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Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat

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Mensagem por Admin Qui Fev 26, 2015 5:18 pm

Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat European%20Commission

Este artigo apresenta os últimos dados estatísticos sobre a movimentação de carga e de passageiros em portos da União Europeia (UE), Islândia, Noruega, Montenegro e Turquia. Abrange também os fluxos de transporte marítimo com os principais parceiros áreas geográficas, bem como os resultados individuais para os principais portos europeus. Este artigo contém dados para 2013. A próxima atualização (com números de 2014) está agendado provisoriamente para fevereiro de 2016. Por favor, note que os números de 2012 e 2013 para a França são estimativas provisórias que são susceptíveis de ser revistos.


Principais resultados estatísticos
Volumes estáveis ​​de mercadorias por via marítima e passageiros nos portos da UE

Os volumes de mercadorias e de passageiros que transitam pelos portos da UE permaneceu mais ou menos estável 2012-2013, com uma diminuição de 0,6% no peso bruto total de bens e um aumento de 0,5% no número de passageiros por via marítima.

O peso bruto total de mercadorias movimentadas nos portos da UE é estimado em 3,7 bilhões de toneladas em 2013. Apesar da ligeira diminuição na tonelagem transoceânico em comparação com 2012, há sinais de uma recuperação renovado em atividade frete porto da UE emergentes no terceiro e quarto trimestres de 2013 (Figura 1). Mesmo assim, o peso bruto de mercadorias movimentadas nos portos da UE-28, em 2013 foi ainda menor do que os volumes movimentados antes da crise econômica na Europa em 2009.

Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat 799px-Gross_weight_of_seaborne_goods_handled_in_all_ports_in_million_tonnes_1997-2013
Figura 1: Peso bruto das mercadorias por via marítima tratada em todos os portos, 1997-2013 (em milhões de toneladas) Fonte: Eurostat (mar_mg_aa_cwh) e (mar_go_qm)

A Holanda continuou a ser o maior país transporte marítimo de mercadorias na Europa em 2013, enquanto a Roterdão, Antuérpia e Hamburgo mantiveram suas posições como os três maiores portos. Os 20 maiores portos foram responsáveis ​​por cerca de 38% da tonelagem total de mercadorias movimentadas nos países que forneceram dados em 2013. Rotterdam sozinho respondeu por mais de 9% da tonelagem total (Tabela 3).

O número de passageiros que passam por portos da UE é estimado em perto de 400 milhões em 2013. Itália e Grécia continuaram a ser os países de transporte de passageiros por via marítima líderes na Europa em 2013, com uma quota de mercado de 36% do número total de passageiros embarcados e desembarcados por via marítima nos países que forneceram dados (Tabela 6).

A Holanda é o maior país transporte marítimo de mercadorias da UE

A Holanda tem registrado o maior tonelagem de transporte marítimo de mercadorias na Europa desde 2010 (Tabela 1).

Em 548 milhões de toneladas, o volume de mercadorias por via marítima tratados em portos holandeses em 2013 representaram 14,8% do total da UE-28. A Holanda foi seguido pelo Reino Unido e Itália, com participações de 13,5% e 12,3% do total da UE, respectivamente. Atrás destes três, Espanha manteve-se o quarto maior e França, o quinto maiores países do transporte de mercadorias marítima da UE. Portos do país candidato Turquia manipulados 379 milhões de toneladas de mercadorias em 2013, colocando-o entre Espanha e França em termos de volume total de mercadorias por via marítima manuseadas nos países declarantes.

Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat 800px-Gross_weight_of_seaborne_goods_handled_in_all_ports_1997-2013_in_million_tonnesb
Tabela 1: Peso bruto das mercadorias por via marítima tratada em todos os portos, 1997-2013 (em milhões de toneladas) Fonte: Eurostat (mar_mg_aa_cwhd)

Em comparação com 2012, os maiores aumentos relativos na atividade portuária foram gravadas por Portugal (15,3%), Chipre (15,0% a partir de uma base baixa), Bulgária (10,9%) e na Roménia (10,3%), enquanto a maior relação diminuições foram registadas na Letónia (-7,7%) e na Suécia (-6,6%). Movimentos para dentro de mercadorias para a UE-28 países diminuiu 1,2% em 2013, mas ainda foi responsável por mais de 60% da tonelagem total de mercadorias movimentadas nos portos da UE. Granéis líquidos, tais como petróleo bruto e derivados de petróleo, representa uma parte substancial da arqueação bruta para dentro.

