes são conduzidos - e caiu - pelos idosos.

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"Você já se esqueceu?", Eu perguntei a ele.

"Esqueça o que?", Disse.

"Que você é um americano?"

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Mariana Perdigão, dono de Porfírio de, e seu marido, Eliseu, em Redondo; um aperitivo de fatias de presunto, queijo, azeitonas e chouriço. Crédito James Rajotte para o The New York Times

Ele deu um sorriso hesitante como nós girada para os lados em um dos círculos de tráfego aparentemente intermináveis que pontilham a paisagem. "É engraçado, mas por mais tempo tudo o que eu queria fazer era passar como um local. Eu trabalhei no sotaque e estudou as roupas. Que tudo se desfaz ao longo dos anos. Agora, eu não poderia me importar menos. No entanto, em uma maneira que eu penso da América mais agora do que nunca antes. Eu aprecio isso e insultam-lo ao mesmo tempo. Louco, não? Está com fome? "

Nós desligado para o almoço em uma cidade pequeno chamado Redondo. Uma mulher local, quando perguntado direcções para um bom restaurante, primeiro apontou agreeably até a estrada e, em seguida, sem alterar a expressão começou a gritar, de acordo com Martin, que éramos traficantes internacionais de drogas e deve ser baleado. "Ignorá-la", disse ele imediatamente ", e não fazer contrato visual. Ela é a aldeia louco. "Gritos da mulher diminuiu de volume à medida que ela se virou e entrou em seu prédio e voltou quando ela se inclinou para fora da janela do segundo andar ainda gritando e nos ordenou, aparentemente, para admirar o seu gato.

Encontramos um lugar promissor para o futuro do chamado Porfírio, com uma decoração taberna mediterrânea de paredes caiadas e tectos. Uma bandeja de os saborosos aperitivos ou Entradas típicas em Portugal pay-as-you-go logo foi colocado em nossa mesa: com ervas e azeitonas Vinegared, pães, salsichas e dois tipos de queijo fresco. O almoço em si começou com uma sopa de cação requintado - o coação é uma espécie de tubarão, de polpa branca e doce - seguido de um primeiro curso de algo chamado arroz de pato, ou arroz de pato. Um grampo do menu Português, este prato caracteristicamente destila a simplicidade de seus ingredientes em algo que explode sobre a língua como uma bomba.

Cozimento português funciona através de um processo de concentração de sabores essenciais amparada por ingredientes frescos, em vez de como, em culturas mais ricas, uma estratificação múltiplo de perfis de sabor. Arroz de pato é um exemplo clássico dessa redução ampliação-through-. A tampa de ovo cozido em cima do arroz foi pontilhada com pedaços de bacon grelhados incrivelmente saboroso e chouriço, salsicha semelhante ao chouriço, ambos provenientes de suínos locais. Mergulhando o garfo através da tampa lançou um jacto de vapor saboroso, e abaixo do arroz, uma veia de unido, escuro delicioso pato.

Mas a última palavra sobre esse porco. Os reinados dos animais no topo da cadeia alimentar em menus Alentejo, consumidos em todas as suas partes até cerca de seus cílios. A especialidade local é preto porco, ou porco preto, um membro da família dos suínos alimentados principalmente sobre as bolotas que caem das árvores de cortiça e apresentados em salsicha, bacon e costeletas e como um agente enriquecedora em uma variedade de ensopados. Intensa profundidade do animal de sabor é devido, em parte, para que a dieta bolota-pesado, e como um bónus, essas bolotas imbuir a carne com ácido oleico, o mesmo ingrediente ideal para o coração encontrados no azeite de oliva.

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Os próximos dois dias levaria em um ritmo natural fácil de comer, passear e beber os vinhos locais baratos maravilhosamente bem estruturados. Ficamos nas belas cidades de montanha Monsaraz e Marvão. Cada um deles foi originalmente construído como um reduto fortificado contra a invasão da vizinha Espanha e era visível a partir dos vales abaixo parecendo uma espécie de terra-cotta headpiece situado no alto das colinas. Cada um foi introduzido através de vários quilómetros de ziguezague, e no interior das muralhas fortificadas grossa, cada um tinha uma matriz semelhante de ruas íngremes de paralelepípedo aerobicamente, um castelo, um pequeno museu, lojas, restaurantes e vistas panorâmicas.

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A vista do topo das montanhas de Monsaraz. Crédito James Rajotte para o The New York Times

No Monsaraz menor, que se hospedaram no imaculado Casa Pinto, um hotel de três estrelas, cujos quartos foram todos decorados com diferentes lembranças do Português império colonial outrora poderoso. Meu quarto foi chamado Mombasa e ostentava uma decoração mourisca-cum Africano bonito, com wreathing chifres Ibex, tectos de madeira escura e uma linda, iluminada-humor pedra gruta banheiro.