Na maioria dos países da UE, mais mercadorias por via marítima são descarregados do que carregado nos portos. Malta e Países Baixos apresentaram as maiores ações da tonelagem total desembarcado em 2013, ambos os países gravação de mais de 70% da tonelagem total de mercadorias por via marítima como movimentos para dentro para seus portos. Em contraste, a Roménia e da Bulgária (produtos agrícolas), os três países bálticos (derivados de petróleo) e do país EEE Noruega (minérios, outros granéis sólidos, petróleo bruto e derivados de petróleo) teve grande participação de movimentos externos de bens.

Graneis líquidos representaram quase 40% da tonelagem total

Graneis líquidos foram responsáveis ​​por 38% da tonelagem total de carga movimentada nos principais portos da UE em 2013, seguido por bens de graneis sólidos, mercadorias em contentor e unidades móveis Ro-Ro (Tabela 2). A maior tonelagem de mercadorias de graneis líquidos foram tratadas nos Países Baixos (262 milhões de toneladas), seguida pelo Reino Unido (197 milhões de toneladas) e Itália (193 milhões de toneladas). Estónia registou a maior quota de bens de graneis líquidos como uma porcentagem da tonelagem total movimentado nos principais portos (65%), refletindo grandes volumes de produtos petrolíferos movido para fora, para os Estados Unidos. Com 139 milhões de toneladas, portos holandeses também lidou com a maior tonelagem de mercadorias secas a granel na UE em 2013. Mesmo assim, a tonelagem de graneis sólidos tratados na Holanda foi menor do que os 154 milhões de toneladas registradas pelo país candidato Turquia.

Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat 586px-Gross_weight_of_seaborne_goods_handled_inward_and_outward_in_main_ports1_in_2013_by_type_of_cargo2b
Tabela 2: Peso bruto das mercadorias por via marítima manipuladas (interna e externa) nos portos principais em 2013 por tipo de carga (em% do total de mercadorias movimentadas) Fonte: Eurostat (mar_mg_am_cwhc)

Contentores  eram o tipo dominante de carga movimentada pela Alemanha (44%) e na Bélgica (40%) em 2013. O maior tonelagem de mercadorias em contentor foi tratado nos portos alemães e espanhóis (130 milhões de toneladas e 126 milhões de toneladas, respectivamente). A percentagem de unidades ro-ro na tonelagem total de mercadorias era a mais elevada para a Dinamarca (27%), Suécia (27%) e Irlanda (26%). No entanto, em termos de tonelagem, o Reino Unido (95 milhões de toneladas) e Itália (84 milhões de toneladas) registou o maior
quantidades de mercadorias transportadas em unidades móveis Ro-Ro, em 2013.

Roterdão, Antuérpia e Hamburgo permaneceu principais portos

Roterdão, Antuérpia e Hamburgo, todos localizados na costa do Mar do Norte, consolidaram suas posições como três portas principais da Europa para o peso bruto das mercadorias movimentadas em 2013 (Tabela 3). Eles também mantiveram suas posições em termos de volume de contêineres movimentados (Tabela 4).

Porto de Pireu, em 10º lugar dos portos de contentores da Europa com base nos últimos dados do Eurostat 800px-Top_20_container_ports_in_2013_-_on_the_basis_of_volume_of_containers_handled_in_1000_TEUs1
Tabela 4: Top-20 portos de contentores em 2013 - com base no volume de contentores movimentados em (1 000 TEUs (1)) Fonte: Eurostat (mar_mg_am_pvh)

Em 2013, os 20 maiores portos foram responsáveis ​​por 38% da tonelagem total de mercadorias movimentadas nos países que forneceram dados, um ligeiro aumento em 2012. O porto holandês de Roterdão sozinho respondeu por mais de 9% da tonelagem total. Em comparação com 2012, a tonelagem total de mercadorias movimentadas no maior porto da Europa aumentou ligeiramente em 2013 (0,3%). No entanto, dentro da tonelagem total passando por Roterdão em 2013, um aumento substancial foi registado nos volumes de graneis sólidos (17%), enquanto a tonelagem verificada de outros tipos de carga caiu.

Entre os outros top 20 portas de carga, tanto Antwerpen na Bélgica e em Hamburgo, na Alemanha relataram aumentos no volume total de mercadorias movimentadas em 2013 (4,5% e 6,2%, respectivamente). O crescimento substancial registada para Amsterdã, na Holanda, no entanto, é causado pela inclusão de dados para o porto vizinho de Velsen a partir de 2013. Piraeus, na Grécia (14,2%), Ambarli na Turquia (9,9%), Trieste em Itália ( 9,1%) e Le Havre, na França (8,7%), todos apresentaram crescimento substancial na atividade portuária em 2013. Em contraste, os portos de Botas e Aliaga, na Turquia (-8,4% e -7,2%), Marselha, na França (- 6,8%) e Bremerhaven, na Alemanha (-6,4%) relataram diminuição significativa na atividade portuária, causada principalmente por tonelagem reduzida de produtos a granel líquido nos três primeiros portos e pela redução da tonelagem de mercadorias em contentor em Bremerhaven.

Com cerca de 11 milhões de unidades equivalente a vinte pés (TEUs) tratados em 2013, Rotterdam também é o maior porto de contêineres da Europa (Tabela 4). Hamburg consolidou a sua posição como o segundo maior porto de contentores na Europa no que respeita ao número de contentores por lidar com mais de 9 milhões de TEUs em 2013, seguido de Antwerpen com mais de 8 milhões de TEUs. Piraeus, na Grécia continuou a registar um aumento significativo no volume de contêineres movimentados em 2013, com um aumento de 13,7% em relação a 2012. Os portos de Gdansk, na Polónia (27,4%), em Londres, no Reino Unido (37,5%) e Sines em Portugal (68,3%) também registou um aumento substancial no número se TEUs manipulados no mesmo período.

O mais especializado dos 20 maiores portos de carga são Milford Haven, no Reino Unido, Bergen, na Noruega e Botas na Turquia (todos manipulação principalmente graneis líquidos), bem como Bremerhaven, na Alemanha e Piraeus, na Grécia (manipulação principalmente contentores). Enquanto a atividade interna é predominante na maioria dos portos top 20, os portos de Bergen e Botas tanto lidar com movimentos de ida substanciais de petróleo bruto. Além disso, Bremerhaven e o porto espanhol de Valencia gravou mais para fora do que fressura movimentos de mercadorias em contentor.

Nove dos 20 maiores portos em 2013 estão localizados no Mediterrâneo e oito estão localizados na costa do Mar do Norte (Mapa 1). Duas das portas top 20 estão localizados na costa do Atlântico, enquanto apenas um fica na costa do Mar Negro. A composição da infra-estrutura portuária, por vezes, vai determinar se um país é representado na lista top 20 dos portos de carga ou não. A Dinamarca, por exemplo, é dotado de um grande número de portas de tamanho médio, mas nenhum deles está acima do limite de 39 milhões de toneladas obrigados a fazer a lista de top 20.


A maioria dos transportes da UE frete marítimo é com parceiros extra-UE

Ao contrário de estatísticas apresentadas no início deste artigo, os valores da Tabela 5 não apresentam a movimentação total de mercadorias nos portos (movimentos para dentro, mais exteriores movimentos), mas estimar o transporte marítimo de mercadorias entre os principais portos e os seus portos parceiros. Na medida do possível, a dupla contagem dos mesmos bens, sendo relatado como transporte para fora em uma porta para dentro e transporte em outra porta, é excluída, estes números (ver fontes de dados e disponibilidade).