Mas foi na cidade circundante, infelizmente, que senti pela primeira vez o peso do comércio turístico usando um pouco do brilho indígena. Para colocá-lo claramente, os restaurantes nessas cidades showcase montanha tendia para o cansado, e os pequenos ateliers e lojas que honeycombed as ruelas parecia cheio principalmente com kitsch.

A equipe de serviço que eu conheci lá foram perfeitamente educada, mas deu a impressão - compreensivelmente, talvez - de ter crescido um pouco de batalhas das ondas de estrangeiros que chegam. Isso foi particularmente notável porque alentejanos têm uma reputação em seu próprio país para o calor e sociabilidade. (Quanto à fadiga turista, gostaria de ouvir um sentimento similar de amigos de Lisboa no final da viagem. A sua cidade, que tinha sido, historicamente, um pouco de um quebra-vento dos ciclones turísticas soprando através do resto da Europa, foi agora invadida, eles disseram, e prestes a sofrer o mesmo destino de Praga.)

Após dois dias de permanência em altitude voltamos para as planícies e começou a seguir as indicações para "Rota dos Vinhos", ou a "rota do vinho". Estes logo nos trouxe para a adega Adega Mayor, uma colecção hypermodern de cubos e cantilevers estabelecido no as colinas e desenhado pelo famoso arquitecto Português Álvaro Siza. Nós viajamos o edifício engenhosamente construído e provar alguns dos vinhos requintados.

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Comentários Recentes

Jim Ellsworth 19 horas atrás
Estivemos em Portugal com um grupo e na nossa própria dentro dos últimos oito anos. Todos os membros do nosso grupo amei o nosso itinerário e nós apreciamos ...
Daniel Barnett 19 horas atrás
Boa comida, bom vinho, bons amigos e boa escrita. Bem feito!
Durham MD 19 horas atrás
Meu avô era de Portugal e é verdadeiramente uma das jóias escondidas do mundo. Quando fui pela primeira vez eu me apaixonei e fui ...


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Mas seria na hora do almoço no dia seguinte que Portugal iria finalmente oferecer uma verdadeira experiência de jantar de classe mundial e beber, um vale a pena voar sete horas em e, em seguida, dirigir mais um monte. Ele teria lugar na Herdade dos Grous, uma vinha gigante e imóveis em um vilarejo ao sul de Beja, uma cidade que ostenta um hotel cujos serviços não tínhamos tempo para provar e um restaurante cujos serviços fizemos.


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Na sala de pé-direito alto de jantar, com vista para as vinhas verdes acolchoado e um lago artificial, pedimos menu de degustação do chef acompanhados por vinhos emparelhados. A refeição começou com uma versão de luxo de Entradas típicas, o sabor de cada pequena carne, queijo e vegetais prato tão particularizada como os painéis de uma janela de vidro colorido. A sopa mais leve do que o ar de acção foi seguido por um medalhão de vitela definido em duas swoosh da Nike de molho de mostarda, servido com batatas levianos, um no topo de broto de rabanete e grão de bico torrado.

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Monsaraz. Crédito James Rajotte para o The New York Times

Os vinhos combinam de Herdade dos Grous, em que mais de um momento, iniciou-se com um ambiente limpo, delicado paladar de limpeza branco e acompanhado a refeição em um arco de aumentar a profundidade e complexidade, que terminou com a queda do prato de um 2011 Grous Reserva vermelho. O efeito líquido disso foi um dos grandes transportes culinárias da minha vida.

Depois, eu tive a sorte de falar com Luís Duarte, o homem responsável pelos vinhos extraordinários eu tinha acabado de bêbado. Sr. Duarte, que consulta amplamente em toda a indústria do vinho Português, é o único dos vignerons de Portugal ter sido nomeado o enólogo do ano duas vezes e é, provavelmente, a voz mais reconhecida do vinho Português, tanto em casa como no exterior. Aos 48 anos, ele fala Inglês com forte sotaque a uma velocidade vertiginosa e possui um rosto que, em conjunto com seus cabelos grisalhos, dá a ele uma vaga semelhança com o antigo "Mission: Impossible" actor Peter Graves.

"Eu pertenço à primeira classe que estudou vinificação na escola, profissionalmente", disse ele. "Meu inovação particular era que em vez de trabalhar no Douro" - região vinícola tradicional de Portugal, mais ao norte - "Eu decidi ir para o sul para o Alentejo anónimo. Foi a minha boa sorte para entrar no piso térreo do crescimento mundial de vinho e passeio que onda ".

Quando perguntado a diferença entre o vinho Português e de outras nações, o Sr. Duarte não hesitou. "Os vinhos do Chile e Argentina são muito doce", disse ele. "Você acha que a Espanha, você acha que a uva tempranillo. Bem, nós não usamos as mesmas uvas todo mundo faz. Temos 315 diferentes variedades de uvas, muitas delas únicas para nós. Também tenho tido muitas uvas francesas e adoptou-los para nosso próprio uso ".