No total, o transporte marítimo da UE aumentou 0,4% entre 2012 e 2013. 63% desse UE-28 de transporte marítimo de mercadorias foi realizada de ou para portos fora da UE, tornando o transporte marítimo, o modo de longe, o mais importante para o transporte de longa distância de mercadorias de ou para a UE, em termos de tonelagem. Por favor, note que o aumento de um ponto percentual na comunicação de desconhecido porto de carga ou descarga pode ter influenciado um pouco ambas as figuras de transporte calculado e as quotas de transporte marítimo de mercadorias destinados ao comércio intra-UE, extra-UE e do transporte marítimo nacional para 2013.

Em países com uma geografia caracterizada por linhas costeiras longos ou um grande número de ilhas, como a Grécia, Itália, Dinamarca e Noruega, a quota do transporte marítimo nacional é, naturalmente, bastante elevada (de 17% para 30%). Países como a Estónia, Irlanda, Letónia, Malta, Finlândia e Suécia, por outro lado, têm as percentagens mais elevadas de transporte intra-UE internacional (mais de 60%), porque os seus principais parceiros de transporte marítimo de mercadorias encontram-se dentro da UE. Outros países, como a Bulgária, a Espanha, os Países Baixos, Roménia e Eslovénia, têm elevadas quotas de transporte extra-UE (acima de 70%), com base em sua posição geográfica ou a natureza "mar profundo" das actividades de transporte predominante em seus principais portos .

Mapa 2 ilustra as oito maiores fluxos de transporte marítimo entre a UE e as principais áreas de parceiros internacionais. Como mostrado no mapa, os oito melhores fluxos de transporte de e para a UE em 2013 foram os fluxos de bens para dentro da região do Mar Báltico, a Rússia, o Brasil, a Costa Leste dos EUA, a Noruega, a região do Mar Negro da Rússia, China, Turquia e Egito. Em comparação, o nono maior fluxo de transporte transoceânico em 2013 foi o fluxo de saída de mercadorias da UE para a Costa Leste dos EUA (não ilustrada no mapa).

Recuperação ligeira em número de passageiros por via marítima

O número total de passageiros embarcados e desembarcados nos portos da UE-28 é estimado em 400 milhões de euros em 2013, um aumento de 0,5% em comparação com 2012, o que pode sinalizar o fim da tendência de queda observada no número de passageiros por via marítima nos últimos anos (Tabela 6).

Ao contrário de movimentos de mercadorias (onde amplamente 60% das mercadorias são descarregadas e 40% carregadas nos portos europeus), a diferença entre o número de passageiros embarcados ("movimentos externos") e desembarque ("movimentos para dentro") nos portos europeus é normalmente pequena . Isso reflete o fato de que o transporte de passageiros por via marítima na Europa é realizada principalmente por serviços nacionais ou intra-UE de ferry, com os mesmos passageiros podem ser contados duas vezes nas estatísticas (uma vez quando eles embarcam a balsa em uma porta e uma vez quando desembarcar em outro) .

Itália manteve a sua posição como o principal país de transporte de passageiros por via marítima na Europa, com mais de 73 milhões de passageiros embarcados e desembarcados em 2013, seguido pela Grécia, com pouco menos de 73 milhões de passageiros embarcados e desembarcados. Enquanto a Itália registou um decréscimo de 4,6% no número de passageiros que passam pelos seus portos em 2013, o número de passageiros por via marítima passando por portos gregos foi quase o mesmo em 2012 e 2013.

Os 20 principais portos de passageiros representou cerca de 38% do número total de passageiros embarcados e desembarcados nos países que forneceram dados em 2013 (Tabela 7), quase o mesmo que em 2012. O porto de Dover, no Reino Unido consolidou a sua posição como a maior porto de passageiros na UE, com um aumento de 7,1% no número de passageiros por via marítima a partir de 2012 a 2013. O porto de Calais, na França e os portos de Palma de Mallorca e Santa Cruz de Tenerife na Espanha registaram os maiores aumentos relativos no número de passageiros em 2013, enquanto os portos italianos de Messina e Reggio di Calabria registaram as maiores quedas.

Os passageiros de cruzeiros representaram apenas 3,4% do número total de passageiros por via marítima embarcados e desembarcados nos portos da UE em 2013. No entanto, esses passageiros têm um papel importante no número relativamente pequeno de portos e países este tráfego está concentrada em. Mais de 80% dos o número total de passageiros de cruzeiros embarcados e desembarcados nos portos europeus, em 2013, o fizeram nos quatro países Itália, Espanha, Reino Unido e Alemanha (Tabela 6).

Os números da Tabela 6 e 7 mostram que algumas portas apresentaram redução bastante substancial no número de passageiros por via marítima ao longo do tempo. Estas mudanças são normalmente causadas por aberturas de nova ponte ou túnel ligações e posterior encerramento de ligações de ferry. O rápido crescimento em voos de baixo custo nos últimos anos pode ser outra causa por trás do declínio observado no número de passageiros por via marítima ao longo do tempo.

A maior parte do transporte de passageiros por via marítima da UE é dentro das fronteiras nacionais

Tabela 8 apresenta a distribuição do transporte de passageiros por via marítima entre nacionais, internacionais intra-UE e transporte extra-UE internacional para cada país inquirido (excluindo passageiros de cruzeiros). Ao contrário das estatísticas apresentadas nas Tabelas 6 e 7, esses números não refletem a soma de embarque e desembarque de passageiros nos portos, mas estimar o transporte de passageiros entre os portos. Na medida do possível, a dupla contagem dos mesmos passageiros sendo relatado como embarcar em uma porta e desembarque em outra porta, é excluída, estes números (ver fontes de dados e disponibilidade).

Transporte de passageiros por via marítima com as principais UE-28 portos cresceu 2,6% 2012-2013, com uma estimativa de 210 milhões de passageiros. Por favor, note que o aumento de três pontos percentuais na comunicação de desconhecido porto de embarque ou desembarque podem ter um pouco influenciado tanto as figuras de transporte calculado e as quotas de transporte marítimo de passageiros alocados para intra-UE, extra-UE e do transporte marítimo nacional para 2013.

Treze dos países que forneceram dados registados aumentos no transporte de passageiros por via marítima a partir de 2012 a 2013. Os maiores aumentos relativos foram relatados pela França (12,6%), Espanha (10,4%) e da Turquia, país candidato (9,2%). Em contrapartida, o número de passageiros transportados por via marítima de ou para os principais portos dos dois países passageiros dos transportes marítimos de ponta, Itália e Grécia, caiu 4,1% e 1,1%, respectivamente.

Cerca de 58% do transporte de passageiros por via marítima na UE é realizada entre portos situados no mesmo país. Em geral, os países com ligações de ferry ocupados e ilhas bem-povoadas tendem a ter tanto um grande volume de transporte marítimo de passageiros e uma elevada percentagem de transporte nacional marítimo de passageiros. Isto aplica-se aos dois países líderes marítimas de transporte de passageiros, Itália e Grécia, bem como países como Portugal e Croácia.

Os países com ligações de ferry regulares para outros países da UE, como a Bélgica, Estónia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Finlândia, Suécia e Reino Unido, naturalmente, têm elevadas quotas de transporte internacional intra-UE. Como nos anos anteriores, Espanha e Dinamarca registou as percentagens mais elevadas de transporte de passageiros extra-UE em 2013. Isto é principalmente devido à posição geográfica dos países, com a Espanha ter ligações com Marrocos e na Dinamarca com a Noruega.

Navios maiores chamando nos principais portos da UE

O número de chamadas de navios nos principais portos da UE-28 (excluindo os portos franceses) foi um pouco abaixo de 2,1 milhões em 2013, um decréscimo de 3,7% em comparação com 2012 (Tabela 9). Com a tonelagem bruta correspondente navio (GT) com queda de 1,6%, a tendência para um tamanho médio ligeiramente maior de navios que fazem escala nos portos da UE continuou. O tamanho médio dos navios que fazem escala nos portos da UE foi apenas acima de 7 000 GT em 2013, o maior tamanho médio dos navios registados nas 

Relatório completo (com tabelas).

Fonte: Comissão Europeia
Por Port News 
26/02/2015
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