Com um aceno de mão, ele indicou os óculos na nossa mesa, ainda cheios com os restos de suas elegantes, deliciosos vintages, incluindo vários (de sua própria gravadora) que tenham desembarcado regularmente em revista a Wine Enthusiast Top 100, e disse: "Você quer um aveludado e vinho bem equilibrado a um bom preço? Pense Portugal. "

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Após o almoço, elevado, pelas anteriores duas horas de comer e beber, nós passeamos um pouco nas vinhas vizinhas. Era fim de tarde, o sol baixo no céu, e nas sombras de alongamento, os trabalhadores ainda estavam no trabalho industrioso aparando as vinhas. O ar estava cheio de aromas nostálgicas de terra e grama cortada, e como nós caminhamos, eu encontrei-me lembrar a minha própria near-exílio na Itália, um lugar onde eu tinha passado um total de oito anos. Diferente do Alentejo, a Itália é muito tempo acostumado a ser um santuário de turismo do tipo, e seus tesouros turísticos, tão extraordinário como eles são, muitas vezes têm um tipo de sentimento recozido a eles, como de ter sido visitado tantas vezes que eles foram levemente amarelados pela experiência.

Mas Portugal, e particularmente o Alentejo, dão uma impressão totalmente diferente: a de um lugar - cidades showcase montanha apart - ainda acordar com a sua própria importância mundana, e, como resultado, ainda viva e brilhantemente fresco.

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4 COMENTÁRIOS 

Tivemos, por sua vez, estava andando em um grande círculo e foram quase voltou para o prédio principal, quando vimos um cão, um golden retroverter, andar para saudar-nos. O animal foi imediatamente abordado por um gato de curral. Em vez de lutar, os dois tocaram os narizes. "Por aqui," disse Martin com um sorriso irónico, "todo mundo está tão feliz que até interceptes inimigos beijar e fazer as pazes." Nós rimos e voltou para o carro. Fazia cinco dias em que a suspensão peculiar da vida real conhecida como a viagem por estrada, e que era hora de ir para casa.

Várias horas depois, de volta ao aeroporto de Lisboa, abracei meu velho amigo adeus. Fiquei aliviado por ter encontrado ele em paz em seu país de adopção. Há uma melancolia essencial no exílio, a tristeza das ligações cortadas a família, hábito e que o poeta Paul Celan chamado de "fatal uma única vez" da língua materna que podem pesar sobre aqueles que já fez a jogada.

No caso de Martin, estes deficits foram compensados por um bom casamento, sua devoção inabalável à sua arte e um país cujos caminhos antigo permitiu-lhe o tipo de concentração que a aceleração New York teria quase certamente negou-lhe. No processo, coincidentemente, esse país tinha me oferecido duas coisas: uma visão tranquilizadora para a capacidade de adaptação da natureza humana ao longo do tempo, e um tour pela montanhosa, mágico Alentejo, e com ele, alguns dos muito melhor comer e beber do meu vida.
_________________________

Quarta novela de Eli Gottlieb, "Melhor Boy", será publicado em agosto de 2015.

SE VOCÊ VAI

O QUE FAZER

Viagens de vinho do Alentejo pode ser realizado por almas resistentes com um carro alugado e um mapa. Para os interessados em turnê organizada, Rotas do Vinho do Alentejo pode adaptar um a seu gosto e orçamento. Praça Joaquim António de Aguiar, 20, Évora; 35-1-266-746-498; vinhosdoalentejo.pt.

ONDE FICAR

Em Évora, capital do Alentejo, as ofertas de hotéis são abundantes. Uma proposição particularmente bom-valor é a B e B hotel, que oferece quartos imaculados pequenas modernas e estacionamento, a cinco minutos a pé da praça principal. Rua do Raimundo, 99, Évora; 35-1-266-240-340.

Se você estiver viajando nas cidades de montanha alentejanos, a Boutique Guesthouse Casa Pinto em Monsaraz oferece quartos encantadores e decorados individualmente e um pequeno-almoço saudável. Praça De Nuno albares Pereira, 10, Monsaraz; 35-1-266-557-076; casapinto.es.

ONDE COMER

Em Évora, Café Alentejo oferece pratos regionais excelente a preços razoáveis. A não perder: a sua selecção de requintados vinhos tintos locais. Entradas a partir de cerca de 7 euros (cerca de $ 8,15 a R $ 1,16 para o euro). Rua do Raimundo, 5, Évora; 35-1-266-706-296.

O restaurante Herdade dos Grous, ao longo da rota do vinho no coração do Alentejo, oferece uma cozinha de alto vôo contemporânea Português, vistas amplas sobre vinhedos ea possibilidade de um passeio de vinho antes ou depois da refeição. Hospedagem também está disponível no hotel próximo. Albernôa 7800-601, Beja; 35-1-284-96-00-00; herdade-dos-grous.com/en.

By ELI GOTTLIEBJAN. 16, 2015
The New York Times "Travel"

Ler o artigo em inglês chique aqui.
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